Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 17 de Junho 2026
Notícias Datas

Dia Nacional da Mamografia

5 de fevereiro

Dia Nacional da Mamografia
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é também a doença que mais mata as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia. Para conscientizar a população sobre a importância do exame, foi criado, no ano passado, o Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro.  

O dia foi escolhido por ser o de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas. A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário. 

Todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade já devem começar a fazer o exame de mamografia anualmente, para que o médico possa fazer uma avaliação de sua mama, pois somente no Brasil são identificados 50 mil novos casos de câncer de mama por ano e cerca de 10 mil mulheres acabam falescendo pois o câncer de mama é muitas vezes detectado tarde de mais. Mulheres com histórico de câncer de mama na família dever começar a fazer o exame de mamografia apartir dos 35 anos de idade, em mulheres normais sem histórico o certo é apartir dos 40 anos. 

História da mamografia 

Dezoito anos após a descoberta dos raios X começaram-se a serem feitas radiografias de lesões mamárias. 

Em 1913 - Primeira radiografia mamária feita por Albert Salomon, cirurgião alemão, ele radiografou peças cirúrgicas, obtidas de cirurgias de mastectomia e encontrou pequenos pontos “denominados de microcalcificações”. 

Em 1930 - Foi feita a primeira mamografia na incidência médio-lateral in vivo, por Stafford Warren, em Nova York 

Em 1950- O médico radiologista uruguaio Raul Leborgne, descobre a importância de um melhor posicionamento e a necessidade da compressão. Ele concluiu que comprimindo-se a mama obtém-se uma melhor qualidade de imagem. Foi o primeiro médico a associar câncer de mama a microcalcificações ao encontrá-las em 30% de uma quantidade de casos radiografados. A compressão e um fator importantíssimo para uma boa imagem radiográfica. Diminuindo- se a espessura da mama, a paciente receberá menor dose de radiação, além de reduzir a indefinição causada pelo movimento. 

Em 1960 - Robert Egan, descobre que baixo KV e alto mAs, aumentam a resolução da imagem. Tendo Robert publicado em 1962, 53 casos de carcinoma oculto detectados em 2000 exames de mamografia e criou uma equipe de médicos e técnicos treinados e especializados em mamografia. 

Em 1963 - Gerald Dodd, foi o primeiro a realizar a localização de uma lesão não palpável. Tornando as retiradas de tecido mamário menor. 

Em 1963-1966 Phillip Strax , Louis Venet e Sam Shapiro, observaram a redução de mortalidade em 1/3, rastreando as pacientes com exames clínicos e radiológicos. 

Em 1966 - A GE cria a primeira máquina para realizar mamografia. Era um tripé com uma câmara especial. 

Em 1967 - Uma equipe da GE projeta uma unidade básica, incorporando um espectro de raios X mais específico , e um tubo para obter melhor foco no tecido. Por meio da implementação de um filtro de molibdênio, um componente metálico resistente essa maquina que era composta por um tubo e uma lente apoiados em um tripé, produziu imagens de melhor qualidade do que as mamografias improvisadas que eram obtidas por aparelhos de raios X da época. 

Em 1971- Gallager e Martin, foram os primeiros a reconhecer que uma neodensidade na mamografia poderia ser um sinal precoce da existência de tumor na mama. 

Em 1977- Nordestron do Instituto Karolinkas de Estocolmo, Suécia desenvolveu o primeiro sistema de estereotaxia . 

Em 1980 - A GE desenvolveu os primeiros equipamentos motorizados para compressão. Infelizmente a compressão e desconfortável, mais é necessária para reduzir a espessura do tecido mamário, reduzindo também o tempo de exposição e aumentando a resolução. 

Em 1989 - Azevedo e Svane(Suécia) publicam os primeiros casos, utilizando a punção por agulha fina orientada pela estereotaxia. 

Em 1992- A GE lançou em seus equipamentos um filtro de ródio, um elemento usado no tubo de raios-X que permite melhor penetração no tecido mamário, com menos exposição.A tecnologia do ródio é especialmente útil em mamas densas. 

Em 1996 - Lança o primeiro sistema de biopsia a vácuo Mammotome, desenvolvido por Parker e associados, permitindo excelentes resultados na obtenção de amostra de tecidos para estudo histopatológicos. 

Em 1998- Desenvolve-se um cassete único, que permite a troca de imagem de cassete(em filme ecrans) para ponto digital em uma maquina. 

Em um monitor pode-se revisar as imagens em termos de pontos digitais, visão ampliada, localização de agulha e aquisição de imagem estereotática bidimensional para a orientação nas intervenções. 

 

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR