SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Sambando com Saúde reúne 1.500 pessoas na Zona Norte

Saúde

Sambando com Saúde reúne 1.500 pessoas na Zona Norte

Ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 774 atendimentos no sábado (15/6)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 774 atendimentos no sábado (15/6) na quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Maria

Um público de mais de 1.500 pessoas aplaudiu a mais uma edição do projeto Sambando com Saúde, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as escolas de samba da cidade.

No sábado, dia 15 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), Supervisão Regional de Saúde e Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, e em parceria com a Escola de Samba Unidos de Vila Maria, realizou, na quadra do grêmio recreativo, um dia inteiro de ações de promoção, prevenção de saúde e controle de doenças, além de atividades ligadas à beleza e autoestima, lazer e cultura.

O projeto Sambando com Saúde tem como proposta conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e de buscar a melhoria da qualidade de vida. Assim, oferece, em ambiente festivo e familiar, os serviços que estão à disposição da população nos equipamentos da saúde.

Entre as atividades, o público teve acesso à vacinação contra a influenza, a febre amarela e o sarampo; aferição de pressão arterial; verificação de peso e altura; testagens rápidas de HIV e sífilis; cuidados odontológicos, com rastreamento para prevenção de câncer bucal, orientação de escovação e distribuição de kits de higiene. Sessão de auriculoterapia (acupuntura na orelha) e emissão de cartão SUS.

Em meio à apresentação da Velha Guarda da Escola e da Bateria Mirim da Unidos de Vila Maria, que se apresentou com os meninos do Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa), da Beneficência Nipo-Brasileira de SP, e de atividades como aulas de Zumba e rodas de Capoeira, o time de 85 profissionais da Saúde também orientou o público sobre temas importantes como descarte seguro de medicamentos; prevenção do câncer de mama e do colo de útero, doenças transmitidas por vetores (como o mosquito Aedes aegypti) e animais sinantrópicos -- como roedores, pombos e escorpiões, que ocupam o meio urbano.

Parceria aprovada

O público deu Nota 10 a todos os quesitos desta edição do Sambando com a Saúde. Frequentadora do Horto Florestal e chef de cozinha Elenice Lombardo, soube do evento e fez questão de participar na quadra. “Unir o samba a cuidados com a saúde é uma ótima iniciativa. Tomei pela primeira vez a vacina contra o H1N1, já que não integro grupos de risco e ainda convidei amigos da região a participar”, disse.

A assistente social Débora Dalonso, que representou a coordenadora da CRSN, dra. Teresa Cristina Fenerich de Moraes, “essas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças integram o dia-a-dia dos Programas de Educação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e são importantes porque auxiliam a população a se cuidar melhor e incentivam a adoção de condutas adequadas para o bem-estar”.

Superintendente da Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, dr. João Ladislau Rosa considera “ essa parceria fundamental para a integração com a comunidade da região. O evento Sambando com Saúde reforçou a importância dessas ações que colaboram para a promoção da saúde preventiva e o bem-estar da população.”

Supervisor de saúde da Vila Maria/Vila Guilherme, dr. Antonio Augusto Leporace disse que a estratégia é vencedora. “Conseguimos aproximar a comunidade do serviço público, contribuindo com o sucesso das políticas de saúde e melhoria da qualidade de vida.” 

O coordenador do Departamento Social da Unidos de Vila Maria, Jefferson Eloy (Nilo) que representou a diretoria da Escola, falou em nome do presidente, Adilson José de Souza.  “É uma honra abrir a quadra da Vila Maria para a nossa comunidade prestigiar o samba e ainda receber atenção médica, odontológica e aprender a prevenir doenças.”

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!