SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Novembro 2025

Notícias Colunistas

Irresponsabilidade avança

Colunista *José Renato Nalini

Irresponsabilidade avança
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Duzentos países firmaram o Acordo de Paris, em 2015, convictos de que o aquecimento global é causado pela excessiva emissão de combustíveis fósseis. A continuar assim, não é remota a possibilidade de eliminação de qualquer espécie de vida neste sofrido planeta.

Comprometeram-se eles a reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa. E teriam de oferecer sua contribuição nacionalmente determinada, conhecida pela sigla em inglês NDC, renovada a cada cinco anos. O prazo para explicitar a meta de redução venceu em 10 de fevereiro.

Neste 2025, só doze desses países apresentaram seus novos compromissos. O Brasil foi o segundo a fazê-lo, logo após os Emirados Árabes Unidos. Ausentes os maiores emissores, como China e União Europeia. A ONU, que perdeu muito do seu poder de convencimento, cuidou de prorrogar o prazo e aceitará os planos faltantes até setembro próximo.

É inacreditável que quase cento e noventa nações o façam, para que os dados constem do relatório a ser apresentado antes da COP30, a ser realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro próximo.

Para os desalentados cientistas que acompanham o desenvolvimento dos planos, a situação é de severíssima crise global das NDCs, também provocada pela nefasta alteração geopolítica que deriva das eleições norte-americanas.

Lastima-se que os compromissos assumidos sejam descaradamente descumpridos, em desfavor da salvação da humanidade, que caminha – mais rapidamente do que se desejaria – para o desastre total. Terão os seres sensíveis e de boa-fé condições de reverter esse quadro, mediante o saudável convencimento de todos aqueles que estão na fila da extinção coletiva e não se dão conta disso? Será eficiente o catecismo ecológico que alguns professam e cuidam de transmitir, em verdadeira evangelização ambiental?

Seria desejável, mas o retrocesso recente não estimula o entusiasmo dos que enxergam a gravidade da situação e se constrangem diante de tanta irresponsabilidade que avança pelo planeta Terra.

* Reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da Uninove e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. 

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR