SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Assembleia Legislativa de São Paulo celebra o Dia do Contabilista

Sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Na noite de segunda feira, dia 6 de maio, o deputado estadual Itamar Borges, realizou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no dia 25 de abril, desde que foi instituído em 1926, pelo senador João Lyra Tavares.

A data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa.

O setor contábil conta com 150 mil profissionais no Estado de São Paulo, e 500 mil em todo o Brasil. 

Após as manifestações de apoio e agradecimento, tiveram início as homenagens aos representantes das entidades contábeis. Receberam a placa: Sérgio  Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas (Fenacon); Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) representando o presidente   Joaquim de Alencar Bezerra; Eduardo Augusto Maldonado Sant’Anna, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon); Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC- SP); Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp);Antônio Eugênio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont);  Marco Antonio Pires, vice-presidente  do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional  (Ibracon) representando o presidente  Carlos Augusto Pires; Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo(Apejesp); Milton Toledo, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração  e Contabilidade (Anefac); Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC); Reynaldo Pereira Lima Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon – SP) e o  deputado estadual Itamar Borges.

Para o deputado estadual Itamar Borges “há muito  tempo o profissional da contabilidade tem o reconhecimento da Assembleia Legislativa de São Paulo e a sessão solene é uma forma de tornar público e reconhecer oficialmente o valor e a importância do profissional e das entidades  contábeis, e acima de tudo, o papel que elas exercem perante as empresas e empresários seja na orientação,  no planejamento, no direcionamento, no enfrentamento das questões e sobretudo na construção de propostas e pautas que são levadas ao Governo do Estado tais como a desburocratização, desoneração tributária e na simplificação da vida do empresário. Ninguém melhor do que o profissional da contabilidade para identificar a real necessidade do empresário e da empresa. O trabalho do contador é fundamental porque ele faz o diagnóstico e o planejamento para o dia a dia da empresa, além de identificar os riscos”. 

Já para Reynaldo Pereira Lima Júnior, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP “o  profissional de contabilidade tem importante papel na interlocução entre o Fisco e o contribuinte.  Ele também é fundamental para seus clientes, pois traduz a relação comercial do empreendedor para que o empreendedorismo cresça no país. Infelizmente, hoje a grande trava para o crescimento do Brasil é a carga tributária, pois traz muitas dificuldades para o desenvolvimento do país.  Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil consome quase 2 mil horas por ano  para calcular impostos, enquanto outros países gastam apenas 200 horas. O Brasil ocupa o 184º lugar na geração de tributos em relação aos 190 países.  Nesse mesmo ranking, o país está em 109º lugar na dificuldade de gerar negócios, e a meta do novo governo é chegar no 50º lugar.   O contador tem  o papel de  ser orientador, gestor e parceiro  do empresário melhorando o ambiente de negócios, mas tudo isso depende muito da consciência empresarial e saber usar a contabilidade como ciência e não como mero apurador de tributo, principalmente esses jovens que estão utilizando mais a parceria do contador devido à tecnologia”.

Reynaldo também falou do mercado de trabalho para quem está ingressando na carreira contábil. “O mercado é promissor principalmente para aqueles  profissionais que têm consciência desse papel como ciência e o uso da tecnologia”.  

Fundado em 12 de janeiro de 1949, com a denominação de Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, o atual Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) tem como principal objetivo ser um porta-voz perante os poderes do Estado em seus vários níveis, reivindicando e defendendo seus interesses e direitos, procurando a valorização das atividades das empresas representadas e a ampliação de seu mercado, colaborando para o desenvolvimento de seus recursos humanos, promovendo a educação continuada e a disseminação de informações importantes para a atividade empresarial; sempre criando incessantemente novos serviços e vantagens para o seu público.

“O Sescon é uma entidade sindical que representa as empresas contábeis, além de representar mais de 60 categorias profissionais compostas por 100 mil empresas. Atualmente, contamos  com 8 mil associados”, destacou Reynaldo.

Para o presidente do Sescon, é excelente a iniciativa do deputado estadual Itamar Borges. 

“Hoje estamos comemorando o Dia do Contabilista que aconteceu em 25 de abril, onde representamos 500 mil profissionais em todo o Brasil, só em São Paulo são 150 mil profissionais. Agradecemos a proposta do deputado estadual Itamar Borges que anualmente nos recebe na Assembleia Legislativa para esta homenagem, é meu primeiro ano como presidente da entidade e me sinto muito honrado em estar sendo representado pelo Sescon-SP e esse grande número de profissionais da contabilidade e das instituições congraçadas, formadas por um grupo de entidades do Estado.  O deputado tem muito carinho e reconhece a nossa profissão”.

Para Carlos Alberto Baptistão, vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, “ a iniciativa do deputado estadual Itamar Borges é fundamental, pois ele está sempre ao lado da classe contábil  nos apoiando e assessorando quando precisamos estar perto do Poder Público. A categoria tem se valorizado muito graças a esses eventos  e essa representatividade. O contabilista é importante em todos os momentos da empresa desde a abertura, cuidar para que ela seja bem gerida durante seu período, e eventualmente  até o fechamento dela. Para isso, é necessário contar com um contabilista que esteja estabelecido no mercado. Ressalto também para esses jovens que estão ingressando na carreira contábil que eles se dediquem, estudem, aperfeiçoem e trabalhem com ética, pois é uma profissão que exige muito dos profissionais e é de suma responsabilidade porque um erro, pode levar o empresário à falência”.   

Já para Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, que se sentiu  honrada com a homenagem prestada na  Assembleia Legislativa de São Paulo, assim se expressou: “Aqui em São Paulo representamos 150 mil profissionais num total de 500 mil no Brasil. Então, ter um dia para celebrar e refletir sobre as conquistas e receber todo esse reconhecimento da sociedade, sem dúvida nenhuma, nos alegra muito. Para nós é motivo de muito orgulho e alegria pertencer uma classe que tem uma profissão regulamentada no nosso país”.

A presidente também destacou a importância do profissional de contabilidade para as empresas e para a sociedade brasileira. “Ele é indispensável para todo empreendedorismo no nosso país. Aonde existe uma empresa formalmente constituída tem a presença de um profissional  de contabilidade, isso é obrigatório por lei e o código civil assim estabelece.  A  gente tem plena certeza de que ele atua inspirando, ajudando e simplificando a vida de todo o empreendedor  brasileiro”. 

Presente na solenidade em homenagem ao Dia do Contabilista, a vereadora Edir Sales falou do papel do profissional e da iniciativa do deputado estadual Itamar Borges em homenagear esses profissionais. “É fechar com chave de ouro esta festa maravilhosa aqui na Assembleia  Legislativa de São Paulo. Todos os contabilistas merecem  esta homenagem. Temos que cumprimentar os contabilistas todos os dias do ano porque é uma profissão árdua, não é fácil você  cuidar da empresa dos outros. A homenagem ao Dia do Contabilista teve início na Câmara Municipal de São Paulo, e em seguida no  Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. As duas maiores casas legislativas da América Latina se congratulando com esses profissionais da contabilidade. A sociedades e as empresas públicas e privadas não sobrevivem  se não tiver  um contador, e muito me honra representar esta classe gloriosa da contabilidade na Câmara Municipal de São Paulo”.   

Para o deputado estadual Castelo Branco “o deputado estadual Itamar Borges ao homenagear os profissionais de contabilidade confere um reconhecimento social a uma entidade de classe tão importante quanto o  Conselho Regional de Contabilidade e as entidades afins. Uma entidade antiga que remonta há 1926, na verdade antes desta data com os chamados guarda-livros com histórias românticas do Brasil império, o próprio Visconde de Mauá foi guarda-livros,  e os portugueses nos ensinaram esta arte da contabilidade hoje muito sofisticada. A Assembleia Legislativa de São Paulo através do deputado Itamar Borges homenageia e prestigia esta classe tão importante para a sociedade brasileira.   Posso falar sobre esse assunto com bastante propriedade, pois meu avô  foi fundador do Sindicato e da Primeira Ordem dos Contadores em 1930 na cidade de São Paulo. Depois  ao ingressar no Exército  observei que as Forças Armadas têm uma boa administração e excelente contabilidade, e também por ter me tornado empresário, senti todo o drama de ser empreendedor  no Brasil.

Pude verificar a importância da classe de contadores . Eu me orgulho de ter grandes amigos contadores, sou testemunha viva do sucesso da classe e da importância deles”.

Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) “me sinto privilegiado em representar as entidades congraçadas de São Paulo nesta solenidade. O profissional de contabilidade é o responsável pelo registro dos elementos que constituem o Produto Interno Bruto de um empreendimento e do Brasil”. 

Sérgio  Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas (Fenacon), disse que “não podemos esquecer que o total das empresas nacionais necessitam de profissionais da contabilidade oferecendo assessoria e acompanhando seus negócios para que de fato a empresa possa resolver e decidir com mais clareza e técnica a decisão do dia a dia de seus negócios. Fico feliz com essa homenagem pelo reconhecimento à nossa profissão, e acima de tudo importante para o desenvolvimento da nossa sociedade e do país”.

Sescon–SP/ Aescon-SP

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, foi fundado em 12 de janeiro de 1949, com a denominação de Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, tendo sido sediado, inicialmente, na Rua da Consolação, nº 318, onde funcionava o Instituto Superior de Preparação Técnica.

O processo de transformação em entidade sindical iniciou-se logo após a fundação junto ao então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

No início da década de 1960, foi alterada a base territorial e o âmbito de representação, passando a entidade a ter a denominação de Associação Profissional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

Em 4 de novembro de 1964, ocorreu o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho com a expedição da respectiva Carta Sindical com a denominação de Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, representando a respectiva categoria econômica do 3º Grupo - Agentes Autônomos do Comércio - do Plano da Confederação Nacional do Comércio.

No final da década de 1970 adquiriu sua sede própria na Rua Formosa, nº 367, 23º Andar – Centro, local no qual permaneceu por mais de 20 anos.

Em 27 de maio de 1987, a entidade passou a ter sua denominação atual: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

No final do ano de 2000, mais precisamente no dia 8 de dezembro, o Sescon-SP inaugurou sua nova sede social, localizada na Av. Tiradentes, 960 – Bairro da Luz, contando com 5.000 m2 de modernas instalações visando a consecução de seus objetivos sociais:

Representar perante as entidades de direito público ou privado os interesses gerais de seus filiados;

-Celebrar convenções ou acordos coletivos de trabalho, bem como defender em dissídios coletivos as categorias econômicas representadas;

- Eleger ou designar os representantes das categorias;

- Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com as categorias que representa;

- Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social;

- Manter serviços de consultoria jurídica aos seus associados;

- Promover a conciliação nos dissídios de trabalho;

- Promover convênios técnico-operacionais com entidades em geral;

- Criar e manter cursos de atualização, formação e modernização profissional para os filiados.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no LinkeDin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Assembleia Legislativa de São Paulo celebra o Dia do Contabilista

Na noite de segunda feira, dia 6 de maio, o deputado estadual Itamar Borges, realizou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no dia 25 de abril, desde que foi instituído em 1926, pelo senador João Lyra Tavares.

A data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa.

O setor contábil conta com 150 mil profissionais no Estado de São Paulo, e 500 mil em todo o Brasil. 

Após as manifestações de apoio e agradecimento, tiveram início as homenagens aos representantes das entidades contábeis. Receberam a placa: Sérgio  Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas (Fenacon); Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) representando o presidente   Joaquim de Alencar Bezerra; Eduardo Augusto Maldonado Sant’Anna, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon); Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC- SP); Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp);Antônio Eugênio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont);  Marco Antonio Pires, vice-presidente  do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional  (Ibracon) representando o presidente  Carlos Augusto Pires; Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo(Apejesp); Milton Toledo, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração  e Contabilidade (Anefac); Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC); Reynaldo Pereira Lima Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon – SP) e o  deputado estadual Itamar Borges.

Para o deputado estadual Itamar Borges “há muito  tempo o profissional da contabilidade tem o reconhecimento da Assembleia Legislativa de São Paulo e a sessão solene é uma forma de tornar público e reconhecer oficialmente o valor e a importância do profissional e das entidades  contábeis, e acima de tudo, o papel que elas exercem perante as empresas e empresários seja na orientação,  no planejamento, no direcionamento, no enfrentamento das questões e sobretudo na construção de propostas e pautas que são levadas ao Governo do Estado tais como a desburocratização, desoneração tributária e na simplificação da vida do empresário. Ninguém melhor do que o profissional da contabilidade para identificar a real necessidade do empresário e da empresa. O trabalho do contador é fundamental porque ele faz o diagnóstico e o planejamento para o dia a dia da empresa, além de identificar os riscos”. 

Já para Reynaldo Pereira Lima Júnior, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP “o  profissional de contabilidade tem importante papel na interlocução entre o Fisco e o contribuinte.  Ele também é fundamental para seus clientes, pois traduz a relação comercial do empreendedor para que o empreendedorismo cresça no país. Infelizmente, hoje a grande trava para o crescimento do Brasil é a carga tributária, pois traz muitas dificuldades para o desenvolvimento do país.  Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil consome quase 2 mil horas por ano  para calcular impostos, enquanto outros países gastam apenas 200 horas. O Brasil ocupa o 184º lugar na geração de tributos em relação aos 190 países.  Nesse mesmo ranking, o país está em 109º lugar na dificuldade de gerar negócios, e a meta do novo governo é chegar no 50º lugar.   O contador tem  o papel de  ser orientador, gestor e parceiro  do empresário melhorando o ambiente de negócios, mas tudo isso depende muito da consciência empresarial e saber usar a contabilidade como ciência e não como mero apurador de tributo, principalmente esses jovens que estão utilizando mais a parceria do contador devido à tecnologia”.

Reynaldo também falou do mercado de trabalho para quem está ingressando na carreira contábil. “O mercado é promissor principalmente para aqueles  profissionais que têm consciência desse papel como ciência e o uso da tecnologia”.  

Fundado em 12 de janeiro de 1949, com a denominação de Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, o atual Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) tem como principal objetivo ser um porta-voz perante os poderes do Estado em seus vários níveis, reivindicando e defendendo seus interesses e direitos, procurando a valorização das atividades das empresas representadas e a ampliação de seu mercado, colaborando para o desenvolvimento de seus recursos humanos, promovendo a educação continuada e a disseminação de informações importantes para a atividade empresarial; sempre criando incessantemente novos serviços e vantagens para o seu público.

“O Sescon é uma entidade sindical que representa as empresas contábeis, além de representar mais de 60 categorias profissionais compostas por 100 mil empresas. Atualmente, contamos  com 8 mil associados”, destacou Reynaldo.

Para o presidente do Sescon, é excelente a iniciativa do deputado estadual Itamar Borges. 

“Hoje estamos comemorando o Dia do Contabilista que aconteceu em 25 de abril, onde representamos 500 mil profissionais em todo o Brasil, só em São Paulo são 150 mil profissionais. Agradecemos a proposta do deputado estadual Itamar Borges que anualmente nos recebe na Assembleia Legislativa para esta homenagem, é meu primeiro ano como presidente da entidade e me sinto muito honrado em estar sendo representado pelo Sescon-SP e esse grande número de profissionais da contabilidade e das instituições congraçadas, formadas por um grupo de entidades do Estado.  O deputado tem muito carinho e reconhece a nossa profissão”.

Para Carlos Alberto Baptistão, vice-presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, “ a iniciativa do deputado estadual Itamar Borges é fundamental, pois ele está sempre ao lado da classe contábil  nos apoiando e assessorando quando precisamos estar perto do Poder Público. A categoria tem se valorizado muito graças a esses eventos  e essa representatividade. O contabilista é importante em todos os momentos da empresa desde a abertura, cuidar para que ela seja bem gerida durante seu período, e eventualmente  até o fechamento dela. Para isso, é necessário contar com um contabilista que esteja estabelecido no mercado. Ressalto também para esses jovens que estão ingressando na carreira contábil que eles se dediquem, estudem, aperfeiçoem e trabalhem com ética, pois é uma profissão que exige muito dos profissionais e é de suma responsabilidade porque um erro, pode levar o empresário à falência”.   

Já para Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, que se sentiu  honrada com a homenagem prestada na  Assembleia Legislativa de São Paulo, assim se expressou: “Aqui em São Paulo representamos 150 mil profissionais num total de 500 mil no Brasil. Então, ter um dia para celebrar e refletir sobre as conquistas e receber todo esse reconhecimento da sociedade, sem dúvida nenhuma, nos alegra muito. Para nós é motivo de muito orgulho e alegria pertencer uma classe que tem uma profissão regulamentada no nosso país”.

A presidente também destacou a importância do profissional de contabilidade para as empresas e para a sociedade brasileira. “Ele é indispensável para todo empreendedorismo no nosso país. Aonde existe uma empresa formalmente constituída tem a presença de um profissional  de contabilidade, isso é obrigatório por lei e o código civil assim estabelece.  A  gente tem plena certeza de que ele atua inspirando, ajudando e simplificando a vida de todo o empreendedor  brasileiro”. 

