SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Domingo, 15 de Março 2026

Notícias Saúde

Grupo São Cristóvão Saúde continua se expandindo Em busca de melhorias, a instituição inaugurou na segunda-feira

As novas instalações reforçam o compromisso que o Grupo São Cristóvão Saúde assume perante os beneficiários

Grupo São Cristóvão Saúde continua se expandindo Em busca de melhorias, a instituição inaugurou na segunda-feira
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As novas instalações reforçam o compromisso que o Grupo São Cristóvão Saúde assume perante os beneficiários, ampliando seus serviços e estrutura com profissionais cada vez mais capacitados, para um atendimento satisfatório com  o respeito e cuidado que merecem. Tudo pensado para atender os beneficiários com mais rapidez e conforto.

Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/presidente engenheiro Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 255 leitos, além das quatro Unidades dos Centros Ambulatoriais e do Centro de Atenção Integral à Saúde, que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às 122 mil vidas do Plano de Saúde. E em breve irá inaugurar uma unidade ambulatorial na Zona Norte.

O evento que aconteceu no prédio do São Cristovão situado na Rua Amércio Ventura, 123, na Mooca, reuniu convidados, diretoria, corpo clínico e administrativo do hospital e imprensa.

Durante seu discurso, o engenheiro Valdir Pereira Ventura ressaltou os êxitos do grupo.  “É com muito orgulho e especial alegria que compartilho com vocês mais uma etapa concretizada,  a bem sucedida jornada do Grupo São Cristóvão  Saúde. Hoje estamos inaugurando os novos leitos hospitalares. É uma honra  para o Grupo São Cristóvão Saúde fazer parte deste fantástico crescimento.”

Para o engenheiro Evando Reis, “em 2019 o São Cristovão Saúde desafiou todo o sistema econômico investindo muito e inaugurando oito unidades. A instituição começa 2020 com o pé direito, aumentando a quantidade de leitos a serem fornecidos para a população da região. Isso é muito significativo  na área da saúde, pois o Grupo São Cristovão é muito importante especialmente aqui na região da Zona Leste. E os associados procuram sempre atendimento com excelência. E a entidade vem cada vez mais readequando sua capacidade de atender com eficácia os pacientes. Parabenizo o  CEO do Grupo São Cristovão Saúde, Valdir Ventura por esta iniciativa. Ele está acreditando no Brasil e investindo muito no país e para toda a sociedade. E está prevista para este ano, a inauguração da unidade Voluntários da Pátria, na Zona Norte. Uma unidade bastante esperada pela população. O São Cristovão é uma instituição sólida e  familiar.  Infelizmente a saúde no Brasil é precária, precisamos de entidades  como o São Cristovão para suprir as necessidades da população. A saúde na cidade São Paulo deixa muito a desejar e precisa de muito mais investimentos.  Estou muito feliz com a inauguração desses novos leitos. O  Grupo São Cristóvão  Saúde tem crescido bastante e se instalando em várias regiões da cidade de São Paulo”.

Para Paulo Madarasz, gerente de marketing  do São Cristovão Saúde, “esse é o primeiro evento do ano. Foi feito um investimento muito forte desde o ano passado, em especial no segundo semestre de 2019 com várias realizações e ampliações com unidades de atendimento. Esse ano, começamos  a fazer o trabalho interno, no prédio do Hospital e Maternidade São Cristovão. Vamos ter um incremento de 20 leitos onde os beneficiários poderão usufruir de uma capacidade maior, e acima de tudo, atendê-los de uma forma mais satisfatória. Então, nós tínhamos 255 leitos, e agora são 271. Atualmente, o Plano de Saúde São Cristovão conta com mais de 126 mil associados. Viemos num processo de crescimento há alguns anos, e esses últimos anos com crescimento um pouco mais sustentado, até o ponto de termos uma oportunidade e daqui para frente uma velocidade maior. Este crescimento vem acontecendo desde a vinda do nosso CEO Valdir Pereira Ventura em 2008. Naquela época, tínhamos 41 mil beneficiários e hoje temos 126 mil. Houve um crescimento substancial dentro da nossa estrutura. Somos uma empresa filantrópica e não nos comparamos às multinacionais, pois há capital estrangeiro nessas empresas de saúde. Com nosso esforço próprio, a gente vem crescendo de forma sustentada”.

Madaraz falou também da expectativa em relação à unidade de Santana, na Zona Norte e também da ampliação de área na unidade da Saúde da Mulher, além do Instituto de Ensino e Pesquisa.   “Tivemos um processo de ajuste e rota, ajustamos algumas coisas na programação. A previsão para a Zona Norte é inaugurar em junho deste ano. Antes disso, iremos  ter uma extensão de área na unidade da Saúde da Mulher, no Shopping Mooca. Manteremos a mesma estrutura dos serviços que estão sendo feitos hoje, mas estamos encampando uma loja ao lado, ou seja, haverá uma distribuição melhor nas atividades. E nossa expectativa, no final do ano, é inaugurar o Instituto de Ensino e Pesquisa. Hoje temos um espaço pequeno aqui nas dependências do hospital.  Nosso objetivo também é levar toda a diretoria para o mesmo prédio do Instituto para que criemos mais leitos .  Acreditamos que dentro desta área da diretoria é possível instalar aproximadamente 22 leitos”.

De acordo com o gerente de marketing,  uma nova estratégia foi adotada pela entidade, que é a quantidade de beneficiários jovens. “Além dos idosos, ampliamos também nosso  atendimento aos jovens e crianças. Tínhamos uma concentrações muito grande de idosos na instituição, e foram com algumas ações que conseguimos rejuvenescer esse atendimento, como no setor de pediatria e neonatal. Isso proporcionou trazer muitas crianças. Antes eram cerca de 3 mil crianças, e agora são 30 mil. Esse rejuvenescimento faz com que a média de idade se equilibra um pouco e também os planos de empresas. Adotamos também a força de vendas para conseguir mais mão de obra ativa. É uma massa de beneficiários que acaba vindo de uma idade um pouco mais jovem. Tudo isso foi equilibrado, e segundo os últimos números  o público médio de beneficiários é de 32 anos. Antigamente, a média era de 63 anos de idade.  Realmente, nós  rejuvenescemos demais, isso cria uma sustentação e estabilidade na nossa parte financeira  e na nossa estrutura de atendimento”.

Madaraz  também disse que  a saúde no Brasil é precária e precisa de mais investimentos. “São Paulo é a cidade mais privilegiada do país, mas ainda tem muito que  melhorar. Muitas pessoas  necessitam da saúde pública do Brasil, com raras exceções nós temos centros  e hospitais de excelência. Nós estamos num processo de melhoria, acredito na parte da política, da economia, mudanças de conceitos e cultura. Esperamos que isso espirre na área da saúde”.

Luis Antonio Martinho, diretor comercial  do São Cristóvão Saúde, vê de forma positiva a expansão da entidade. “O São Cristóvão Saúde está se expandindo para diversas outras regiões da cidade de São Paulo e acima de tudo, usando nossa própria estrutura, é o que chamamos de custo verticalizado. Não adianta crescer e usar como rede particular. A inauguração de hoje complementa isso, estamos crescendo, o hospital precisa de mais leitos,  uma coisa vai complementando a outra. E a inauguração da unidade da Zona Norte irá  nos ajudar bastante, pois é uma outra visão onde poderemos oferecer nossos produtos. Atualmente, a Zona Norte, em número  de beneficiários é maior, porém, em primeiro lugar vem a Zona Leste. O São Cristovão  é muito forte em produtos individuais. A cidade de São Paulo é carente na questão da saúde e o sistema não atende bem à comunidade . E o Grupo São Cristóvão Saúde tem um papel importante de melhorar a saúde da cidade. Essa unidade na Zona Norte, mesmo distante da sede, é estratégica, pois  serão muitos beneficiários e acima de tudo, bem atendidos. Há uma grande expectativa para nós do  Grupo São Cristóvão  Saúde a inauguração desta unidade. Um centro médico na região irá ajudar muito a sociedade.  Se você não crescer com qualidade, consequentemente  você irá morrer.  Essa é a grande preocupação da nossa diretoria, crescer com qualidade.  Minha mensagem para a comunidade da Zona Leste, em especial de Itaquera, é que aproveitem e usufruam bastante, pois o atendimento do Grupo São Cristóvão  Saúde é excepcional e de qualidade”.

Martinho ressaltou a importância de expandir o público  alvo do empreendimento de saúde, que atualmente atinge idosos, jovens e crianças. “Foi uma ação que fizemos, chamada de oxigenar carteira. Hoje, a nossa idade média é de 35 anos, porém tratamos também de pessoas com idades mais avançadas. Atualmente, nosso perfil é completamente diferente. São pessoas cada vez mais jovens que procuram os planos de saúde. Mas nós não podemos esquecer dos idosos que merecem atenção e tratamento especial. Além disso, estamos modernizando nossa infraestrutura com tecnologia e equipamentos avançados.  E um grande passo será a inauguração de mais uma unidade na Zona Norte. A segunda maior população do nosso plano de saúde é da Zona Norte. Estamos preparando grandes surpresas, será algo semelhante à Itaquera. O São Cristóvão está tentando mostrar aos usuários o quanto a entidade está preocupada com eles, com o atendimento de qualidade e com a tecnologia avançada”.

Ainda para o diretor comercial, a saúde pública na cidade de São Paulo acompanha o perfil do Brasil. Em termos de população, apenas 25% a 30% dos habitantes têm plano de saúde. Em breve, estaremos batalhando para oferecer  serviços para aquelas pessoas que não têm condições de possuir  planos de saúde, algo mais especifico”.

Já para Anderson Amaro, superintendente administrativo das unidades independentes do São Cristóvão Saúde, “é a primeira inauguração do ano, 2020 começando com mais um grande evento e conquista de crescimento.  Esse aumento de leitos é para que a gente consiga atender nossos pacientes de uma forma mais profissional e acolhedora. A instituição é tradicional, com 108 anos de existência. É uma entidade que vem crescendo ao longo dos anos. Há 10 anos tínhamos 40 mil beneficiários, hoje temos mais de 120 mil.  Estamos ofertando mais saúde  à população da cidade de  São Paulo com planos mais acessíveis e com serviços de qualidade. A população de São Paulo tem mais essa opção, não apenas o serviço público.   E o São Cristóvão Saúde vem contribuindo bastante em termos de saúde. Realmente, a imagem do empreendimento mudou muito. Anteriormente, éramos referência no setor geriátrico, e agora, atingimos outros patamares. Hoje, contamos com aproximadamente 30 mil crianças. Estamos nos tornando referência também nesta área de pediatria, desde o pronto-socorro até UTIs. Possuímos uma unidade na Avenida Paes de Barros totalmente pediátrica”.   

Anderson falou da unidade Santana que será inaugurada em junho de 2020. “É um grande desafio sairmos da nossa região, a Zona Norte será a primeira unidade fora da Zona Leste. A unidade da Zona Norte trará um grande ganho para a comunidade, e a nossa atenção é que cresça cada vez mais com novas unidades. A nossa missão é de que a unidade se torne referência na região”.

Para Caroline de Freitas  Ventura Amaro, diretora de Estratégia e Gestão do São Cristóvão Saúde, o crescimento do grupo é um caminho sem volta. “Percebemos que o mercado está vindo com muito capital estrangeiro e aporte financeiro. Temos de alguma maneira sustentável, saudável  e com respeito aos clientes, fazer essa expansão. O cliente precisa ter um local para ser acolhido e ter regiões de abrangência  maior que não só aqui diretamente na nossa sede.  E é com grande expectativa que estamos nos preparando para  a inauguração da nossa unidade na Zona Norte. É uma região que tem uma assistência de extrema  qualidade, mas que pelo tamanho e público é carente de novas possibilidades. A ideia é fazermos, no primeiro momento, a questão ambulatorial e entender como o mercado e o público nos recebe e aí partir para outros projetos de expansão a longo prazo”.

Caroline também destacou a importância do Instituto de Ensino e Pesquisa previsto para ser inaugurado no final deste ano. “O Instituto de Pesquisa Dona Cica, o nome é uma homenagem à matrona da família Ventura. Entendemos que essa região é extremamente nobre e dentro deste prédio, poderíamos expandir o volume de atendimento nesta  área. A ideia é transferir a diretoria e o setor administrativo para este local, além de um auditório maior para suportar as palestras e abrir ao público, com maior intensidade.  O nosso objetivo também é ampliar nossa capacidade de ensino e pesquisa, temos várias frentes de trabalho continuadas”.

 Weten Davanzio, diretor presidente da agência Sense, responsável pelas ações e campanhas publicitárias do São Cristóvão Saúde, falou da importância do slogan Vida em Movimento.

“A ideia é apresentar todos os benefícios que o São Cristóvão tem investido. Muitas pessoas não sabem do potencial  e quanto a entidade tem investido em equipamentos e modernidade. Nossa função, enquanto agência de publicidade, é  transformar isso  numa comunicação e seja compreendida pelas pessoas que têm interesse em receber essa informação, mostrando qual o propósito do São Cristóvão.  Nesses 108 anos de fundação, o propósito da entidade é cuidar das pessoas com o objetivo de que elas vivam mais e melhor. Então, todas as ações do São Cristóvão, desde a inauguração dos CAVVs e hoje neste evento com  a inauguração dos leitos, é para deixar claro esse propósito de cuidar mais das pessoas, dando qualidade e oferecendo oportunidades para os beneficiários, para que eles se sintam seguros e confortáveis”.       

A inauguração teve a bênção do padre Daurício José Piper, da Paróquia São Pedro Apóstolo da Mooca, que  deixou a seguinte mensagem. “Que aqui neste hospital possa ser realizado o mesmo trabalho que Jesus fazia, cuidar com muito amor dos doentes e libertá-los das enfermidades”.

Para o dr. Fernando Barreto, cardiologista e diretor médico assistencial  do São Cristóvão Saúde, “ é importante esta estratégia da instituição. Há cerca de 12 anos, a área da pediatria contava com 2 mil vidas, hoje temos 28 mil crianças no grupo. Aumentamos o setor de  pré-natal, maternidade e a área adulta. E o Grupo, expandido com o número de vidas e beneficiários, aumentado proporcionalmente a expansão dos leitos, além de equipamentos e processos. Aproveitando, a instituição trabalha muito com  a prevenção. Temos o Centro de Apoio Integral à Saúde, hoje são 700 consultas por dia onde trabalha-se a prevenção do Diabetes, Hipertensão e Obesidade. Com isso, o paciente terá menos atendimentos, internações, mortalidade e sequelas.  Uma coisa muito importante para quem lida com saúde é atuar forte no pré-natal para que as crianças nasçam saudáveis”.

Já para José Roberto Rodrigues, diretor clínico do hospital e diretor médico das unidades de terapia intensiva “a Associação é centenária e o hospital  possui mais de 50 anos. Depois de um estudo muito detalhado, a entidade expandiu em todas as áreas. Tínhamos bastante associados, mas não tínhamos posto de referência. Com isso, teremos que implantar uma metodologia de atendimento mais rápido possível ao paciente. Além do aumento da carteira, o bem estar do nosso associado. O hospital e a associação estão num foco muito grande na doença ao paciente  e não  a doença do paciente” .

José Roberto falou da expectativa em relação à inauguração da unidade Zona Norte. “A região da Zona Norte possui uma densidade populacional grande, embora tenha uma área que vai até a divisa do Município, é extremamente carente de hospitais e atendimentos. A implantação do São Cristóvão Saúde será realmente um marco na região. A questão de que os pacientes não precisem se deslocar para outras regiões é muito importante”.

Para David Marques Pereira, tesoureiro-geral do São Cristovão Saúde “a expansão do grupo é o resultado que vem sendo feito ao longo dos últimos 13 anos. Temos que plantar a base e criar os alicerces. Esse é um trabalho realizado pela diretoria, capitaneado pelo CEO Valdir Pereira. Até mesmo num momento onde a economia e o país  não vãotão bem, a gente consegue fazer e dar continuidade a essas expansões. Agora, estamos nos preparando para a inauguração da unidade Zona Norte. O primeiro passo foi a unidade Itaquera, fora da região da Mooca, e agora o próximo passo a Zona Norte. Infelizmente, tivemos alguns contratempos de obra física, estamos trabalhando  para inaugurar. A previsão é para o primeiro semestre de 2020”.

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, seis Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integra à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, situado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em 12 de dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/presidente engenheiro Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 170 para 255 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais próprios e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às 125 mil vidas do Plano de Saúde”.

Em entrevista ao jornal Semanário, o presidente/CEO Grupo São Cristóvão Saúde, engenheiro Valdir Pereira Ventura, disse:

“2019 foi um ano abençoado por Deus, fizemos seis grandes inaugurações e trabalhamos muito forte em projetos de TI, implementamos várias modificações, automatização, robatização. O ano de 2020 estamos projetando para que seja ainda melhor com  ajuda de toda a equipe. Já começamos em março com a inauguração de 20 leitos, passando de 255 para 275 leitos. Um trabalho importante e digno de equipe porque esses leitos foram feitos em lajes que nós não tínhamos no prédio.   Foram desenvolvidas novas lajes e construímos do zero. Um projeto bastante audacioso. Isso é muito importante porque o nosso plano de saúde esta crescendo.  A nossa meta para até dezembro de 2021 é chegar em até 320 leitos. O São Cristóvão também está trabalhando em varias fontes com unidades externas. É grande a expectativa em relação à inauguração na Zona Norte. O primeiro passo, fora a Mooca, foram as unidades de Itaquera e Anália Franco, e agora o nosso terceiro passo é a construção  da unidade Zona Norte. Outro desafio nosso é a inauguração do Instituto de Ensino e Pesquisa Dona Cica. Uma referência na parte de projetos científicos e incentivos aos nossos médicos e enfermeiros através de palestras e estudos. Daremos todas as condições para que eles possam se desenvolver cientificamente. No mesmo prédio, iremos instalar o centro administrativo. Seria  a substituição dessa área  onde estamos localizados  hoje, ou seja, dentro da área hospitalar onde a gente poderá aumentar mais 25 leitos”.

 

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR