SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Colégio Militar de São Paulo recebe Projeto Básico de Engenharia da Fiesp

Geral

Colégio Militar de São Paulo recebe Projeto Básico de Engenharia da Fiesp

O comandante militar do Sudeste, general de exército Eduardo Antonio Fernandes

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O comandante militar do Sudeste, general de exército Eduardo Antonio Fernandes, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, assinaram, na sexta-feira (11), o termo de doação do projeto básico de engenharia das futuras instalações do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) no Campo de Marte, na Capital paulista. O projeto foi elaborado por uma equipe de técnicos e engenheiros do Serviço Social da Indústria (SESI) entre março de 2019 e agosto de 2020.

A cerimônia de assinatura do termo de doação ocorreu no Espaço Cultural do Quartel-General Integrado (QGI) e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general de exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), general de exército Júlio Cesar de Arruda, e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de outras autoridades, integrantes da equipe de profissionais que elaboraram o projeto e alunos do CMSP.

A solenidade teve início com a canção vencedora do concurso de canções do CMSP, de autoria do sargento Cleber Polido, trompetista da Banda Sinfônica do Exército. A canção foi entoada pelo Coral da Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE) e por alunos do CMSP.

Em seguida, o termo de doação do projeto foi assinado e a ordem de serviço da primeira fase da obra foi entregue a Daniel Mello Tolentino de Souza, diretor da empresa Vento Sul Engenharia, vencedora do processo licitatório dessa etapa da obra.

Na sequência, o tenente-coronel R1 Reni e o capitão Magno, capelães militares, realizaram uma bênção.

História

O CMSP é fruto de anos de planejamento, negociações e muita dedicação. O sonho da instalação de um colégio militar em São Paulo começou a se concretizar com a assinatura da portaria de criação do CMSP pelo antigo comandante do Exército, general de exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, no dia 9 de outubro de 2018.

Posteriormente, no dia 3 de fevereiro de 2020, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o atual comandante do Exército, general de Exército Edson Leal Pujol, lançaram a pedra fundamental das futuras instalações do CMSP.

Obras

O CMSP está sendo construído em uma área de 82 mil e 500 metros quadrados, no Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo (SP). O colégio contará com dois pavilhões de salas de aula, um para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio. Também serão construídos campo de futebol com pista de atletismo, parque aquático, ginásio de esportes, auditório com capacidade para 300 pessoas, salas de judô e esgrima, refeitório e pátio de formatura.

Primeiros alunos

Os 85 primeiros alunos do CMSP incorporaram em 2020 no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP). Eles estudarão no Solar dos Andradas até que as obras de construção do CMSP no Campo de Marte sejam concluídas. Em 2021, aproximadamente 170 estudantes cursarão os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. E as primeiras turmas do Ensino Médio estão previstas para 2023.

A ação educacional desenvolvida no CMSP é feita segundo valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.

Sistema Colégio Militar do Brasil

Atualmente existem 14 colégios militares no Brasil. Os colégios militares têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos.

O Exército investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cogntiva, afetiva e psicomotora.

Há duas formas de ingresso nos colégios militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Mais informações estão disponíveis no site www.cmsp.eb.mil.br.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!