Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Notícias Visita

Semanário da Zona Norte recebe visita do secretário Chefe da Casa Civil

O secretário chefe da Casa Civil, Ricardo Tripoli, visitou a redação do jornal Sena Norte

Semanário da Zona Norte recebe visita do secretário Chefe da Casa Civil
Imagens
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O secretário chefe da Casa Civil, Ricardo Tripoli, visitou a redação do jornal Semanário da Zona Norte, na terça-feira, dia 13 de julho, e foi recebido pelo diretor João Carlos Dias.

Na ocasião, o secretário falou sobre os principais problemas enfrentados pela cidade de São Paulo, qual o papel da Secretaria da Casa Civil, o principal objetivo em cuidar da articulação política entre a Prefeitura, a Câmara  Municipal e os governos estadual e federal,  a perda prematura de um grande líder como o prefeito Bruno Covas e a continuidade deste trabalho na gestão atual, a luta em  defesa do meio ambiente e dos animais, a função da Casa Civil no combate à pandemia, e a importância das mídias regionais em especial o jornal Semanário da Zona Norte.

José Ricardo Alvarenga Tripoli é advogado, ambientalista e político brasileiro. Irmão do ex-deputado estadual Roberto Tripoli e do vereador Reginaldo Tripoli.

Foi eleito vereador em 1982, e quatro vezes deputado estadual. Presidiu a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 1995, e em 1999 foi o secretário estadual do Meio Ambiente durante o governo Mário Covas.

Defendendo plataforma ambientalista e de defesa dos direitos dos animais, foi eleito deputado federal pelo PSDB em 2006, tendo sido reeleito em 2010.

Em seu primeiro mandato, foi o presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre seus principais projetos na área, destacam-se a Política Estadual do Meio Ambiente, o Projeto São Paulo Pomar e o Código Estadual de Proteção aos Animais (Lei 11.977/05).

Em 8 de janeiro de 2016, Ricardo Tripoli anunciou sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo, com apoio de Bruno Covas e José Aníbal. Seus concorrentes nas prévias tucanas foram o empresário João Doria Júnior, com apoio do então governador Geraldo Alckmin, e o vereador Andrea Matarazzo, que contava com aval do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador José Serra. Tripoli ficou em terceiro lugar, sendo o segundo turno disputado entre Doria e Matarazzo.

Como deputado federal, votou favorável ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o governo Michel Temer, votou a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista.  Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer.

Confira na íntegra a entrevista com o secretário Ricardo Tripoli.

JSZN: Qual a sua formação e como foi seu início e trajetória na política?

Tripoli:  A minha história remonta a 1982 quando me elegi a vereador pela cidade de São Paulo. Foram seis anos de mandato, e quando completei 29 anos de idade, o então prefeito Mário Covas me convidou para assumir a Secretaria de Governo. Lá fiquei por 2 anos, retornei à Câmara Municipal  e assumi como líder do Governo na CMSP. Já em 1990, me elegi a deputado estadual por onde fiquei por 4 mandatos. Nesta época, tive o privilegio de presidir a Assembleia Legislativa de São Paulo. Em seguida, ocupei o cargo de secretário estadual do Meio Ambiente no Governo Mário Covas e posteriormente no do Geraldo Alckmin. É uma área que me dá muita estima porque iniciei minha carreira pública como ambientalista. Depois deste período fui eleito deputado federal ocupando o cargo por 3 mandatos. Na ocasião, cheguei a presidir a Comissão Mista de Mudanças Climáticas, a Comissão de Ciência e Tecnologia e Comunicação, e no último ano de mandato fui líder da bancada do meu partido PSDB com 59 deputados federais. Disputei o Senado mas infelizmente, embora tenha feito mais de 3 milhões de votos, não fui eleito. E o prefeito Bruno Covas, a quem eu conheci bastante jovem, me convidou para ser secretário do Munícipio de São Paulo. E hoje, estou lá ajudando o prefeito Ricardo Nunes na gestão da Prefeitura de São Paulo.

JSZN:  Qual a missão da Casa Civil na Prefeitura de São Paulo?

Tripoli: A Casa Civil é um braço da Prefeitura que faz a leitura política. Todas as ações politicas passam por essa Secretaria. Por exemplo, a Assessoria Técnica Legislativa, responsável por formular projetos de lei, são elaborados pela Casa Civil. Os projetos que vêm da CMSP também passa pela Casa Civil. É um local onde temos entendimento, a discussão, a regulamentação. Ali, intermediamos várias ações dentro do Governo. Eu me sinto feliz por ocupar este cargo, é um enorme desafio onde vivemos numa cidade de 12 milhões e meio de habitantes o que demonstra o grau de necessidade e de intervenção na cidade.

JSZN: Quais os principais desafios da Casa Civil até o final deste mandato?

Tripoli: O primeiro é trabalhar para que a CMSP continue apoiando as iniciativas do prefeito Ricardo Nunes, e isso tem acontecido. Nunes não deixa de lado as matérias sem audiência pública. Como ex-vereador, ele sabe da importância de assumir um cargo como esse. O mais importante é manter esse diálogo e fazer com que a Casa Civil seja uma Secretaria de apoio ao prefeito para as iniciativas que ele tem na cidade de São Paulo. 

JSZN: Como o sr. analisa os problemas na cidade de São Paulo e a inter-relação  da harmonia com os vereadores da capital?

Tripoli: O fato de eu ter passado pela CMSP, pela Assembleia e pela Câmara Federal oferece uma visibilidade diferente, inclusive, nos aspectos em Brasília, como o Supremo Tribunal Federal, pois alguns ministros foram meus colegas na Câmara Federal. Certamente, isso cria pontes onde o grande ator desse sucesso é o munícipe.

JSZN: Como o sr. vê a perda prematura de um grande líder como o prefeito Bruno Covas e a continuidade deste trabalho na gestão atual?

Tripoli: Foi um impacto muito duro para todos nós porque o Bruno Covas tinha uma trajetória brilhante na política. Ele fez duas faculdades ao mesmo tempo, de manhã fazia Direito e à noite Administração. Ou seja, o Bruno era um estudioso de ambas as matérias. Ele amava política, e puxou o avô em todos os aspectos, na área cultural e educacional. Eu não tenho dúvidas de que se o Covas tivesse oportunidade iria até governador de São Paulo e presidente da República. Infelizmente, nós perdemos o Bruno e isso não temos como controlar. Acompanhei bastante o período da doença dele e os pais do Bruno são meus amigos, a Renata e o Pedro. Com certeza, foi algo muito duro para todos nós. Eu senti muito porque o Brasil precisa de novas lideranças e o Covas era exatamente esse modelo que o pais estava precisando.  E o prefeito Ricardo Nunes tem sido um politico muito estimado pela população. Ele vem de uma região periférica da cidade e sabe muito bem identificar onde estão os problemas e de que maneira devemos enfrentá-los.   Nunes é muito parceiro, e como vice-prefeito teve a oportunidade de participar ainda deste governo. Então, ele já vinha se habituando às reuniões do Secretariado. O Bruno dizia que é a troca com piloto andando, ou seja, trocou o piloto, mas o voo continua andando. O Ricardo tem sido muito habilidoso e trabalha bastante. Acorda cedo para fazer visitas e dorme muito tarde. Isso demonstra a grande vontade de acertar. Ele pegou  o projeto, que praticamente o Bruno Covas tinha desenhado para a cidade, criou o Plano de Metas, e o Nunes está dando continuidade a esse trabalho. Tenho certeza de que ele será um dos grandes prefeitos da cidade de São Paulo, pois tem a compreensão e o entendimento da Câmara Municipal de São Paulo, que é fundamental para um prefeito essa visão ampla de conversar com os órgãos que se identificam com a Prefeitura de São Paulo.    

JSZN: Como o sr. analisa a parceria entre a Prefeitura de São Paulo e os governos estadual e federal?

Tripoli: É fundamental e o próprio prefeito Ricardo Nunes tem dito que a relação institucional, independente da conotação política partidária, é muito importante. E o Nunes tem participado de vários eventos juntamente com o governador de São Paulo Joao Doria na busca de melhorias tanto na área da saúde como no setor educacional. Na segunda-feira, dia 12 de julho, tivemos um evento de suma importância. A Prefeitura de São Paulo decretou obrigatoriedade de absorventes nos banheiros femininos nas escolas. Isso acaba com qualquer preconceito. O Governo de São Paulo fez uma entrega de 500 mil absorventes para que fossem distribuídos. E na questão federal, recebemos o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho que veio inaugurar residências populares, e o prefeito Nunes esteve também com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga para que pudéssemos ampliar as UBs na cidade de São Paulo e também a aquisição de vacinas, embora, estejamos com quase 70% da primeira dose. E também esteve com o presidente Jair Bolsonaro para dirimir um problema antigo que demandava mais de 70 anos no Campo de Marte.  Quando acaba a eleição, há aproximação entre os governos e as prefeituras subsequentes.  Nós temos sempre que estar articulando conjuntamente com os prefeitos da região metropolitana.

JSZN: O sr. sempre lutou em  defesa do meio ambiente e dos animais. Como o sr. analisa essas questões?

Tripoli: O princípio da minha vida pública foi da proteção do meio ambiente e dos nossos animais. Eu e meus irmãos começamos muito cedo com essa área de atuação, numa época que ainda não se falava em preservação ambiental e na biodiversidade das florestas do Pantanal e da Amazônia, e dos recursos hídricos. Os cientistas dizem que  65% do corpo humano é composto de água. Já os animais domésticos fazem parte da família. E há 20 anos existia  muito preconceito.  O animal tem um amor incondicional, você pode chegar em casa e o animal está abanando o rabo para você.  Me lembro uma vez que lutamos junto aos hospitais para que os pacientes pudessem receber os seus animais de estimação, eles não aceitaram. Atualmente, a Escola Paulista de Medicina recomenda essas visitas. Uma pesquisa constatou que a presença deles faz muito bem para a saúde dos pacientes. Esse carinho e amor é algo que Deus me deu e carrego comigo. Tenho muito apreço e vontade de trabalhar por eles.  Ressalto, que é de minha autoria o Código Estadual de Proteção aos Animais. O programa ajuda promotores, juízes e protetores a utilizar leis que dão garantia aos nossos animais.

JSZN: Qual o papel da Casa Civil no combate à pandemia? Quais são os desafios e a atuação da pasta?

Tripoli: É uma condição diferente de tudo que vivemos. Agora, a Prefeitura tem um processo muito bom. O prefeito tem um grupo de 8 secretários no qual faço parte, que discute coronavirus três vezes por semana. E São Paulo está na frente, a capilaridade dinâmica à distribuição é perfeita. Hoje, contamos com 600 pontos de vacinação e onze mil médicos contratados para essa operação. Nunes tem feito muitos investimentos na área da saúde com a inauguração de novos hospitais . Tínhamos cerca de 85% de ocupação nos leitos de UTI  e agora são  54%. Isso demonstra que  o volume de vacinação funciona. Esperamos até o final do ano debelar esse mal que acolheu o mundo. Estamos no caminho certo, sou uma pessoa otimista neste aspecto.

JSZN: Qual a importância dos eventos promovidos pelo jornal Semanário da Zona Norte?

Tripoli: As mídias regionais são fundamentais e o Semanário da Zona Norte é um grande parceiro. Há muito tempo tenho amizade com o diretor João Carlos Dias. É fundamental essa representação da mídia local. Ela está muito mais próxima da comunidade e radiografando tudo o que acontece na região. E o jornal possui um grande relacionamento social com as entidades civis, religiosas e militares.

JSZN: Como o sr. analisa o trabalho das mídias regionais, em especial do Semanário da Zona Norte?

Tripoli: Conheço o Joao Carlos há muitos anos. Ele sempre teve como principio atuar na ponta da linha. O Semanário leva uma grande vantagem que a mídia de grande circulação não faz que é trazer para a Zona Norte os problemas da região e debater com as entidades. Isso é muito importante porque ajuda administração pública. Fico feliz em saber que o Semanário dá esse salto de qualidade tanto ao formato impresso como digital.  

Presenças

Algumas pessoas que estiveram presentes deram seus depoimentos em relação à iniciativa do Semanário da Zona Norte em apresentar novas lideranças à sociedade.

Para o empresário Celso Meira “este tipo de evento é muito importante, pois agrega negócios e pensamentos políticos. Acredito muito que a elite pensante move o mundo. E o João consegue reunir todas essas pessoas aqui na Zona Norte, o reduto do jornal Semanário da Zona Norte. É algo muito positivo e que só o Joao consegue fazer isso com muita maestria. Me sinto muito honrado em participar deste encontro. Aproveito para parabenizar o diretor do jornal e sua equipe. É uma honra estar prestigiando, pois conheço a trajetória política do secretário  Ricardo Tripoli. Ele  já foi vereador, deputado e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo”.    

Já para o diretor executivo do Shopping Center Norte e Lar Center, Guilherme Marini, “o Semanário da Zona Norte tem uma grande capacidade e tem seus olhares para as melhorias da Zona Norte. É excelente estar aqui fazendo essa integração e conhecendo novas pessoas. O jornal cumpre muito bem este papel de trazer o que é relevante para a região”. 

De acordo com o comandante do CPA/M-3, cel. PM  André Marcelo Baptista Assis” é de muita importância esses eventos promovidos pelo jornal, pois integra as forças policiais e lideranças de bairro em prol do interesse comum que é garantir a segurança pública e as políticas públicas de governo. É um papel fundamental a iniciativa do João Carlos Dias. Parabéns a ele e para toda sua equipe”.

Já o juiz Clovis Santinon, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo é fundamental esses encontros. “Parabenizo o João Carlos Dias e toda sua equipe por estar sempre evidenciando as autoridades que ocupam o poder do Estado de São Paulo. O secretário Tripoli é uma personalidade conhecida e que muito tem a trazer de benéfico para a Zona Norte. Acredito que esse  congraçamento consiga resolver todos os problemas da região. Esse é um trabalho muito importante que o Semanário faz em resolver as dificuldades da população, principalmente nesta época de pandemia”.

Para Wagner Farias, presidente da Ajorb-Associação dos Jornais e Revistas de bairro de São Paulo “fiquei muito feliz com o convite do João Carlos Dias para comparecer neste encontro que une diversas entidades. É uma oportunidade que temos de trocar informações. O jornal de bairro precisa de informação,  e o conteúdo para nós sempre foi muito importante. Ele consegue reunir as entidades para que consigamos buscar essas informação. Então, sentimo-nos muito gratos em estarmos aqui”.

Para Alexandre Bueno, diretor do jornal Infoleste “fico feliz em saber que um jornal de bairro como o Semanário da Zona Norte tem tamanha força e prestigio junto às policias, as forças armadas e aos políticos. Uma confraternização como essa engrandece o papel da mídia regional e mostra a importância de fazermos a comunidade chegar até os poderes públicos”.

Segundo  o comandante do Comando de Policiamento da Capital, cel.  PM Robinson Cabral de Oliveira “hoje não existe ação isolada, é importante esta integração para a sociedade. Isso dentro da expertise de cada um de dar o seu melhor. Isso acaba minimizando a ação e maximizando o resultado. É isso que a população espera de todos nós”. 

Para o jornalista Percival de Souza “esse é um momento importante que congrega lideranças da região e aproxima a chefia da Casa Civil da Prefeitura. O poder municipal é importantíssimo no roteiro diário do Semanário da Zona Norte porque ele reivindica, critica, elogia e aponta o que deve ser corrigido. É importante o secretário Tripoli conhecer os detalhes da Zona Norte e saber o que fazer em determinadas ocasiões”.

Para o subprefeito de Santana/Tucuruvi Dário José Barreto “é muito importante este tipo de evento. Parabéns ao João Carlos e toda a equipe, e também ao secretário Tripoli, um político muito atuante na cidade de São Paulo”. 

Para a secretária municipal  da Segurança Urbana de São Paulo, inspetora Elza Paulina de Souza, “colocar diversos organismos no mesmo local para conversar, compartilhar conhecimento e trocar experiências é um desafio. O Semanário é mestre em fazer isso, além de vocês serem excelentes anfitriões. Hoje recebendo o secretário Tripoli é mais um exemplo de força. Parabéns a todos aqui que estão compartilhando conhecimento”.

Para Fernando Carlos de Castro Alves, presidente do Clube Esperia, “o clube é mais do que centenário. Ele é tradicional na Zona Norte, e então manter este tipo de contato com as autoridades é muito importante. Temos muito interesse em trazer essa comunidade aqui para o clube”.   

Para o subprefeito da Casa Verde/Limão/Cachoeirinha, Guaracy Fontes Monteiro “o Semanário tem uma história nesses 23 anos de existência na região, e isso honra a Zona Norte. A gente tem a oportunidade de rever os amigos e hoje o secretário Tripoli, pessoa importante na política de São Paulo e que tem uma demanda muito forte atendendo a CMSP e suas atividades. Enfim, é um prazer muito grande estar aqui presente no evento. O Joao é um grande líder na região, ele é a voz da Zona Norte.

 

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR