SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sabado, 20 de Abril de 2024
Jaçanã completa 148 anos com pouca representatividade política

Colunistas

Jaçanã completa 148 anos com pouca representatividade política

Imortalizado pelos versos da canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Imortalizado pelos versos da canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, o bairro do Jaçanã está completando hoje, dia 14, 148 anos.  Mas o que realmente devemos comemorar, já que a região é “esquecida” pelos nossos  governantes.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região possui aproximadamente 95 mil habitantes, que vivem em uma área total de 7,8 km².  A renda média é de R$ 1.776,56.  O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,816, considerado elevado, sendo o 65º entre os 96 distritos que compõem a cidade. 

O bairro que abrigou o primeiro estúdio de cinema de São Paulo, a Companhia Cinematográfica Maristela, hoje pouco pode se orgulhar de espaços culturais.

A região que em 1874, criou o Asilo de Medicina Municipal – hoje Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II, devido ao grande número de mendigos na cidade, hoje pouco pode ser orgulhar de políticas públicas voltadas para a saúde.

O trem, ao qual a música de Adoniran fazia referência, ligava o centro da cidade ao reservatório de água da Cantareira. A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro e chegava a Guarulhos, e hoje o bairro, pouco pode se orgulhar das melhorias de mobilidade urbana devido ao trânsito caótico nas principais vias da região. 

Este “esquecimento” do poder público, se dá pela falta de representantes, tanto na Câmara Municipal quanto na Assembleia Legislativa. 

Por isso, antes de votar, devemos ver quem realmente representa a nossa região, para que o bairro do Jaçanã não seja “esquecido” novamente.

A opinião é minha João Carlos Dias

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!