SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Saúde

CEO do Grupo São Cristóvão Saúde recebe homenagem da Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu na quinta-feira, dia 7 de abril

CEO do Grupo São Cristóvão Saúde recebe homenagem da Câmara Municipal de São Paulo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu na quinta-feira, dia 7 de abril, no Instituto de Ensino e Pesquisa IEP Dona Cica, a sessão solene em homenagem ao Grupo São Cristóvão Saúde e ao presidente/CEO da instituição Valdir Pereira Ventura.
Na ocasião foram entregues as  honrarias Salva de Prata e Medalha Anchieta.  O evento contou com autoridades, convidados e imprensa. 
Para Maurício Martins, representante do deputado federal  Arnaldo Fária de Sá  “o patrimônio do Grupo São Cristovão Saúde para a Zona Leste de São Paulo é algo incalculável. Quando  o São Cristovão se dispôs a ser a principal forma de atendimento à saúde de toda a região leste, a instituição fez isso com excelência  e uma grandiosidade que conseguiu abraçar e dar sustentação que as vezes até o Poder Público não possui.  E essa homenagem ao engenheiro Valdir Pereira Ventura, presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, é um reconhecimento em tudo que o Grupo São Cristovão faz pela cidade de São Paulo. É importantíssimo este ato de homenagem porque o município precisa dessas entidades filantrópicas que fazem com que a saúde chegue a todos os lugares.  O Sr. Valdir Ventura e toda sua equipe tem uma luz que é algo inimaginável. As pessoas que não conhecem o trabalho do Grupo precisam conhecer. E o Valdir Ventura conduz esta instituição com grande maestria”.    
Para Paulo Matarazzo, diretor de marketing do Grupo São Cristovão Saúde “essa homenagem é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade. Nós estamos expandindo na região e também como Plano de Saúde. A premiação é para pessoa física Valdir  mas também extensiva para a instituição. Nós temos um líder que comanda a entidade, e nós colaboradores procuramos segui a ideologia do nosso presidente. Cada um no seu segmento, procure fazer o melhor possível para que tenhamos o reconhecimento. A imagem do Grupo São Cristovão cresceu nesses últimos anos, e temos uma condição favorável principalmente aqui na região onde atuamos . E aos poucos, com o pé no chão e muita responsabilidade, vamos crescendo cada vez mais e assim abranger mais pessoas ao nosso Plano de Saúde”.
O diretor destacou a expectativa da retomada das atividades após dois anos de pandemia. “A pandemia foi uma experiência  totalmente maluca. No início, ninguém sabia   o caminho a ser seguido, além da falta de material e equipamento. Na época, adotamos um critério de diferente de trabalho onde nos reuníamos semanalmente para discutirmos planos de ação para a semana seguinte  e adequação das internações  do atendimento dos pacientes de Covid. Reconheço que foi um aprendizado muito grande . Agora felizmente  nós estamos passando uma fase diferente. No hospital não temos nenhum paciente com Covid . Isso é muito favorável . Hoje olhamos para traz e vemos  que fizemos o correto. Os números mostram que as coisas estão melhores”. 
Para o  diretor comercial Ronaldo Martins, a pandemia foi uma época de muito aprendizado “O mundo foi feito para pessoas que realmente enfrentam as dificuldades. A economia está retornando. Com isso, tiramos uma grande lição e agora temos que gerar empregos principalmente para os jovens que estão iniciando a carreira. A dádiva de Deus é continuar trabalhando e o Grupo São Cristovão tem esse DNA. Uma instituição que é brilhantemente dirigida pelo engenheiro Valdir Pereira Ventura. E a perspectiva para 2022 é positiva. O Grupo se preparou e está se preparando bem. O Valdir tem uma visão muito futurista. É possível observar pelas nossas instalações e por tudo que o Grupo faz. O futuro a nós pertence.   
Ronaldo também afirmou a importância da homenagem à instituição e ao presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Valdir Pereira ventura. “Ambas as medalhas são fabulosas. A Medalha Anchieta é bem paulistana,. Realmente o Valdir tem esse mérito. É um homem merecedor desta homenagem”.   
O advogado e past-governador do Rotary Club José Luiz da Silva Toro falou do legado positivo que a pandemia deixou para a humanidade principalmente no setor corporativo.  “ A pandemia foi um momento muito difícil para humanidade, perdemos muitos amigos.  Apesar do sofrimento, a pandemia também deixou um legado positivo. Na área empresarial, ela idealizou várias coisas como a telemedicina.   Eu estou participando de um projeto na Câmara Municipal de São Paulo que é a telemedicina após a pandemia. Desde 2002, estamos discutindo  a importância da telemedicina, porém, a iniciativa teve um grande avanço durante a pandemia. Outro legado positivo que a pandemia deixou foi o trabalho remoto, o ensino à distância entre outros.   As universidades do mundo inteiro abriram seus cursos à distância e as coisas hoje estão muito mais fáceis e possíveis.  E o setor de saúde foi muito valorizado tanto na área pública com o privada”.
Toro também  ressaltou  a importância da homenagem ao CEO do Grupo São Cristovão Saúde, Valdir Pereira Ventura. “É muito importante quando um Poder Público reconhece pessoas como o Sr Valdir Ventura e instituições como o São Cristovão. É a cidade de São Paulo reconhecendo um dos seus filhos mais ilustres e que tem um trabalho benemérito. Além do empresário tem o homem e a pessoa que trabalha com muita sensibilidade. A entidade se expandiu para outras regiões além da Zona Leste. Fico muito orgulhoso de fazer parte desta família e integrar esse grupo, e principalmente de poder trabalhar sob a liderança do engenheiro Valdir Ventura. Um homem visionário e que em pouco tempo transformou o Grupo São Cristovão.  Hoje o Hospital é um dos melhores de São Paulo e do mundo. Uma medicina de altíssima  qualidade e com profissionais altamente capacitados”.
Para o presidente da Associação Portuguesa de Desportos Antonio Castanheira “ fui eleito presidente do centenário da Portuguesa em 2020 e também  da pandemia. Foi um momento crucial da atividade econômica em geral. Quem passou por esse período e conseguiu se sustentar vai andar bastante. Estamos sentindo a retomada a abertura do comércio , dos shows e eventos. Então, tenho muito otimismo de que tudo vai se restabelecer em todas as áreas.  A Portuguesa é um clube centenário e mais amado do Brasil. Não está sendo fácil e tivemos que fazer uma reestrutura financeira. Aposto muito  que mesmo com a pandemia intensa, a Portuguesa lutou bastante para subir nos campeonatos. Inclusive fomos campeões da Copa Paulista. Isso é maravilhoso para a comunidade e para a torcida da Portuguesa.  O clube tem história, tradição e  é querida e faz falta na elite”.
Castanheira também falou da parceria do clube com o Grupo São Cristovão. “Essa parceria é de grande sucesso e é uma honra colocar o São Cristovão na camisa da Portuguesa. Neste campeonato paulista, a Portuguesa conseguiu visualização  das mídias de mais 550 mil pessoas. A nossa ideia é implantar um plano de saúde oficial para a comunidade portuguesa. E O São Cristovão é o produto ideal.  Parabenizo a instituição pela honraria. Isso nos enche de orgulho. O Sr Valdir é uma pessoa comprometida com o aspecto técnico do grupo. A nossa cidade precisa de pessoas como ele”.
Já par ao presidente do Clube Atlético Juventus Antonio   Ruiz Gonsalez “graças a Deus essa pandemia está indo embora e todos os problemas que ela nos trouxe não foi pouco. Graças a Deus está passando e o Juventus está aumentando o número de associados e estamos começando a fazer grandes shows. E a nossa parceria com o Grupo São Cristovão é muito importante. Graças ao São Cristovão o clube hoje está em pé.  O patrocínio da instituição foi fundamental para nós, inclusive para poder pagar a folha de pagamento  e os compromissos que nós tínhamos.  E é jus essa homenagem da Câmara Municipal de São Paulo. O Sr Valdir é um grande empreendeor e empresário, e merecedor desta homenagem . Espero que ele receba muitas e muitas homenagens como estas porque ele é um trabalhador. E devido ao São Cristovão a Mooca está num patamar graças a Deus elevado”.
Para  o superintendente da Distrital Mooca da Associação Comercial de São Paulo Juraci José Pereira “ a pandeia foi um desafio enorme de manter as atividades da Associação Comercial na região. Mas a distrital não parou e fomos para o mundo online e continuamos fazendo nossos eventos e aproximando nossos empresários através do Grupo Ativar Negócios e o  Portal Vitrine.  E também palestras sobre setor empresarial e de saúde com objetivo de orientar os nossos associados.  E essa homenagem ao Grupo São Cristovão e ao Valdir Ventura é algo valioso e importante que veio em boa hora. Eles fazem muito pela nossa região e não pararam durante a pandemia.  Essas homenagens são merecedoras porque a gente vê o quanto eles cuidam dos seus beneficiários”. 
De acordo com diretor tesouteiro David Antônio Marques Ferreira “Especificamente na área da saúde foi muito difícil no período da pandemia. Por um lado a novidade da pandemia e tudo que ela representou e por outro lado represamento dos tratamentos e das cirurgias combinando com um reajuste nos planos de saúde. Tudo isso resultou num momento de muitas dificuldade para manter a infraestrutura e agora um novo começo. E esta homenagem é merecedora e o resultado de todo o trabalho do grupo. São 2200 colaboradores. E para o Sr Valdir é um reconhecimento deste líder incansável e obstinado. Eu o conheço há mais de 50 anos, e isso ele herdou do pai dele”.     
  Discurso da Vereadora Rute Costa
Gostaria de saudar a todos os presentes que muito nos honram através desta solenidade, nesta noite.
Estou muito contente, em poder estar aqui, representando a Câmara Municipal de São Paulo, como vice-presidente da casa, para homenagear o Sr. Valdir Ventura, Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde.
Nobres colegas, não existe ocasião melhor do que essa, uma data tão importante, dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, para outorgar a Salva de Prata ao Hospital e Maternidade São Cristóvão por seu importante trabalho de impacto na área da Saúde e para o Município de São Paulo, bem como a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Sr. Valdir Pereira Ventura.
O Grupo São Cristóvão, que em dezembro de 2021 completou 110 anos, é reconhecido por grandes feitos históricos, e que renderam à Instituição a excelência e a credibilidade no atendimento aos moradores da Zona Leste Paulista, na tornando-se uma referência e um hospital muito tradicional na região. É uma instituição que, através do envolvimento de profissionais de extremo caráter, perfil ilibado e ótima liderança, hoje, se torna referência em saúde para o nosso Município.
A Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão surgiu em 1911, na cidade paulista, como Sociedade Internacional Beneficente dos Choferes do Estado de São Paulo. A entidade era voltada para a proteção dos motoristas de praça, que logo depois, devido à necessidade, expandiu o foco, passando a proporcionar serviços médicos a todos os associados.
Em meados dos anos 1950, devido à grande quantidade de pessoas que necessitavam de cuidados médicos, a diretoria da Instituição resolveu construir um completo e vasto centro hospitalar, sendo inaugurado, em dezembro de 1965, o Hospital e Maternidade Sã Cristóvão.
E foi a partir de 2007, até tempos atuais, com a gestão do CEO/Presidente do Grupo São Cristóvão, Engenheiro Valdir Pereira Ventura, que a Instituição se aprimorou na qualidade e no preparo ao atendimento de seus beneficiários, conquistando importantes selos de qualidade e investindo na capacitação profissional, firmando novas parcerias com empresas conceituas no mercado laboratorial, odontológico e remoções médicas. Com isso, expandiu a estrutura de atendimento, aumentando o número de leitos (de 171 para 302) e vidas (de 41 mil para 155 mil no Plano de Saúde e 16 mil no Plano Odontológico).
Através das novas diretrizes administrativas, realizadas pelo Sr. Valdir, foi possível realizar uma grande modernização na estrutura de atendimento, investindo em diversas áreas, equipamentos, certificações e em profissionais cada vez mais qualificados, contando com mais de 2.200 colaboradores.
A história do hospital se mistura com a história do bairro da Mooca e consequentemente, com a história da nossa cidade de São Paulo. Isto posto, inegável a importância de complexo hospitalar para a qualidade de vida dos paulistanos.
E essa importância passa, principalmente, pelas mãos do Sr. Valdir:
Formado em Engenharia Mecânica/Segurança e Higiene do Trabalho/Administrador de Empresa, MBA com especialização em Planejamento e Implementação de Projetos pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e Pós-Graduado em Gestão de Saúde pela Faculdade Getúlio Vargas. Adquiriu 32 anos de experiência profissional na empresa automobilística multinacional, Ford Motor Company Brasil LTDA.
No ano de 2007, ocupou a gestão administrativa do São Cristóvão Saúde, como Presidente do Conselho Deliberativo e, em 2011 como CEO do Grupo, sendo responsável pelas Unidades de Negócios que envolvem: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa, Centros Ambulatoriais, Centro de Atenção Integral à Saúde, Projetos Filantrópicos e Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão.
Por toda essa dedicação, nessa noite eu ofereço ao Sr. Valdir a Medalha Anchieta e o diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, que são concedidos conjuntamente a pessoas nascidas na cidade de São Paulo por ações e trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos.
E também concedo a Salva de Prata ao Grupo São Cristóvão Saúde, que é oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades, também como forma de destacar os serviços prestados para a cidade.
Esse é um gesto de gratidão da cidade de São Paulo pelos trabalhos realizados pelo Grupo São Cristóvão e seu gestor!
Parabéns Dr. Valdir e grupo São Cristóvão!


Discurso engenheiro Valdir Pereira Ventura, presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde
Senhoras e Senhores, autoridades presentes, boa noite a todos.
 O Grupo São Cristóvão Saúde, entidade centenária que represento, é referência no atendimento à população da Mooca e adjacências, Itaquera, Zona Norte, além dos municípios da Grande São Paulo, ABC e Baixada Santista.
Nesta trajetória de 110 anos de existência, a Instituição tem focado suas ações na excelência da qualidade dos serviços prestados aos 160 mil beneficiários do Plano de Saúde e 17.000do Plano Odontológico São Cristóvão Saúde, nas acreditações de Qualidade nacional (nível de excelência) e internacional (Canadense), na humanização do atendimento disponibilizado aos pacientes do Hospital e Maternidade São Cristóvão, nos constantes investimentos realizados nos 8 ambulatórios próprios especializados, acrescido do CAIS -  Centro de Atenção Integral à Saúde, ambulatório especializado em promoção, prevenção e reabilitação à saúde e no Instituto de Ensino e Pesquisa “Doa Cica”, além dos nossos credenciados, cerca de 321 pontos de atendimentos. Com muito orgulho reitero nossa missão e compromisso com àqueles que vivem em vulnerabilidade social por meio da provedoria da Santa Casa de Francisco Morato, entidade que presido, e dos diversos Programas Filantrópicos onde disponibilizamos assistência médica, odontológica e aprimoramento profissional para o Sistema Único de Saúde – SUS.
Hoje, dia 7 de abril, dia Mundial da Saúde, é uma honra receber a Medalha Anchieta reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo que é a maior honraria concedida a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos, menção que muito nos orgulha, pois ao participarmos da composição das ações em assistência e gestão da saúde, contribuímos para uma melhor qualidade de vida à população beneficiada.
Do mesmo modo, a Salva de Prata concedida ao Grupo São Cristóvão Saúde, a mais alta honraria outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo, destaca e reafirma a relevância das nossas realizações, o comprometimento pela conscientização popular e o engajamento pelas causas sociais do Grupo.
Sermos laureados por esses importantes títulos entregues pela Câmara Municipal de São Paulo, aumenta a responsabilidade que todos temos com a sociedade. Se a nossa principal missão é cuidar do próximo, que façamos mais e cada vez melhor, com humanização, respeito e cuidado.
Meus sinceros agradecimentos à Câmara Municipal de São Paulo, através de seus Valorosos Vereadores que atuam com muita lucidez e clareza, demonstrando o profundo respeito aos cidadãos da nossa Cidade.
Estendo meus agradecimentos, na pessoa de sua vice-presidente, a Vereadora Rute Costa, que trabalha incansavelmente com o olhar especial aos menos favorecidos e com muito amor e respeito ao próximo.
Sinto-me lisonjeado e emocionado pelo reconhecimento e o valor dado ao nosso trabalho e dedicação.
Agradeço ao Grupo Jornal da Mooca representado pelo Sr. Nelson Costa Junior e pela Sra. Marcelle Fernandes Costa e a todos aqui presentes.
Obrigado e uma ótima noite!
Valdir Pereira Ventura  Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde

Curriluns: 
Presidente/CEO Valdir Pereira Ventura
Graduado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Engenharia de Segurança, Administrador de Empresas, MBA em Implementação e Planejamento Estratégico (University of Michigan Business School) e MBA de Gestão em Saúde (FGV), Valdir Pereira Ventura foi funcionário da Ford do Brasil por 32 anos, onde começou como trainee até ocupar o cargo de Diretor da Linha Veicular. 
Assumiu a presidência do Grupo São Cristóvão Saúde em julho de 2007, após a morte de seu pai, o administrador e diretor Sr. Américo Ventura que, dentre outros valores, deixou como a retidão, a solidariedade e outros tantos valores que pautam atualmente sua administração. 
Atualmente, ocupa também o cargo de Diretor Financeiro da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP). Dentre as premiações já recebidas, Valdir Ventura foi eleito um dos “100 mais Influentes da Década”, troféu destinado aos grandes executivos da área health que se destacaram pelos serviços de saúde oferecidos durante sua gestão nos últimos 10 anos, além de mais de 260 premiações, todas elas concentradas no Memorial São Cristóvão, que também conta com o acervo físico, digital e interativo da Instituição. 

Vereadora Rute Costa
Formada em Psicologia, concluiu sua especialização em Psicopedagogia. Em seu primeiro mandato, Rute Costa se destacou na Câmara com números expressivos: foram 165 Projetos de Leis apresentados (sendo 130 como autora e 35 como coautora – até dez/2020); Mais de R$ 5 milhões destinados à Saúde municipal por meio de emenda parlamentar; quase 3 mil atendimentos dos mais diversos âmbitos municipais através de seu gabinete; Criação da Frente Parlamentar Evangélica; 23 PLs sancionados; Inserção do gospel na Secretaria da Cultura e na Virada Cultural Paulistana; Presidente da Comissão Permanente da Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher em 2017; Vice-presidente da Comissão de Administração Pública em 2018; Membro da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, membro da Corregedoria da Câmara Municipal de 2018; foi eleita por unanimidade como 2° vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo no ano de 2019 e por dois anos seguidos, foi integrante da mais importante Comissão da Câmara Municipal de São Paulo: a CCJ.
Em reconhecimento a esses expressivos números, a vereadora Rute Costa (PSDB) foi reeleita com 47 votos para ocupar a 1ª vice-presidência da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Anunciante 039

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!