Presente na solenidade em homenagem ao Dia do Contabilista, a vereadora Edir Sales falou do papel do profissional e da iniciativa do deputado estadual Itamar Borges em homenagear esses profissionais. “É fechar com chave de ouro esta festa maravilhosa aqui na Assembleia  Legislativa de São Paulo. Todos os contabilistas merecem  esta homenagem. Temos que cumprimentar os contabilistas todos os dias do ano porque é uma profissão árdua, não é fácil você  cuidar da empresa dos outros. A homenagem ao Dia do Contabilista teve início na Câmara Municipal de São Paulo, e em seguida no  Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. As duas maiores casas legislativas da América Latina se congratulando com esses profissionais da contabilidade. A sociedades e as empresas públicas e privadas não sobrevivem  se não tiver  um contador, e muito me honra representar esta classe gloriosa da contabilidade na Câmara Municipal de São Paulo”.   

Para o deputado estadual Castelo Branco “o deputado estadual Itamar Borges ao homenagear os profissionais de contabilidade confere um reconhecimento social a uma entidade de classe tão importante quanto o  Conselho Regional de Contabilidade e as entidades afins. Uma entidade antiga que remonta há 1926, na verdade antes desta data com os chamados guarda-livros com histórias românticas do Brasil império, o próprio Visconde de Mauá foi guarda-livros,  e os portugueses nos ensinaram esta arte da contabilidade hoje muito sofisticada. A Assembleia Legislativa de São Paulo através do deputado Itamar Borges homenageia e prestigia esta classe tão importante para a sociedade brasileira.   Posso falar sobre esse assunto com bastante propriedade, pois meu avô  foi fundador do Sindicato e da Primeira Ordem dos Contadores em 1930 na cidade de São Paulo. Depois  ao ingressar no Exército  observei que as Forças Armadas têm uma boa administração e excelente contabilidade, e também por ter me tornado empresário, senti todo o drama de ser empreendedor  no Brasil.

Pude verificar a importância da classe de contadores . Eu me orgulho de ter grandes amigos contadores, sou testemunha viva do sucesso da classe e da importância deles”.

Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) “me sinto privilegiado em representar as entidades congraçadas de São Paulo nesta solenidade. O profissional de contabilidade é o responsável pelo registro dos elementos que constituem o Produto Interno Bruto de um empreendimento e do Brasil”. 

Sérgio  Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas (Fenacon), disse que “não podemos esquecer que o total das empresas nacionais necessitam de profissionais da contabilidade oferecendo assessoria e acompanhando seus negócios para que de fato a empresa possa resolver e decidir com mais clareza e técnica a decisão do dia a dia de seus negócios. Fico feliz com essa homenagem pelo reconhecimento à nossa profissão, e acima de tudo importante para o desenvolvimento da nossa sociedade e do país”.

Sescon–SP/ Aescon-SP

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, foi fundado em 12 de janeiro de 1949, com a denominação de Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, tendo sido sediado, inicialmente, na Rua da Consolação, nº 318, onde funcionava o Instituto Superior de Preparação Técnica.

O processo de transformação em entidade sindical iniciou-se logo após a fundação junto ao então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

No início da década de 1960, foi alterada a base territorial e o âmbito de representação, passando a entidade a ter a denominação de Associação Profissional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

Em 4 de novembro de 1964, ocorreu o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho com a expedição da respectiva Carta Sindical com a denominação de Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, representando a respectiva categoria econômica do 3º Grupo - Agentes Autônomos do Comércio - do Plano da Confederação Nacional do Comércio.

No final da década de 1970 adquiriu sua sede própria na Rua Formosa, nº 367, 23º Andar – Centro, local no qual permaneceu por mais de 20 anos.

Em 27 de maio de 1987, a entidade passou a ter sua denominação atual: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

No final do ano de 2000, mais precisamente no dia 8 de dezembro, o Sescon-SP inaugurou sua nova sede social, localizada na Av. Tiradentes, 960 – Bairro da Luz, contando com 5.000 m2 de modernas instalações visando a consecução de seus objetivos sociais:

Representar perante as entidades de direito público ou privado os interesses gerais de seus filiados;

-Celebrar convenções ou acordos coletivos de trabalho, bem como defender em dissídios coletivos as categorias econômicas representadas;

- Eleger ou designar os representantes das categorias;

- Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com as categorias que representa;

- Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social;

- Manter serviços de consultoria jurídica aos seus associados;

- Promover a conciliação nos dissídios de trabalho;

- Promover convênios técnico-operacionais com entidades em geral;

- Criar e manter cursos de atualização, formação e modernização profissional para os filiados.

Inscreva-se Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão nossas novidades!
[CARREGANDO...]

Publicidade