Na terça-feira, dia 6 de abril, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva, visitou o jornal Semanário da Zona Norte. Ele foi recebido pelo diretor João Carlos Dias e abordou vários assuntos, entre eles, a importância do Corpo de Bombeiros, a parceria da entidade com os demais órgãos de emergência do Estado e os principais desafios da entidade para o ano de 2021.
Confira na íntegra a entrevista com o coronel PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva
JSZN: Como foi sua trajetória dentro do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo?
Cel. PM Silva: Fui declarado aspirante oficial em 21 de abril de 1991, depois fiz o curso de Bombeiros para Oficial e fui classificado no 11º Grupamento de Bombeiros na região do Vale do Paraíba, onde fiz toda minha carreira de tenente a tenente-coronel. Foram 26 anos numa única Unidade do Corpo de Bombeiros. Em 22 de julho de 2017 fui promovido a coronel, vindo para São Paulo para comandar o Corpo de Bombeiros do Interior, depois subcomandante do Corpo de Bombeiros e em 5 de fevereiro de 2021 fui nomeado pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória, a comandante do Corpo de Bombeiros.
JSZN: Qual ocorrência foi mais relevante ao longo de sua carreira?
Cel. PM Silva: Ao longo da carreira confesso que tive vários desafios em ocorrências de grande relevância como : acidente envolvendo ônibus na Rodovia Presidente Dutra com 49 óbitos, descarrilamento do bondinho na Serra de Campos de Jordão, incêndio em tanque de milhões de litros de gasolina da Refinaria Henrique Laje em São José dos Campos, incêndio no Parque de Tanques na Alemoa, em Cubatão, que durou 9 dias, deslizamento de terra no Guarujá que ceifaram 44 vidas, entre elas 2 bombeiros; e atualmente há mais de 1 ano no enfrentamento da Covid 19, onde já perdemos 5 bombeiros.
JSZN: Qual o papel do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e sua importância para a sociedade?
Cel. PM Silva: O Corpo de Bombeiros tem seu papel de proteger a vida, o meio ambiente o patrimônio nas ações de prevenção, combate a incêndios e resgate através da pronta resposta às emergências. Tem uma importância fundamental de coordenar o Sistema Estadual de Atendimento às Emergências.
JSZN: O Corpo de Bombeiros completou no dia 10 de março 141 anos de fundação. Quais os principais avanços apresentados pela corporação ao longo desses anos?
Cel. PM Silva: São 141 anos de grandes avanços, tanto na área de tecnologia, quanto na aquisição de equipamentos de proteção individual aos nossos bombeiros, quanto na aquisição de viaturas e equipamentos de ponta que foram adquiridos e renovados ao longo dos anos, sempre acompanhando toda evolução de uma sociedade moderna.
JSZN: Como o sr. analisa a Lei Federal (13.425/2017) conhecida como Lei Kiss?
Cel. PM Silva: Primeiro dizer que foi uma tragédia muito triste, principalmente para as famílias, às quais rendemos todas as nossas condolências. Toda legislação que venha com objetivo de atuar na prevenção são bem vindas, o que não pode ocorrer é cada Estado interpretar a legislação de acordo com seu entendimento. Precisamos unificar procedimentos e ações sempre buscando a proteção da sociedade, tudo que vier com este, viés terá nosso apoio.
JSZN: Como o sr. vê a parceria do Corpo de Bombeiros com os demais órgãos de emergência do Estado?
Cel. PM Silva: Há uma legislação estadual aqui em São Paulo que nos coloca como Coordenador do Sistema Estadual de atendimento às emergências, o significa dizer que atuamos em conjunto com vários órgãos e multiagências nas mais diversas situações de ocorrências, quer seja, incêndio, salvamento, resgate e onde cada órgão tem sua função nesse contexto.
JSZN: Como o sr. avalia a realidade das emergencias industriais do Estado?
Cel. PM Silva: Posso dizer que hoje estamos muito integrados com as grandes indústrias e em conjunto, atuamos nas grandes emergências, essas empresas possuem profissionais altamente qualificados para atender suas demandas, com equipamentos, viaturas e homens muito bem treinados.
JSZN: Como o Corpo de Bombeiros atua na prevenção das ações e campanhas de aproximação junto à população?
Cel. PM Silva: São ações muito importantes quando se fala em prevenção. Há um ditado que diz: “Quando a prevenção falha, o sinistro ocorre”. Campanhas educativas sempre auxiliaram na diminuição de ocorrências. Temos atuado muito na área de educação pública, onde temos bombeiros educadores que executam essa função junto à sociedade.
JSZN: De que forma a população pode ajudar o Corpo de Bombeiros?
Cel. PM Silva: De várias formas, desde não aplicar trote através do telefone 193, até conhecer e ter noção de primeiros socorros para dar um primeiro atendimento a alguém que necessite até a chegada do bombeiros, como conhecer equipamentos básicos, extintor para efetuar um primeiro atendimento, também num incêndio, até a chegada do Corpo de Bombeiros.
JSZN: Quais são os principais desafios da entidade para o ano de 2021?
Cel. PM Silva: O grande desafio desse ano, não só nosso mas do mundo, é vencermos a pandemia. Mesmo assim persistimos busca incessante da melhoria contínua de nossos processos em todas as nossas áreas de atuação, quer seja em viaturas, equipamentos e aperfeiçoamento de nossos homens e mulheres.
JSZN: O que o Corpo de Bombeiros está tendo de aprendizado neste ano de Covid?
Cel. PM Silva: Como todo o mundo, tivemos que nos adaptar a essa nova realidade para enfrentamento dessa pandemia. Desenvolver procedimentos operacionais padrão para atuação e atendimento de vítimas acometidas dessa pandemia, ou seja, tivemos que nos adaptar rapidamente.
JSZN: O que mudou no dia a dia da instituição? Há atendimento ao público?
Cel. PM Silva: Mudou novos protocolos de atendimentos, homens e mulheres do nosso Corpo de Bombeiros que a cada ocorrência de Covid, têm se paramentar com equipamentos de proteção individual de vários níveis para não se contaminar também. Tempos difíceis.
JSZN: Qual recomendação o sr. deixa para a população em relação ao coronavirus?
Cel. PM Silva: Que realmente sigam os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde, distanciamento social, uso de mascaras, fazer uso de álcool gel para se manter desinfetado, etc...
JSZN: Qual a importância das mídias regionais, em especial do jornal Semanário da Zona Norte?
Cel. PM Silva: Sou suspeito para falar, pois sou fã de carteirinha do nosso jornal Semanário. Tudo que vem para esclarecer de forma imparcial, que transmita à população conhecimento, principalmente aqui na Zona Norte, de tudo que está ocorrendo, é de uma contribuição fundamental para a sociedade, por isso nosso Semanário da Zona Norte está de parabéns.
Presenças
Algumas pessoas que estiveram presentes deram seus depoimentos em relação à iniciativa do Semanário da Zona Norte em apresentar novas lideranças à sociedade.
Para o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Clovis Santinon “é importante este tipo de homenagem promovida pelo jornal Semanário da Zona Norte. Parabéns ao general de exército Eduardo Antonio Fernandes que está assumindo chefia estratégica do Ministério da Defesa, uma importante posição junto ao Governo Federal e o comandante do Corpo de Bombeiros e também ao coronel PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva. A entidade estadual é um órgão pertencente à Polícia Militar do Estado de São Paulo e possui uma liberdade muito grande e tem praticamente um comando distinto, haja vista que há um orçamento próprio. O Corpo de Bombeiro tem uma imagem reconhecida pela população como um órgão do Poder Público mais bem quisto, pois, a entidade tem uma grande atuação em momentos difíceis e de calamidade, além de salvar pessoas. Isso tanto no resgate quanto nas situações de incêndio. Observamos que as situações de incêndio diminuíram bastante pela mudança na legislação. Atualmente, encontramos uma enorme atuação em ocorrências envolvendo resgate e acidentes. A minha mensagem para ambas as autoridades é que continuem com suas organizações fortes, pois sempre terão a população ao lado delas.
Já para o comandante operacional da Região Norte da Guarda Civil Metropolitana, o inspetor superintendente Genildo Batista de Souza, “como sempre o jornal Semanário da Zona Norte sai na frente. Aqui é um grande complexo de amizade e amigos das instituições. Mais uma autoridade sai daqui de São Paulo rumo à Brasília, o general de exército Eduardo Antonio Fernandes e o comandante do Corpo de Bombeiros coronel PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva, que a gente já conhece. Isso engrandece , ficamos muito gratos pois é um gesto de reconhecimento das entidades que dificilmente são reconhecidas. Há muitas criticas mas pouco reconhecimento. E o Corpo de Bombeiros possui uma enorme credibilidade junto á comunidade. Eles são verdadeiros heróis. Minha mensagem para o general Fernandes e para o coronel PM Silva é de que continuem essa caminhada. Desejo a eles boa sorte”.
De acordo com o jornalista Percival de Souza, “esta homenagem é extremamente saudável que reúne o general de exército Eduardo Antonio Fernandes e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva. A representação da força terrestre em São Paulo é muito importante. É um momento muito feliz aliado à homenagem a ambas autoridades. O Corpo de Bombeiros é uma entidade estimada por toda a população e o Semanário da Zona Norte se destaca novamente fazendo essa integração com a sociedade e as forças de segurança. Parabenizo o general Fernandes pela sua brilhante passagem no Comando Militar do Sudeste, uma unidade militar estratégica e que possui entre as unidades sob seu comando a poderosa 2ª Região Militar. E agora, ele merecidamente troca a planície pelo Planalto. Ele vai para o Ministério da Defesa que é o Ministério que coordena as nossas Forças Armadas como Exército, Marinha e Aeronáutica. Isso é muito prestigio para os militares e para as pessoas que acostumaram a se relacionar com o general. Desejamos muitas felicidades nessa nova etapa da vida que certamente será muito profícua para o Exército brasileiro. Já ao Corpo de Bombeiros, sem palavras. Sinto um carinho especial pela entidade, até porque tenho o titulo de Bombeiro Honorário, vivemos falando dos bombeiros na Record TV onde trabalho, com suas ações humanitárias, de resgate, salvamento e enfretamento ao fogo. A nossa gratidão que se manifesta quase que diariamente na Record TV”.
Já para o inspetor superintende Luis Antonio de Camargo Pereira, representante do comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, inspetor superintendente Agapito Marques “é muito válida essa homenagem devido à integração com as forças policiais. Esta integração nos ajuda e nos dá força. É muito importante estarmos todos juntos aqui”.
Curriculum comandante do Corpo de Bombeiros
de São Paulo, cel. PM Luiz Alberto Rodrigues da Silva
Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nascido em Lorena, interior de São Paulo, no dia 8 de fevereiro de 1965, é filho do Senhor Francisco José da Silva e da Senhora Marilza Rodrigues da Silva, casado com a Senhora Ilmara Elias Pires de Oliveira e pai de Matheus Gerevini Rodrigues da Silva. É o atual comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo ingressado na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 3 de fevereiro de 1986.
Carreira profissional
- Curso de Formação de Oficiais – de 1987 a 1991
- Aspirante a Oficial – promovido por merecimento -15/12/1991.
- 2º Tenente PM -Por merecimento – 25/08/1994.
- 1º Tenente PM – Por merecimento – 15/12/1996.
- Cap PM – Por merecimento – 15/12/2004.
- Maj PM -Por merecimento – 24/05/2011.
- Ten Cel PM – Por merecimento – 25/08/2015.
- Cel PM – Por merecimento – 22/07/2017.
Formação
- Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
- Mestrado em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública
- Curso de Bombeiro para Oficiais
- Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
- Graduação em Engenharia Civil
- Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Unidades por onde serviu
- 11º GB -Comandante do Posto de Bombeiros de Guaratinguetá – 1992
- 11º GB – Seção de Atividades Técnicas – 1993 a 1994
- 11º GB – Comandante do Posto de Bombeiros de Jacareí – 1995 a 1998
- 11º GB – Comandante do Posto de Bombeiros de São José dos Campos – 1998 a 2004
- 11º GB – Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de São José dos Campos – 2004 a 2012
- 11º GB – Subcomandante – 2012 a 2015
- 11º GB – Comandante – 2015 a 2017
- CBI – Comandante – 2017 a 2019
- CCB – Subcomandante – 2019 a 2021
- CCB – Atual Comandante – 2021 até a presente data.
Cursos
- Curso de Bombeiros para Oficiais
- Curso de Resgate e Emergências Médicas
- Curso de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos
Medalhas e honras
- Medalha Centenário do Corpo de Bombeiros
- Medalha Centenário do 1º Grupamento de Bombeiros
- Medalha Centenário do 2º Grupamento de Bombeiros
- Medalha Centenário do 3º Grupamento de Bombeiros
- Medalha Centenário do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior
- Medalha centenário do 6º Grupamento de Bombeiros
- Medalha Centenário do 7º Grupamento de Bombeiros
- Medalha “Tobias de Aguiar”
- Medalha Audazes Bombeiros
- Medalha “Heróis de 32” MMDC
- Medalha “Heróis do Fogo” da Fundabom-Fundação do Corpo de Bombeiros de São Paulo
- Medalha Valor Militar – Grau Ouro
- Medalha Mérito e Dedicação – D.A. XV (APMBB)
- Medalha Mérito de Logística da PMESP
- Medalha Luz da Prata
- Medalha de Justiça e Disciplina
- Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau
- Colar Tenente Coronel Álvaro Martins
Curriculum do subcomandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo cel. PM Valdir Pavão
Valdir Pavão é Coronel do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo com 30 anos de experiência na área operacional.
Participou das mais importantes operações de combate a incêndio, busca, salvamento e resgate das três últimas décadas na região metropolitana de São Paulo, entre elas: queda da aeronave da TAM 1996, queda da aeronave da TAM 2007, ocorrencia de desmoronamento da estação Pinheiros do Metro, incêndio do terminal de Alemoa, entre outras.
Possui cursos de especilalização no Brasil e no exterior, destacando-se entre eles:
- Mestrado Profissional e Doutorado em Segurança Pública – Centro de Altos Estudos em Segurança, São Paulo, Brasil
- Instrutor de Mergulho– São Paulo, Brasil
- Instrutor de Salvamento em Alturas – São Paulo, Brasil
- Especialista em Resgate em Catástrofes – Bomberos Unidos Sin fronteras, Espanha
- Especialização em Resolução de Conflitos – ChulalongkornUniversity, Bangkok
Atualmente, exerce o cargo de Subcomandante do Corpo de Bombeiros da Militar do de Paulo.