SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sabado, 26 de Abril de 2025

Notícias Colunistas

As parábolas de Jesus

Colunista Paulo Eduardo de Barros Fonseca

As parábolas de Jesus
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em determinada passagem bíblica os discípulos indagaram a Jesus porque ele fala por parábolas? “Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus; mas a eles, não lhes é dado. Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem, e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e  ouviram de mau grado com seus ouvidos. E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam e eu os cure.” (Mateus 13:10-15).

As parábolas, usadas por Jesus como meio pedagógico com o intuito de educar, esclarecer situações prevenindo interpretações equivocadas e evitar ciladas dos adversários, se revestiam de conhecimentos exotéricos, quando ministrados ao púbico em geral, e esotérico, quando dedicados exclusivamente aos apóstolos.

Serviram para ensinar verdades desconhecidas por meio de verdades e fatos do cotidiano, bem como sempre deixaram algum ensinamento escondido para aqueles que ainda não tinham condições de entendimento e encerram uma doutrina moral.  

Por isso traduziam e traduzem ensinamentos que, dependendo do ponto de vista de quem as escuta, trazem uma nova abordagem, ampliando o conhecimento.

O alcance das parábolas de Jesus são aplicáveis em todos os tempos e propiciam as pessoas a possibilidade de compreensão e assimilação de suas mensagens, sem que delas seja possível abstrair qualquer pre-julgamento.

 A correta interpretação de uma parábola possibilita sua aplicação a uma determinada situação vivenciada por qualquer pessoa. Daí ser plausível afirmar que as parábolas de Jesus são para todos os tempos, inclusive porque Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).

 

Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!