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Imunidade, Qualidade de Vida e Saúde

Colunista Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka

Imunidade, Qualidade de Vida e Saúde
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Do latim Immunitas e originada do termo immunis (in+múnus) que significa “livre” ou “isenção”, literalmente quer dizer “não cargo”, porém atualmente é empregada com sentido de resistência inata ou adquirida de um organismo vivo.
A literatura acadêmica refere-se ao sistema imunológico como uma ampla rede de células, tecidos e órgãos espalhados pelo corpo humano, o qual é o principal responsável por defender e responder pelo organismo frente às agressões e ameaças provocadas por microrganismos invasores (vírus, bactérias, fungos, etc.) ou diante de infecções que comprometem a integridade do corpo humano, como os tumores. 
Nesse sentido, a adoção de um estilo de vida saudável pode aumentar a Imunidade e prevenir doenças, para tanto, sendo importante praticar exercícios físicos, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, ingerir água diariamente, tomar banho de sol, ter boas noites de sono, controlar o estresse e manter uma dieta equilibrada.
Nesse período de pandemia (isolamento social) muitas pessoas andam dizendo que estão comendo desregradamente e por isso estão ganhando peso. Nestas condições tem-se sedentarismo, dieta e peso inadequados, atuando simultaneamente contra o sistema imunológico, logo colocando em risco o equilíbrio do corpo. 
Este desconforto pode ser visto como uma valiosa oportunidade para praticar a arte da culinária, explorar a pirâmide alimentar, estimular bons hábitos de alimentação, e assim, descobrir receitas saborosas, substituir alimentos industrializados pelos naturais e frescos, e manter horários regulares entre as refeições, sendo estas atitudes e outras, responsáveis pelo controle natural da balança. Afinal dentro de casa é bem mais fácil fixar os horários. 
Sobre os alimentos é importante saber que a proteína, forma anticorpos contra vírus e bactérias, já os legumes, verduras e frutas possuem propriedades antivirais e antibacterianas. Gorduras boas (mono e poli-insaturadas) encontradas no abacate, no azeite extravirgem e no óleo de coco, contribuem para redução do colesterol ruim (LDL) e elevação do bom (HDL), e são também fontes antioxidantes.   
Considerado o alimento mais completo que existe, o ovo é rico em proteínas e vitamina A (benéfica à visão e desempenho cognitivo), sendo bem recomendável no café da manhã; o gengibre abundante em antioxidantes possui propriedades antibacterianas; o peixe (sardinha, atum, salmão), chia e linhaça fornecem ômega 3 que é anti-inflamatório; e o alho que possui alicina que estimula a resposta imunológica. 
Iogurtes naturais e leites fermentados juntamente com as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi, etc) são ricas em vitamina C, reforçam a imunidade; a pimenta e cenoura possuem betacaroteno, que protege contra infecções; e os cereais integrais, sementes, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), possuem zinco que é um bom aliado no combate a gripes e resfriados.
Enfim, ter uma alimentação saudável em meio a tantos alimentos faz uma grande diferença para a melhoria da Imunidade e garante uma boa Qualidade de Vida e Saúde.  

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

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