SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024
Dia do Contabilista

Datas

Dia do Contabilista

25 de abril

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”. Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926. Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil. 

Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: “Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade”. O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979. 

O contabilista 

O contabilista é responsável por administrar a situação financeira de quem contrata seus serviços, e isso engloba tanto empresas e instituições como grandes famílias. É um profissional que precisa ter bom conhecimento de legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país. Além disso, conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática, administração, recursos humanos e direito são importantes. Para auxiliá-lo no trabalho, o conhecimento de informática é desejável e está se tornando imprescindível para o dia a dia da profissão. Em época de declaração de Imposto de Renda, o contabilista é ainda mais procurado para auxiliar nos deveres fiscais de seus clientes. Esse profissional trabalha para aplicar a lei e reivindica benefícios para a sociedade em geral, ajudando as empresas a somarem receita e empregos. A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar contabilidade. Pode ser de uma empresa, de uma instituição, até mesmo de uma grande família. Contratado ou trabalhando por conta própria, o que importa é que o contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços. Dentro deste perfil, que atividades ele pode exercer? Numa empresa, por exemplo, ele pode ser responsável pela gestão orçamental, fazer auditorias (‘inspeções’) financeiras, registrar as principais contas, planejar investimentos, controlar gastos, orientar pagamentos, fazer balanços. Vivem imersos em números e documentos. Por isto, precisam conhecer a legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país, os princípios de funcionamento e o patrimônio da empresa onde trabalham. Também precisam de conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática e de alguns ramos da administração, de recursos humanos e do direito. E, cada vez mais, o uso da informática e de novas tecnologias é um diferencial no perfil profissional do contabilista. Os contabilistas também podem ser chamados para ajudar no cumprimento dos deveres fiscais de seu cliente. Na época de declarar o Imposto de Renda, por exemplo, estes profissionais com certeza veem sua carga de trabalho aumentar. Outra atribuição que o contabilista pode exercer é a de revisor de contas. Funcionam como auditores externos, verificando se as contas da empresa em que trabalham estão em ordem. 

Ciência 

Uma das ciências mais antigas do mundo, a contabilidade é utilizada desde a época das antigas civilizações, quando as primeiras técnicas contábeis foram registradas. Um exemplo histórico é a obra Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita, de autoria de Frei Pacioli , publicada em Veneza, Itália, em 1494. Denominada mais tarde de “Partidas dobradas” ou “Método de Veneza”, a publicação é um dos primeiros impressos no mundo e descreve o método com que os mercadores de Veneza controlavam suas operações de compra e venda.  

Onde estudar 

Toda empresa precisa dos serviços de um contabilista. E para que possa executar tais serviços, é necessário que seja registrado no órgão fiscalizador da profissão e ter feito um curso técnico em Contabilidade, equivalente ao 2º grau, ou cursado faculdade de Ciências Contábeis. Com duração mínima de 4 anos, a faculdade oferece disciplinas básicas como Sociologia, Língua Portuguesa, Economia e Administração nos primeiros dois anos. Específicas como Análise de balanços, Orçamento e Legislação Tributária, por exemplo, são ministradas a partir do 3º ano. Mais de 100 faculdades no país oferecem o curso de Ciências Contábeis. Para saber quais são, consulte o site do Guia do Estudante na internet.  

Mercado de trabalho 

Depois de formado, o contabilista pode atuar em diferentes áreas, como Contabilidade Pública, quando controla as finanças públicas; Contabilidade Fiscal, sendo responsável pelo planejamento tributário da empresa; Contabilidade de custos, fornecendo informações sobre preços de mercado; Contabilidade Gerencial, voltada para o controle dos recursos econômicos da empresa e Auditoria, que concentra o maior número de profissionais. Ao desempenhar a função de auditor, o contabilista deve examinar documentos contábeis para checar se a contabilidade da empresa está em ordem. Cerca de 90% dos auditores que atuam no mercado de trabalho são formados em Ciências Contábeis. Até dezembro de 2008, havia 198.642 profissionais e escritórios registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade no Brasil.  

O criador da data 

O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930. Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife. Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Em 1914, a convite do então ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional. No ano seguinte, João de Lyra Tavares foi eleito senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até o fim de sua vida. No Senado, foi membro eminente da Comissão de Finanças e sempre ressaltou os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos. Em 1926, no almoço feito em sua homenagem pelas Entidades Contábeis Paulistas, João de Lyra Tavares foi aclamado presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. Na ocasião, fez um discurso defendendo a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, marco decisivo para o processo de organização dos Contabilistas em bases profissionais, que culminou com a criação do sistema CFC/CRC’s, ocorrida 20 anos depois. 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!