SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 02 de Dezembro 2025

Notícias Datas

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

3 de dezembro

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 14 de outubro de 1992, em comemoração ao término da Década, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, por meio da resolução A/RES/47/3. Com este ato, a Assembleia considera que ainda falta muito para se resolver os problemas dos deficientes, que não pode ser deixado de lado pelas Nações Unidas. A data escolhida coincide com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. As entidades mundiais da área esperam que com a criação do Dia Internacional todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da comunidade de portadores de deficiência que devem estabelecer estratégias para manter o tema em evidência.

Os eventos para marcar o Dia Internacional devem: envolver as pessoas com deficiência e suas organizações; celebrar nossa experiência e perícia; conscientizar sobre assuntos de deficiência; promover os direitos humanos de todas as pessoas portadoras de deficiência.

Os objetivos de longo prazo incluem: conquistar oportunidades iguais às de pessoas não portadoras de deficiência; garantir que pessoas com deficiência possam participar plenamente da vida da comunidade; assegurar que pessoas deficientes tenham voz em programas e políticas que afetam nossa vida; eliminar a violação de nossos direitos humanos.

Questões

Eis algumas das questões que devem ser lembradas:

Reabilitação – que seja adequada às nossas necessidades e que garanta participação e independência.

Acesso – à moradia decente e pagável e a todos os novos edifícios e recintos públicos e também a alterações feitas durante a reforma de edifícios antigos.

Transporte – cujos serviços sejam acessíveis a todas as pessoas e não uma medida separada.

Educação – que seja integrada e com apoio, se necessário.

Emprego - acessível e com igualdade de remuneração e condições.

Informação – disponível também em meios de comunicação acessíveis a pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Influência – sobre programas e políticas que nos afetam.

O que é a deficiência?

Em todo o mundo, as pessoas deficientes estão entre os mais pobres dos pobres, vivendo vidas de desvantagem e privação. Tradicionalmente, a deficiência tem sido vista como um “problema” do indivíduo e, por isso, o próprio indivíduo teria que se adaptar à sociedade ou ele teria que ser mudado por profissionais através da reabilitação ou cura. Hoje, as pessoas portadoras de deficiência e suas organizações descrevem, a partir de suas experiências, como as barreiras econômicas e sociais têm obstruído a participação plena delas na sociedade. Estas barreiras estão espalhadas a tal ponto que nos impedem de garantir uma boa qualidade de vida. Esta explicação é conhecida como o modelo social da deficiência, porque focaliza os ambientes e barreiras incapacitantes da sociedade e não as pessoas deficientes. O modelo social foi formulado por pessoas com deficiência e agora vem sendo aceito também por profissionais não-deficientes. Ele enfatiza os direitos humanos e a equiparação de oportunidades. Promover esta forma de pensamento sobre a deficiência é o que pretende o Dia Internacional.

Encontrando soluções

O novo desafio consiste em que pessoas deficientes e formuladores de políticas compartilhem suas perícias e decidam sobre soluções alternativas para o “problema” da deficiência, soluções estas baseadas na remoção das barreiras da sociedade e na plena integração e que ensejem às pessoas com deficiência uma participação plena e igualitária na sociedade, enfatizando direitos, não a caridade.

Existem ainda muitas pessoas que não entendem que: a deficiência é uma questão de direitos humanos; as violações contra os direitos humanos das pessoas deficientes ocorrem diariamente em todos os países do mundo;  estas violações estão institucionalizadas nos sistemas administrativos de cada país.

Os direitos humanos incluem direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e de desenvolvimento. São os direitos: à vida; à liberdade de expressão; a um julgamento justo; à proteção contra tortura e violência.

Os direitos econômicos, sociais e culturais incluem os direitos: ao trabalho em condições justas e favoráveis; à proteção social; a um adequado padrão de vida; aos padrões mais altos possíveis de saúde física e mental; • à educação; ao usufruto dos benefícios da liberdade cultura e do progresso científico.

Os direitos de desenvolvimento são os direitos das nações: ao desenvolvimento; à autonomia econômica; à paz e segurança.

Estes direitos acham-se definidos em muitos documentos internacionais de direitos humanos. Eles se aplicam a todos os indivíduos, independentemente de sexo, raça, língua, religião ou deficiência física, mental, sensorial, etc).

Estes são os direitos do portador de deficiência e precisam ser respeitados: de desfrutar uma vida decente, com a nossa dignidade respeitada; ao tratamento médico, psicológico e funcional; à reabilitação física e social, educação, treinamento e reabilitação profissionais, aparelhos, aconselhamento, serviço de colocação e outros serviços que nos possibilitem desenvolver ao máximo nossas capacidades e habilidades e acelerem o processo de nossa integração ou reintegração social; à segurança econômica e social e a um nível de vida decente;  ao emprego ou ocupação produtiva e filiação a sindicatos de trabalhadores; de ter necessidades consideradas em todas as etapas do planejamento econômico e social; de viver com nossas famílias e participar em todas as atividades sociais, criativas e recreativas; • à proteção contra qualquer exploração e todo tratamento discriminatório, abusivo ou degradante.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR