SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Datas

Dia do Químico

18 de junho

Dia do Químico
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os químicos são profissionais que estudam a composição, as propriedades e as transformações e reações da matéria - solo, água, ar e poluentes; tintas corantes, borracha, petróleo, têxteis; minerais e metais; metabolismo. Realizam ensaios e experimentos para investigar as reações e possibilidade de transformação das substâncias. Aprimoram e criam produtos, além de determinar novos usos para os já existentes. Buscam métodos de análise que possibilitem o controle de qualidade dos produtos e processos de produção.

Características necessárias

É necessário ter curiosidade científica, habilidade numérica, capacidade analítica, paciência e ser meticuloso. Características desejáveis: atenção a detalhes; capacidade de análise; capacidade de concentração; capacidade de observação; curiosidade; espírito de investigação; facilidade para matemática; gosto pela pesquisa e pelos estudos; habilidade para trabalhar em equipe; interesse pelas ciências; método.

Formação necessária

Para ser químico é obrigatório o diploma de curso superior em química, que tem duração de quatro anos. O diploma de licenciatura é exigido para aqueles que querem atuar como professores no Ensino Médio. Os professores universitários e pesquisadores podem optar pelo diploma de bacharelado e, assim, cursar apenas as matérias de formação especializada. Hoje, a maioria das instituições de Ensino Superior exige pós-graduação. É necessário no mínimo grau de mestre para ter o cargo de professor.

Principais atividades de um químico

O campo de atividades dos químicos é bastante vasto. Suas principais atividades são: indústria: pesquisam a criação ou aperfeiçoamento de produtos (pesquisa aplicada), resolvem problemas como controle de qualidade da produção, análise de matérias-primas e dos produtos fabricados, comandam técnicos e assessoram engenheiros na linha de fabricação, elaboram novos processos de produção, com análise da viabilidade técnica e econômica; avaliação ambiental: atuam em projetos de preservação ambiental, como controle da poluição, para agências do governo ou empresas privadas cujas atividades podem acarretar danos ao meio ambiente; ensino e pesquisa: lecionam no ensino médio e superior; desenvolvem pesquisas básicas (que investigam os processos e propriedades da química) em universidades, institutos e centros de pesquisa; vendas e marketing: apuram as necessidades do cliente e desenvolvem produtos exclusivos e adequados à necessidade; vendem produtos químicos dando aos clientes explicações técnicas necessárias sobre sua composição e aplicação.

Áreas de atuação e especialidades

Ensino: Dar aulas no ensino fundamental, médio e universitário. Químico com atribuições tecnológicas: Pesquisar, desenvolver e controlar processos industriais. Ser responsável por todas as operações da linha de produção, como tratamento de produtos e resíduos, operação e manutenção de equipamento e instalações. Elaborar e executar projetos de processamento, com o estudo de sua viabilidade técnica e econômica.

Químico sem atribuições tecnológicas: Trabalhar com pesquisa pura. Fazer ensaios e testes para padronização e controle de qualidade. Desenvolver novos produtos e métodos de produção.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para químicos é bastante promissor havendo oportunidades principalmente no setor privado e algumas no setor público em empresas estatais. Existem centenas de milhares de profissionais atuando na área de química, entre técnicos, químicos, engenheiros químicos e petroquímicos, sendo que cerca de 90% dos quais estão empregados na indústria. Todos os anos formam-se milhares de químicos nas universidades do país. O setor de vendas técnicas é bastante promissor, principalmente em pequenas e médias empresas. As empresas precisam de profissionais qualificados, com experiência, domínio de inglês e preferencialmente especialização em vendas.

Há oportunidades de trabalho também no setor de química fina: indústria petroquímica, de tintas, adesivos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, fármacos, polímeros condutores de energia elétrica (para serem usados nos circuitos de computadores) e as cerâmicas supercondutoras e super-resistentes, que poderão substituir o metal nos motores. Como hoje a legislação é mais rigorosa com relação à preservação do meio ambiente, também crescem as chances na área de consultoria ambiental.

Curiosidades

A primeira transformação química que transformou a vida humana foi a descoberta do fogo, há cerca de 500 mil anos a.C.
Em 4 mil a.C . o homem primitivo já dominava técnicas como a de obtenção do minério de cobre, fato que inaugurou a Idade dos Metais. O próximo passo foi a descoberta de ligas metálicas, como a do bronze (estanho e cobre), o que propiciou ao homem a confecção de instrumentos mais duráveis, como ferramentas e acessórios.

No Egito e na Grécia a química era confundida com misticismo e magia. Acredita-se que a palavra “química” venha do egípcio, da palavra “khemeia”, que por sua vez vem da palavra “kham”, que quer dizer Egito, pois esses conhecimentos possibilitaram ao país a superioridade bélica na Antiguidade. Há rumores de que a palavra tenha vindo do grego, e seja derivada da palavra “chyma” que significa fundir ou moldar metais.
Com o passar dos tempos os árabes dominaram essa arte, que passou a ser chamada “alkimyia”, e quem a praticava eram os alquimistas.

As pesquisas e descobertas de novos elementos e substâncias possibilitaram inclusive a cura de algumas doenças comuns na época. No século 17 os estudos químicos foram separados da alquimia, com a publicação do livro “O químico cético” do irlandês Robert Boyle.

A química moderna foi instituída pelo francês Antoine Laurent de Lavoisier, com o “Tratado Elementar de Química” de 1789 que revolucionou a ideia da química. A partir de então as pesquisas se aprofundam cada vez mais, e a química assume papéis importantes nas pesquisas tecnológicas.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!