SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Novembro 2025

Notícias Colunistas

Futuro de esperança

Colunista * Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Futuro de esperança
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As crises sociais, políticas, ambientais e morais enfrentadas pela humanidade sinalizam a necessidade de uma mudança comportamental na busca de um planeta mais ético e harmônico, para que não se repita o alerta contido em Gênesis 6:5 no sentido de que “o Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal”.  

De fato, é crescente o apelo, ainda que implícito, para que a humanidade equilibre seu desenvolvimento intelectual, que decorre do avanço científico e tecnológico, com uma moral mais elevada. 

Esse equilíbrio, resultante do contínuo esforço para a melhoria de toda pessoa, perpassa pela conscientização de que o sucesso e a felicidade são medidos pela capacidade individual de compartilhar, de servir e de amar ao próximo em detrimento do acúmulo de bens materiais, que são findáveis.  

Nesse modelo ético, que valoriza o exercício das virtudes morais e que viabiliza a formação de uma sociedade mais equitativa, o exercício das virtudes é o sustentáculo das relações humanas e do crescimento moral e material para todos, de modo que, como consequência, as desigualdades serão reduzidas. 

O desafio atual da humanidade, que precisa ser entendido e vivenciado individualmente por toda pessoa, é saber valorizar e praticar as virtudes espirituais tais como a caridade, o respeito à vida, a ética e a fraternidade, as quais devem orientar as ações individuais e coletivas.  

É plausível afirmar que todas as pessoas estão sendo desafiadas a participar ativamente desse processo de construção de um novo contexto sociológico, criando um sentido de mais consciência, compassividade e comprometimento com o bem comum. 

Sendo assim, se o futuro da humanidade é um futuro de esperança, é preciso que todo ser humano entenda seu papel na sociedade e que todos, indistintamente, tem responsabilidade na construção de um mundo onde a moralidade, a ética, a fraternidade e o respeito à vida sejam os alicerces de uma sociedade mais justa e pacífica. 

*Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary International. 

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR