Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 09 de Outubro 2026
Notícias Colunistas

2020 Esse ano será melhor ou pior que os outros?

Sinceramente não sei, somente saberei daqui a alguns anos. Será um ano diferente com certeza.

2020 Esse ano será melhor ou pior que os outros?
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Sinceramente não sei, somente saberei daqui a alguns anos. Será um ano diferente com certeza.

O ano da pandemia, que prejudicará muitos, ajudará outros, os indivíduos bons poderão ser melhores e os ruins poderão piorar.

Será pior que o da pandemia de 1918 a 1920, junto com a Primeira Guerra Mundial, ou outras guerras, crises econômicas e políticas que aconteceram após essa? Não dá para comparar, era outra época outros recursos, outros vírus.

Atualmente temos mais condições de combater, mas está acontecendo tudo muito rápido devido à globalização. Felizmente matará menos pessoas, mas as consequências emocionais, sociais econômicas e politicas poderão ser maiores.

Somos resilientes e resistentes com certeza superaremos, mas teremos sequelas, principalmente emocionais.

Temos mais liberdade, mas estamos nos sentindo presos e confinados, quem pode claro. Enquanto não tivermos uma vacina eficiente, devemos cumprir as recomendações dos especialistas da área da saúde, como: isolamento e distanciamento, higiene corporal e das mãos principalmente, uso de mascaras. As comunidades mais carentes sofrem mais, se expondo ao vírus, por necessidade ou por não acreditarem, abusando e se aglomerando , passando a doença para os mais fragilizados.

A ciência ainda busca uma explicação para tamanha contaminação, alguns assintomáticos enquanto outros sofrem mais, a genética, a carga virótica afetando mais os profissionais da saúde, nossos heróis atuais, comorbidades, ou até o tipo sanguíneo ABO, interferem na contaminação.

No entanto muitos precisam trabalhar por nós ou por necessidade de sobrevivência, o que devemos ser gratos, ainda bem que temos o SUS.

Muitos estão trabalhando remotamente uma novidade que deve vir para ficar, outros perderam seus empregos e seus negócios.

Psicologicamente, aumentam as patologias emocionais e psicossomáticas, aumentando a ansiedade e a depressão que estão interligadas, entre outras doenças pré-existentes, muitos morrendo em casa ou se suicidando, com mais violência domestica e divórcios devido a dificuldades financeiras e incompatibilidades, causando insegurança e medo. Muitos não sabem se enfrentam ou fogem da situação, gerando mais estresse nos relacionamentos, sem diálogo e compreensão.

Somos seres sociais, gostamos de estar juntos celebrando momentos, mas não é o momento disso, é preciso ter calma, paciência e empatia, sabendo que é difícil, devemos valorizar a família, nossa célula matriz e somente assim vamos superar enquanto não surgir à vacina eficaz.

Ansiedade por medo do futuro estressa, levando à depressão com sentimentos de culpa que não resolvem, só levam ao desespero, principalmente em países como o nosso, com tamanha desigualdade social e econômica, tirando o bom sono da maioria e sem os rituais de velório e enterro.

Somente os mais fortes vão sobreviver, é a lei instintiva da vontade de viver, se aceitando e se adaptando a novas situações. Felizmente as boas redes sociais podem ajudar sem noticias falsas e negativas, mas não se deixe bombardear com tantas informações, se desligue às vezes, tomando cuidado com a infodemia.

Precisamos ser fortes para vencer e venceremos, apesar das perdas que ficarão na saudade do tempo. Logo poderemos voltar a nos abraçar e nos confraternizarmos como seres sociais que somos, mas os problemas mais graves continuarão infelizmente. Não perca sua individualidade, mas seja compreensivo e empático, assim as relações poderão até melhorar em casa.

O melhor remédio é o amor, com humor e prazer. Tome sol, faça exercícios, se movimente, não perca os poucos momentos de felicidade, tiremos lição de tudo isso, aprender pelo amor é melhor do que aprender pela dor.

* Psicólogo Clinico

E-mail: marco.garcia357@gmail.com

Marco Antonio Garcia

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR