SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Domingo, 12 de Abril 2026

Notícias Clubes de Serviços

Em noite especial, o Rotary-Norte promove entrega da Medalha Lauro Ribas Braga

Rotary-Norte outorga a Medalha Lauro Ribas Braga em noite festiva no prédio do Colégio Rio Branco

Em noite especial, o Rotary-Norte promove entrega da Medalha Lauro Ribas Braga
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

antendo a tradição de reconhecer personalidades e autoridades que prestam serviços relevantes à sociedade, o Rotary Club de São Paulo (RCSP)-Norte outorgou a Medalha Lauro Ribas Braga em um jantar realizado no salão social do Colégio Rio Branco, na noite de 17 de abril.

A festiva recebeu o prestígio de um  grande número de convidados e autoridades civis e militares, 181 pessoas compareceram ao evento, que acompanharam a outorga  da comenda em homenagem a importantes personalidades  tais como o governador do Distrito 4430 Dante Galvanese Amato Filho, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos, o ator Antonio Petrin, o cirurgião-geral Domingos Guilherme Nápoli,  a promotora de justiça Maria Gabriela Prado Manssur Trabulsi, o cel. PM Raugeston Benedito Bizzaria Dias e a administradora de empresas e companheira Regina da Motta Malizia.

A Medalha Lauro Ribas Braga é uma honraria instituída pelo Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte e oficializada pelo Decreto  45.108 de 18 de agosto de 2000, do Governo do Estado de São Paulo.

Sua realização e criação teve início na gestão 1999-2000, presidida pelo companheiro Chucrallah Salen El Tayar, e sua conclusão, na gestão 2000-2001, presidida pelo companheiro Mário Mangini, que foi honrado em ser o primeiro presidente do Conselho da Medalha. Sua história nasceu no momento em que o companheiro César Augusto Serau, por seu ideal de servir ao Rotary, aceitou o desafio do então presidente Chucrallah para a criação de uma distinção que o clube pudesse oferecer a personalidades notáveis por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados à comunidade e ao Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte .

O primeiro passo foi contatar o Conselho de Honrarias e Méritos do Governo de São Paulo, que era presidido por Lauro Ribeiro Escobar que, prontamente, se colocou à disposição para ser o consultor e orientador na criação dessa medalha. A partir daí, um árduo e perseverante trabalho se iniciava sob a maestria do companheiro  César Augusto Serau envolvendo companheiros e colaboradores não rotarianos, todos com um só objetivo, a criação da Medalha Lauro Ribas Braga.

Lauro Ribas Braga, que nomeia a honraria, foi um reconhecido médico especializado em ginecologia e obstetrícia que trabalhou no Exército Brasileiro Rotariano desde 1953, Lauro Ribas Braga é lembrado como um dos fundadores Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte e, em sua gestão como governador do distrito, teve como lema “Um mundo melhor através do Rotary”.

Brasileiro, nascido no Estado do Paraná onde fez os primeiros estudos, cursou o ginásio no Colégio São Bento, em Curitiba, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1938.

Como médico foi um dos mais conceituados especialistas de sua época. Trabalhou como obstetra na Pró Mater Paulista, serviu o Exército Brasileiro como Oficial Médico e por toda vida dedicou- se à Medicina e à sociedade. Na Zona Norte, seu nome está cravado em bronze em um dos maiores pronto-socorros municipais da cidade, o “Pronto-Socorro Municipal Lauro Ribas Braga, em Santana.  

Foi casado com Noêmia Prezzi Braga, sua maior colaboradora, natural da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, com quem realizou incessantes trabalhos humanitários. Sua esposa foi autora de diversos trabalhos e ministrou palestras em clubes de Rotary e Conferências Distritais.

Dentre suas marcantes atuações em diferentes entidades, Lauro Ribas Braga foi colaborador da Associação Cristã de Moços de São Paulo, como presidente de divisões em campanhas financeiras, presidente do Conselho  Metropolitano, fundador e presidente do Triângulo Acemista de Santana.

Ingressou no Rotary Club São Paulo (RCSP)-Norte, como sócio-fundador, ocupando o cargo de diretor de Protocolo, no ano rotário 1953/1954.

Grande entusiasta de Rotary, Lauro Ribas Braga chega a governador de Distrito para o ano rotário de 1966/1967, em cuja gestão, o lema estabelecido pelo presidente do Rotary International, Richard L. Evans (EUA), era: “Um mundo melhor através do Rotary, servindo a Juventude”.

Foi ele quem colaborou também como o governador Nicoláu Filizola para fazer o ‘redistritamento’ do Rotary na América do Sul, então denominada zona ibero-américa para que o continente tivesse maior representação da instituição.

Para a presidente do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, Gelse Mankel Rimoli Koch, madrinha do governador Dante Galvanese Amato Filho “a Medalha Laura Ribas Braga foi criada pelo Rotary-Norte em 2000. O objetivo da outorga é  homenagear personalidades que se destacaram tanto a nível de comunidade quanto cultural e que fizeram algum bem comum.  A homenagem também inclui os próprios rotarianos, pessoas que fazem parte do nosso convívio social, sempre beneficiando o ser humano. Os homenageados fazem parte de diversas áreas  como saúde, jurídica, jornalística e  artística entre outras. A medalha tem sido um ponto culminante  do Norte e ela acontece todos os anos. São pessoas de muito valor, é uma forma delas serem valorizadas pelo que fazem. Primeiramente,  a medalha passa por um Conselho que vai analisar as indicações. A cada ano que passa a condecoração se torna mais importante em função do clube trazer para o Rotary pessoas diferenciadas. A comenda traz  um grande significado para as pessoas que a recebem. A festiva de entrega da Medalha Lauro Ribas Braga é a festa máxima  do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte , pois é o único clube que realiza está homenagem. Ela é muito bem aceita porque na realidade nós valorizamos todas as pessoas que trabalham  para a comunidade e com a comunidade. E como presidente do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte me sinto muito honrada em presidir esta festiva. Nós nos esforçamos muito para que as pessoas venham fazer esse reconhecimento, é  gratificante pelo trabalho que foi feito pelos meus antecessores. 

O companheiro e presidente da Escola Profissionalizante Luiz Diógenes Zappelini-Camp Norte, Chucrallah Salen El Tayar, padrinho do cel. PM  Raugeston Benedito Bizzaria Dias ressaltou a importância da homenagem  e do médico que dá nome à Medalha. “Lauro Ribas Braga era um grande homem e batalhador, além de ter sido uma pessoa digna e respeitada. Quando criei a medalha tive o apoio e incentivo de diversos companheiros do clube. O nosso companheiro Mário Mangini, primeiro presidente a presidir a entrega da Medalha lutou muito para isso acontecer. Entregamos essa outorga aos homenageados com muito brilhantismo e as pessoas que recebem, realmente, merecem a honraria. A medalha é entregue para aquele ser humano que faz bem à comunidade e ao Rotary-Norte. Graças a Deus foi um trabalho profícuo que fizemos e conseguimos a ajuda da nossa companheira Rosmary Correa, na época deputada estadual, que intercedeu junto ao então governado de São Paulo Mário Covas.  É uma das mais importantes festivas realizadas pelo nosso clube, me sinto muito honrado com isso”.

Já para a companheira e homenageada Regina Malizia, a Medalha Lauro Ribas Braga é uma grande honraria, estou extremamente emocionada até porque é um trabalho que fazemos pela Camp Norte. Toda instituição que não tem ajuda governamental tem suas dificuldades.  Fico muito feliz com essa homenagem e divido com todos os companheiros do clube. Fico feliz que o trabalho está sendo realizado e tendo o retorno esperado. Deus é tão bom conosco, temos uma vida confortável e os filhos criados com uma boa educação, quando a gente pode ajudar o próximo, ficamos muito felizes em dar essa alegria para a população carente. Quem doa ganha mais de quem recebe”. 

Para o companheiro e homenageado  Raugeston Benedito Bizzaria Dias” ser homenageado com essa medalha é muito gratificante porque eu presenciei a sua criação e idealização. Tivemos a oportunidade de acompanhar toda a trajetória. Realmente é uma homenagem extremamente importante para um rotariano, e Lauro Ribas,  que teve uma carreira brilhante  dentro do Rotary, foi um governador internacional, é uma pessoa que sempre temos que reverenciar.  A Medalha Lauro Ribas Braga reporta tudo aquilo que ele fez durante a vida dele como rotariano bem como visa homenagear todos aqueles que de uma certa forma contribuem para o Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte . Fico extremamente engrandecido de fazer parte de uma equipe seleta de condecorados com essa outorga. Então, é um prazer enorme receber essa condecoração. Para nós é uma grande responsabilidade, devemos seguir o exemplo dele, pois aquilo que ele deixou de legado é algo fantástico”

Presente na solenidade, o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme Dário José Barreto, falou da importância de um clube de serviços como o Rotary estar homenageando autoridades e personalidades  com a  Medalha Lauro Ribas Braga. “O Rotary faz parte da Zona Norte de São Paulo, é uma entidade bastante atuante. É importantíssima essa interação entre o Rotary e a sociedade. Fico lisonjeado em estar participando dessas festivas do Rotary”

Para o companheiro  e médico Geraldo Teles Machado Junior, padrinho do cirurgião-geral  Domingos Guilherme Nápoli “ é uma grande honra para o nosso clube e que também teve o apoio da nossa companheira Rosmary Correa cujo objetivo é homenagear altas personalidades, pessoas de muito valor que contribuem e contribuíram com algum trabalho relevante para a sociedade. Faço parte  do Rotary há mais de 40 anos, e presenciei sua criação no ano 2000 além de também ter sido condecorado. Inclusive o médico Lauro Ribas fez o meu parto.  E hoje, indico meu amigo  Domingos Guilherme Nápoli, cirurgião-geral que se formou na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Estudamos juntos em 1960 na Escola Objetivo, e meu primeiro consultório foi na clínica dele. O dr. Domingos é um excelente médico e uma grande pessoa. Ele foi um dos criadores do projeto  APH-Atendimento pré-hospitalar - no Município de São Paulo, em 1989. O médico também fundou um sistema inovador chamado CROSS, uma Central de Regulação informatizada com ofertas de serviços de saúde para todo o Estado de São Paulo.  A central auxilia na transferência inter-hospitalar de pacientes. Sou muito grato de fazer parte do seu ciclo de amizades.”

O cirurgião-geral e homenageado  Domingos Guilherme Nápoli, destacou a importante homenagem e falou do convívio com o amigo e parceiro Lauro Ribas Braga. “Tive a honra de conhecer e conviver com esse magnifico médico Lauro Ribas Braga. Além de termos sido companheiros do Rotary. Hoje me sinto duplamente homenageado, primeiro pelo convite e segundo pela medalha com quem eu convivi e tive a honra de conhecer”.

Já para o convidado juiz militar Paulo Adib Casseb “é uma grande satisfação ter sido convidado e voltar a participar desses eventos anuais do Rotary em reconhecimento a personalidades que fazem algo importante para a sociedade e que desempenham funções sociais em decorrência de suas atividades profissionais . É um reconhecimento que a instituição faz aproximando outras instituições e seguimentos sociais”

Para a companheira Rosmary Correa, madrinha da promotora de justiça Maria Gabriela Manssur “a Medalha Lauro Ribas Braga foi criada para que pudéssemos agraciar pessoas que tenham feito um trabalho pela comunidade e pelo Rotary, e acima de tudo, pela nossa cidade e pelo nosso Estado. Nós já agraciamos diversas personalidades que realmente mereceram ser homenageadas. Hoje estamos homenageando o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general  João Camilo Pires de Campos a promotora Maria Gabriela Prado Manssur Trabulsi, lutadora das causas das mulheres, o ator Antonio Petrin que contribui muito pela cultura do nosso Estado. Enfim, são pessoas maravilhosas que vão receber essa medalha. É um momento de glória do  Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte. É muito gratificante porque podemos contar com essas pessoas que vêm prestigiar a  nossa solenidade. O médico Lauro Ribas, um homem que foi governador do nosso Distrito e deu seu nome para o Pronto Socorro de Santana e para a comunidade para que a população nunca esquecesse dele”.

Já para Antonio Carlos Koch, companheiro do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, diretor da Fundação Rotária no ano rotário 2015/2016”, padrinho do ator Antonio Petrin “a festiva de outorga da Medalha Lauro Ribas Braga demanda muita dedicação e reconhecimento. A outorga da Medalha Lauro Ribas Braga é um evento do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte que já se tornou tradicional. As pessoas homenageadas são personalidades que fazem o bem. Para nós do Rotary é muito importante, pois temos que mostrar para a comunidade o que a instituição preserva e cultua.

Centenas de pessoas  foram homenageadas, dentre elas personalidades das áreas política, saúde, cultural, jornalística, econômica e empresarial. São pessoas que fazem a diferença na sociedade. A medalha foi criada com ajuda de um grande amigo, o general César Augusto Serau que tinha uma penetração no Palácio dos Bandeirantes e no Conselho de Honrarias e Medalhas do Governo do Estado de São Paulo. De lá para cá, todos os anos estamos homenageando amigos e personalidades conhecidas pela comunidade. E na festiva 2019 temos como homenageados o ator Antonio Petrin, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos entre outros. É mais um gol do nosso Nortão”.

O companheiro Mario Mangini sente-se honrado em ter oficializado a outorga. “Lauro Ribas Braga foi o primeiro presidente do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, tive a honra de ser o primeiro presidente do Conselho da Medalha. Eu e o companheiro Chucrallah Salen El Tayar tivemos uma grande ligação na criação desta honraria. E o maior carinho que temos é quando chega o mês de abril, quando acontece esta maravilhosa festiva. Diversas autoridades e personalidades já foram condecoradas com a medalha, o que enriqueceu o nosso rol de homenageados. É uma grande alegria para nós, assim como a Camp Norte que é a menina dos nossos olhos”.

Para o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e homenageado, general João Camilo Pires de Campos, a homenagem traz uma grande satisfação pessoal e profissional. “ A Medalha Lauro Ribas Braga é calcada na história. O Rotary possui muito mais que um século de historia e servindo as pessoas. Aí, vem ao encontro exatamente com que a Secretaria de Segurança Pública faz que é proteger as pessoas. Me sinto muito honrado em receber essa honraria, especialmente do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, porque ela homenageia um dos seus antigos membros que é o médico Lauro Ribas, que muito fez pela população de São Paulo. Agradeço ao João Carlos Dias por ter me indicado, foi muito gentil, o que me deixa extremamente lisonjeado”. 

O ator e homenageado Antonio Petrin demonstrou a grande satisfação em receber a comenda. “Eu sou apenas um ator que batalha na vida como todos nós batalhamos. Tenho 50 anos de carreira vitoriosa. Tenho muito orgulho da minha profissão e do meu trabalho. E estou muito mais orgulhoso de estar sendo homenageado pelo Rotary, instituição importante no Estado de São Paulo. Então, estar aqui é uma grande alegria. É importante que olhemos para o lado cultural homenageando pessoas que fazem a cultura. Infelizmente, hoje é complicado fazer cultura no nosso país. É fundamental este olhar do Rotary para a cultura”.

Para o governador do Distrito 4430, Dante Galvanese Amato Filho “a medalha traz um grande reconhecimento . O médico Lauro Ribas Braga contribuiu muito para o crescimento do Rotary, em especial o Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte. Ele foi um dos fundadores do clube. Em 2000, os companheiros do Rotary-Norte conseguiram fazer com que o governo do Estado de São Paulo aceitasse essas comendas. E a partir daí, o clube indica personalidades. Receber uma medalha dessas é algo que liga uma pessoa que fez o bem para muitas pessoas. Fico feliz em ser homenageado, no Rotary somos voluntários e fazemos tudo isso com muito amor  porque nos sentimos bem em ajudar a comunidade. Para mim é um reconhecimento”.

O coordenador-geral  do Centro de Operações Integradas de São Paulo, general Carlos Sérgio Camara Saú destacou a importância do Rotary para a sociedade.  “Essa homenagem é muito marcante para quem está recebendo, ser lembrado e homenageado pelo Rotary Club é uma honra daquelas que a gente leva para sempre. O Rotary é um clube de serviço essencial para nossa vida na sociedade e pelas ações que a instituição desempenha em benefício dos menos favorecidos. Tenho a honra de ser rotariano honorário na região de Itu, interior paulista onde tive o privilégio de comandar o Regimento Teodoro, unidade do Exército Brasileiro na cidade. Tenho muitos amigos rotarianos. O Rotary destaca nas pessoas que hoje estão sendo homenageadas  o trabalho que elas desempenham em benefício do clube, para que ele possa ampliar cada vez mais a sua atuação social e também da sociedade paulistana. Atualmente como estou na reserva mas estou colaborando na Secretaria de Segurança Pública, posso acompanhar de perto o trabalho que o secretário general Campos tem executado frente à entidade. Quando as pessoas pensam em serviços prestados pelo Estado, elas têm em mente três coisas básicas: saúde, educação e segurança. Em tão pouco tanto frente à Secretaria o general Campos foi homenageado pelo seu trabalho. Com certeza, ele ganha mais estímulo para continuar trabalhando, e nós estaremos o apoiando enquanto ele precisar”.

A homenageada e promotora de justiça, Maria Gabriela Prado Manssur Trabulsi  considerou o momento muito especial. “Para mim é uma honra, me sinto lisonjeada embora nós não façamos nada pelo reconhecimento. Quando somos homenageados com uma condecoração deste calibre nos traz uma satisfação pessoal muito grande e nos faz mostrar que estamos no caminho certo. E que a luta pelos direitos das mulheres é diária. Então, essa homenagem veio numa hora certa, num momento em que as mulheres estão sofrendo muita violência e que isso chancela a necessidade de uma atuação eficaz e imediata na prevenção da violência contra a mulher. Eu como mulher me sinto muito feliz porque são prêmios que estão homenageando o trabalho das mulheres, seja em prol delas ou em qualquer outra área”.

Para  a companheira Maria Irene Mangini, madrinha da administradora de empresas e companheira, Regina Malizia “é uma satisfação imensa ser a madrinha de Regina Malízia e homenageá-la com a Medalha Lauro Ribas Braga porque ela realmente faz um maravilhoso trabalho social. A Regina é umas pessoa humilde que consegue captar muitas coisas boas que envolve o Rotary, a Camp Norte e a Associação”. 

Para o companheiro e diretor do jornal Semanário da Zona Norte, João Carlos Dias, padrinho do secretário de Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos “a outorga da Medalha Lauro Ribas Braga  é um momento muito especial na vida de um rotariano, em especial do  Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte , que conseguiu sua aprovação pelo Governo do estado de São Paulo através do governador Mario Covas em 2000 e cuja  primeira entrega aconteceu em 2001 na gestão do companheiro Mario Mangini, sendo que seu inicio foi na gestão do companheiro Chucralah Salen El Taya. Todas os homenageados são escolhidos a dedo, pessoas que trabalham em prol da sociedade ou que já fizeram muito pela nossa região, pela cidade de São Paulo ou pelo país. Para mim é uma satisfação em indicar o nome desse grande general do Exercito, que tem 44 anos de carreira, João Camilo Pires de Campos, hoje secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, fazendo um belíssimo trabalho e  mudando o conceito, dando sensação de segurança para a comunidade. Tenho certeza que doravante o trabalho que será feito nesta área será diferenciado, com processos modernos e investimentos principalmente em relação à mão de obra e os materiais utilizados pelas nossas policias.  Esta noite culmina com um espetáculo  à parte com a participação de quase 200 pessoas dando apoio à entrega dessa medalha e às pessoas que foram homenageadas e aprovadas pelo Conselho Diretor deste clube”.

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR