O Dia do Engenheiro é comemorado em 11 de dezembro. Engenharia (<latim ingeniu = “faculdade inventiva, talento”) é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com ideias bem planejadas e em observância aos imperativos de preservação ambiental e de conservação ambiental, na escala que se fizer necessária.
Já se disse que Engenharia é tão somente aplicação da física aliada ao bom-senso. Com os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia, pode-se aperfeiçoá-lo: Engenharia é aplicação prática de algum conhecimento especializado aliado ao bom-senso. Digno de nota é o fato de tradicionalmente as engenharias terem lidado apenas com objetos concretos, palpáveis. Modernamente, porém, esse cenário mudou e deu lugar ao trato também de entidades ou objetos abstratos, não palpáveis. Tais são, por exemplo, as engenharias de custos, informática, de software, entre outras. Numa certa medida, não rigorosa, pode-se incluir nesse novo rol, também as engenharias do ambiente e genética, com as reservas que lhes são próprias. Toda engenharia, contudo, envolve certo grau de abstração. Com as engenharias, conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção e operação de objetos úteis e para o planejamento urbano e ambiental, entre tantas aplicações. Atualmente, a exigência de soluções mais precisas para diversos problemas abrangidos pela engenharia demanda a aplicação de modelos físicos e de modelos matemáticos, incluindo o tratamento de processos de resolução compostos por sistemas de equações diferenciais, que fornecem sistemas de equações algébricas, após tratamento por métodos numéricos adequados, como o método dos elementos finitos e o método das diferenças finitas. Esses métodos são compostos por um forte arcabouço matemático e um conjunto de técnicas, para obter soluções simultâneas, usualmente acopladas, para grande número de variáveis e graus de liberdade daqueles problemas. Tal abordagem é a computacional, objeto de trabalho, pesquisa e desenvolvimento da modelagem computacional.
Áreas da engenharia
Várias são as especialidades/ramos de engenharia. Com o progresso das ciências e das tecnologias que lhes são associadas, mais e mais especialidades continuamente estão a surgir. Eis, a seguir, uma lista não exaustiva das especialidades atuais de engenharia: engenharia acústica; engenharia aeroespacial; engenharia aeronáutica; engenharia aeroviária; engenharia agrícola; engenharia de agrimensura; engenharia agronômica; engenharia de alimentos; engenharia ambiental; engenharia de aquicultura; engenharia de áudio; engenharia de automação; engenharia automóvel (ou automobilística); engenharia de base; bioengenharia; engenharia biofísica - bioengenharia de solos; engenharia biológica; engenharia de bioprocessos e biotecnologia; engenharia biomédica; engenharia biônica; engenharia bioquímica; engenharia canônica; engenharia cartográfica; engenharia civil; engenharia de comissionamento; engenharia de computação; engenharia de comunicações; engenharia da concepção e desenvolvimento de produto; engenharia de controle e automação; engenharia de custos; engenharia econômica; engenharia elétrica; engenharia elétrica e eletrônica; engenharia eletromecânica; engenharia eletrônica; engenharia em sistemas digitais; engenharia de energia; engenharia de estradas; engenharia estrutural; engenharia de exploração; engenharia ferroviária; engenharia física; engenharia florestal; engenharia genética; engenharia geofísica; engenharia geográfica; engenharia de gestão; engenharia geológica; engenharia de hardware; engenharia hidráulica (ou hídrica); engenharia humana; engenharia de informação; engenharia industrial; engenharia industrial madeireira; engenharia de infraestrutura; engenharia informática; engenharia de instrumentação; engenharia de manutenção; engenharia matemática; engenharia de materiais; engenharia de materiais e metais; engenharia mecânica; engenharia mecatrônica; engenharia metalomecânica; engenharia metalúrgica; engenharia militar; engenharia de minas; engenharia multimídia; engenharia naval e oceânica; engenharia nuclear; engenharia óptica (ou ótica); engenharia de pesca; engenharia de petróleo; engenharia petroquímica; engenharia de plásticos; engenharia de produção; engenharia de produção agroindustrial; engenharia de produção civil; engenharia de produção mecânica; engenharia de produção química; engenharia da qualidade; engenharia química; engenharia de recursos hídricos; engenharia de redes de comunicação; engenharia de requisitos; engenharia robótica; engenharia rodoviária; engenharia sanitária; engenharia sanitária e ambiental; engenharia de segurança; engenharia de segurança do trabalho; engenharia de serviços; engenharia de sistemas; engenharia de software; engenharia de tecidos; engenharia de telecomunicações; engenharia de teleinformática; engenharia de telemática; engenharia têxtil; engenharia de transportes; engenharia da usabilidade; engenharia do entretenimento; engenharia de embalagens;