SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024
Clube Guapira festeja 100 anos com show de tenor Rinaldo Viana e homenagens

Lazer

Clube Guapira festeja 100 anos com show de tenor Rinaldo Viana e homenagens

Show de tenor Rinaldo Viana e homenagens a entidades e diretores celebrou os 100 anos do Clube Guapira

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Emoções, homenagens, lembranças e muitas alegrias fizeram da cerimônia na quinta-feira, dia 18 de outubro, no salão nobre do Clube Guapira um grande momento.

A ocasião também homenageou autoridades, entidades, diretoria e ex-presidentes. Nada mais justo do que reconhecer o importante papel daqueles que são a razão da existência do Clube Guapira.

Satisfação e emoção contagiaram o público presente durante o jantar em comemoração aos 100 anos da entidade, referência na Zona Norte e na cidade de São Paulo.

O evento ainda foi atraído pela belíssima voz do consagrado cantor e tenor brasileiro Rinaldo Viana que variou do estilo pop de Bocelli ao erudito de Pavarotti, além de canções do inesquecível Elvis Presley.  

Confira depoimentos de alguns convidados e autoridades presentes na cerimônia.

João Carlos Keler, presidente do Clube Guapira: É um momento histórico, o clube sempre viveu de paixão e idealismo, nada mais justo do que comemoramos demonstrando todo esse sentimento que temos pelo Clube Guapira.  Preparamos uma programação especial para esta data onde faremos diversas homenagens aos atuais diretores, ex-presidentes, autoridades, pessoas antigas do clube, colaboradores e  instituições que fazem parte da nossa história. A comemoração dos 100 anos do Clube Guapira teve início no mês de abril, aconteceram vários eventos neste período, como por exemplo festivais de Malha, Dança e de Bocha, Futebol de Campo e Futsal com participação de clubes de todo o Estado de São Paulo, tivemos ainda o show do cantor Leonardo.  E neste mês de outubro estamos finalizando as comemorações.  O último evento em homenagem aos 100 anos do clube aconteceu no sábado, dia 20 de outubro, com um grande baile seguido de uma queima de fogos .  Foi muito divertido para todos aqueles que estiveram presentes”.

O presidente ainda destacou a importância do Clube Guapira para a população.  “O Clube Guapira é uma instituição muito importante tanto para o bairro do Jaçanã como para o Munícipio de São Paulo. Não consigo imaginar o Guapira sem o Jaçanã e nem o Jaçanã sem o Guapira, uma combinação histórica. São duas coisas que se combinam e completam. E vale ressaltar a importância do Clube para o desenvolvimento econômico e social de nosso bairro e também da nossa região. É muito interessante ressaltar que o Clube possui um grande espaço para eventos. Mas um dos grandes diferenciais do Guapira é o benefício proporcionado aos associados, como academia e sauna gratuitas. Além disso, o Clube Guapira conta com piscinas, quadras e campo de futebol. Há uma grande diversidade espalhada pelo Clube. 

Atualmente, contamos com 700 associados no inverno, e no verão, onde temos o nosso maior pico devido ao calor e as piscinas abertas, 1.500 associados.  A entidade ainda  abre espaço para shows de artistas e cantores consagrados da música brasileira como o cantor Eduardo Costa que se apresentou aqui no dia 24 de outubro”.

Keler  aproveitou para deixar uma mensagem a todos os sócios do Clube. “Quero agradecer a todos os guapiranos que estão conosco ou que já passaram pelo Guapira, e também a toda a diretoria que tem trabalhado muito e principalmente aos ex-presidentes, onde cada um teve sua parcela de contribuição para que hoje possamos estar comemorando o nosso centenário”.

O presidente João Carlos Keler iniciou sua trajetória no Clube aos cinco anos de idade quando era sócio, na época dependente do título do pai. Foi diretor adjunto do Clube Guapira e também desempenhou importantes funções como diretor de esportes terrestres. Keler foi eleito presidente do Clube em julho de 2016.

Já para a deputada estadual Clélia Gomes “o Clube Guapira é aquela casa onde todos os munícipes da Zona Norte se acolhem  e que realmente traz para a nossa sociedade algo que vem faltando como a espontaneidade, amizade e cumplicidade que um clube traz na vida das pessoas. Fico muito feliz em estar participando da comemoração dos 100 anos do Clube Guapira. Infelizmente, hoje os clubes perderam esse entrosamento. São poucos os clubes, assim como o Guapirta, que oferecem momentos de lazer, entretenimento e diversão.  Muitas instituições não conseguiram se manter e fecharam suas portas. E o Clube Guapira vem sobrevivendo a tudo isso”.

O deputado federal e senador eleito, Major Olímpio disse que a entidade  enfrentou muitas dificuldades e venceu.

“O Clube Guapira e o Jaçanã têm um significado muito especial para o Estado de São Paulo, para Zona Norte e para todos os brasileiros, pois o  bairro ficou marcado para todo o Brasil, com a música ‘Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.  Esse Clube sempre foi uma casa para todos nós, tanto que eu fiz questão que a convenção do meu partido fosse aqui no Clube Guapira, onde lotamos com mais de 5 mil pessoas e foi o início da jornada que vai transformar o país. Eu frequento o Clube Guapira desde 1978, vim do interior para a Academia do Barro Branco. São poucas as entidades que chegam a esse patamar que o Clube Guapira chegou. Infelizmente, os clubes foram perdendo os atrativos pois os jovens não frequentam mais bailes em clubes, eles preferem as casas noturnas e os bares. As academias de ginástica vieram e tomaram espaço da procura dos clubes. Por outro lado, as academias nos prédios e condomínios tomaram mais ainda esse espaço. Então, a sobrevivência de todos os clubes ficou muito difícil. Aqui no Guapira foi diferente, pois ele possui um público fiel, principalmente nos arredores do Clube. A entidade ainda consegue ter essa força e vitalidade mesmo sendo centenário”. 

Claudio Correa, diretor comercial do Hipermercado Bergamini  afirmou que o  Clube é uma referência para toda a Zona Norte e para a cidade de São Paulo. Ele disse ainda que o Hipermercado Bergamini é um grande parceiro do Clube. “O Clube Guapira possui uma  história muito bonita, pois chegar aos 100 anos de fundação é difícil. A entidade sempre trouxe coisas boas para o bairro e para a região, trazendo sempre importantes times e grandes atletas. O Clube também é importante pelo seu trabalhos social, entretenimento e lazer para a comunidade. E o Hipermercado Bergamini sempre esteve presente e foi parceiro do Clube em vários eventos. Não podemos imaginar a Zona Norte sem o Clube Guapira.  A entidade ainda trouxe muito progresso para a nossa região e para toda a sociedade que nela vive”.

Wagner Calil, diretor social do Clube Guapira destacou a importância do clube e seus primórdios. “Primeiramente é um prazer receber o jornal Semanário da Zona Norte na comemoração dos 100 anos do Clube, referência muito grande para o nosso bairro. Eu participo do Clube ativamente desde criança, estou completando 50 anos de trabalho aqui na instituição. Estou todo esse tempo aqui no Clube participando de shows e festas. E o Clube ajudou muito no crescimento econômico da região. Para mim é um privilégio muito grande estar organizando esta festa em comemoração dos 100 anos da entidade.  Atualmente contamos com muitas parcerias de entidades que nos ajudam a manter os custos do Clube e para que ele permaneça em ordem”.

Presente na solenidade e um dos homenageados da noite, o subprefeito do Jaçanã/Tremembé Alexandre Pires, ressaltou a importância do Clube para a sociedade. “ O Clube Guapira é muito significativo para mim, frequentei  e joguei bola aqui quando era criança. A entidade é uma ótima opção de lazer e esporte, e para ocupar o tempo ocioso. O Guapira ainda se destaca por ser um local

aconchegante e bem localizado. O Clube Guapira chega aos 100 anos com muito estilo, ele tem tradição  e a população que reside no Jaçanã tem amor e carinho especial  pelo  Clube. É gratificante estar presente nesta data tão especial para todos nós. Tenho muitos amigos aqui na região, e como subprefeito estou sempre verificando os problemas no entorno  e colocando as coisas em prática”.

O empresário e proprietário da empresa Sobel, localizada no bairro do Jaçanã,  e um dos fundadores do Clube, João de Favari, lembrou a grande trajetória do clube. “O Clube Guapira faz parte da minha história e da Sobel. Estou aqui desde garoto, passei por todos os cargos do Clube inclusive a presidência. Para nós é um grande orgulho fazer parte dessa trajetória e contar com um Clube como o Guapira, conceituado e bastante frequentado. Tenho o maior prazer em estar participando desta festa em comemoração aos 100 anos da entidade. São poucos os clubes que chegam a este patamar. Um Clube com infraestrutura própria, realmente é o que tem de melhor dentro da Zona Norte. Quero aproveitar a oportunidade e também parabenizar o presidente João Carlos Keler por esta maravilhosa festa, realmente fico lisonjeado e agradecido por esta grande homenagem”. 

História

Fundada em 20 de outubro de 1918, a Associação Atlética Guapira começou por meio da organização de um grupo de moradores do bairro e de funcionários da Vidraria Lupatelli, que organizaram uma equipe de futebol.

Dentro do grupo que participaram da fundação da A. A. Guapira, estavam Cândido José Rodrigues, João de Favari,  Valentim  Mutschelli,  Mario  Pinheiro,  Antonio  Romeu Soares, Ernesto Buono, Elias Chistone, Alcíbio Pinto Barbosa, José Cursino da Cruz,  Luiz  da  Costa,  José  da  Costa,  Primo  Corsini,  João  Bento  Rodrigues, capitão Antonio Joaquim Nascimento, José Marcondes, Milton Morais Salgado, Damásio da  Silva,  Lucio  da  Silva,  João Teixeira  de  Barros, Antonio  Matatudo, José Gonçalves e Francisco Pinto.

Foi no início da década de 1960 que surgiram alguns clubes de campo e assim, a Associação Atlética Guapira passou a se chamar Clube de Campo Associação Atlética Guapira. Nesse momento o clube passou a contar com novos associados e o desafio estava em ter uma infraestrutura que fosse à altura do clube. Nos anos seguintes o clube passou a ter restaurante, quadras de bocha e basquete, sauna e espaço de massagem. Ao longo dos anos o C.C.A.A. Guapira teve algumas sedes e foi crescendo sua estrutura, mas foi em 1991, um marco na construção da atual sede, com 10 mil pessoas presentes na inauguração. Ainda na década de 1990, os dirigentes do clube entregaram novos espaços para os associados e fizeram a aquisição de mais 36 mil metros quadrados para novas instalações. Ao completar 100 anos, o C.C.A.A. Guapira traz muitas histórias e é o orgulho dos moradores do bairro do Jaçanã.

Ao longo de sua história, disputou competições amadoras de futebol e sagrou-se três vezes campeão amador da cidade de São Paulo (em 1958, 1960 e 1964). Entrou para o profissionalismo em 1982, tendo disputado torneios oficiais do futebol paulista até 2002. Nesse período, o Clube conquistou, de forma invicta, o Campeonato Paulista da Série B2 (quinta divisão) de 1998, e foi vice-campeão do Paulista da Terceira Divisão (quarto nível do futebol do Estado) de 1989.

Atualmente, o Clube Guapira oferece uma área de 75 mil metros quadrados contando com uma reserva de mata atlântica perfeita para a realizar caminhadas e fazer um piquenique com toda a família.

Momentos memoráveis

O primeiro jogo de futebol realizado pelo Guapira ocorreu em 1918, contra Santos Dumont, o que resultou a primeira vitória da equipe. O Clube, durante toda sua história foi enriquecido com grandes craques que passaram pela entidade.

Uma das grandes vitórias foi contra o Corinthians do Bom Retiro, o jogo acabaou 11 a 2 para o Guapira, porém não foi  uma partida fácil, o time começou perdendo de 2 a 0.

Um dos craques que passou pelo Clube foi Osvaldo Depetrini, apelidado carinhosamente por Osvaldinho.

E um dos momentos memoráveis do Clube foi quando o astro mundial de futebol, Garrincha, esteve presente num evento festivo, acompanhado por outros grandes jogadores de futebol como Lima (cunhado do Pelé), Djalma Santos e Aguinaldo.

O acontecimento ocorreu em 1970 durante um jogo em homenagem ao aniversário do Clube. A final foi Guapira e Milionários, time de ex- craques. 

Outro grande craque que passou pelo Clube em 1991 foi o jogador de Futsal, Falcão. O craque ganhou todos os títulos no cenário mundial.

Títulos que o Clube Guapira conquistou:

1935 - Campeão da Liga Riachuelo

1945 - Campeão da Sub-Divisão Riachuelo

1957 - Campeão da Divisão Principal de Amadores da Federação Paulista de Futebol

1958 - Campeão Amador da Capital

1960 - Campeão Amador da Capital

1964 - Campeão Amador da Capital

1985 – Juniores Campeão na 3ª Divisão Estadual

1986- Juniores Campeão do Estado de São Paulo

1989 – Vice – Campeão da 3ª Divisão

1998 – Campeão Paulista Invicto – Série B1-B

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!