O acontecimento, com palestras e exposição, vai homenagear os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A entrada é gratuita e os interessados devem realizar inscrição prévia.
A programação, que integra as atividades promovidas pelo Exército em todo o país em memória dos combatentes da FEB, inclui palestras com historiadores, discussões dirigidas e painel com pesquisas sobre o tema produzidas pelos próprios Alunos do Centro Solar dos Andradas.
"Nossa atuação na guerra é digna de louvor, de permanente lembrança, por isso que estaremos em setembro realizando o simpósio no CPOR de São Paulo. Em 3 dias vamos tentar relembrar um pouco desta façanha que esses combatentes brasileiros realizaram, que a FEB realizou, de enfrentar com tanta dificuldade as tropas inimigas e voltar vitoriosa nessa campanha na Segunda Guerra”, disse o coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, comandante do CPOR/CMSP.
No site do evento estão as informações detalhadas, como os palestrantes e temas que serão abordados, além do link para inscrição.
CPOR/SP
Criado em 1930, O CPOR/SP tem um elo com a história da Segunda Guerra Mundial e da FEB. No Centro foram formados 40 tenentes que combateram em 1944 as tropas alemãs na vitoriosa campanha na Itália.
Os feitos destes heróis brasileiros são guardados pelo Centro Solar dos Andradas - entre os quais uma placa, inaugurada pelos próprios combatentes em 1964, e que eterniza seus nomes; obuseiros que troaram na guerra, entre outros itens.
Comentários: