A cidade dos ritmos, das cores e das etnias completa na segunda-feira, dia 25 de janeiro, 467 anos de fundação. Gigante em diversos aspectos, a cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul, não para e atrai milhares de turistas vindos de diversas partes do mundo em busca de novidades e experiências. E não para por aí. A cidade é considerada a capital gastronômica com centenas de restaurantes, servindo comidas típicas de todas as regiões do Brasil.
Porém, São Paulo não se restringe à gastronomia, vários eventos de projeção internacional acontecem na cidade, como o Grande Prêmio de Fórmula 1, o Réveillon na Paulista, os desfiles de carnaval no Anhembi, entre outras atrações.
Fundada em 25 de janeiro de 1554 pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, a cidade de São Paulo é conhecida mundialmente e exerce significativa influência nacional e internacional seja do ponto de vista cultural, econômico, social e político.
A cidade recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.
A primeira paróquia a ser inaugurada na cidade foi a Freguesia da Sé, fundada em 1589. Conforme os demais núcleos foram crescendo, eles desmembraram-se, com novas capelas ganhando status de paróquia.
Certamente, São Paulo merece ser celebrada em grande estilo. A São Paulo cosmopolita, batalhadora e solidária, que recebe pessoas de todas as partes do mundo, vai completar mais um ano de muita luta e dedicação.
São Paulo é uma metrópole multifacetada. Ao mesmo tempo em que é o mais importante centro econômico do Brasil, é a capital da cultura na América Latina, com uma oferta de lazer, conhecimento e entretenimento sem igual. Uma metrópole tipicamente urbana, coberta com uma vasta área verde. Uma cidade vanguardista e inovadora, que preserva na arquitetura, nas artes e na gastronomia um passado composto pela união de mais de 70 nacionalidades. E, ao mesmo tempo em que preserva tradições, não se deixa ultrapassar. Antenada é a palavra certa para descrevê-la. Para conhecê-la melhor é preciso apenas duas coisas: mente aberta e disposição para mergulhar de cabeça nessa cidade que nunca dorme.