Neste sábado, 15 de junho, tem Cata-bagulho no Tucuruvi. O Cata-bagulho é uma ação gratuita promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as Prefeituras Regionais, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental, quem for flagrado cometendo essa infração está sujeito a multas de até R$ 17,3 mil e apreensão do veículo utilizado para a prática.
Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes precisam colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação, atentando para os horários e para as vias que serão percorridas.
As ruas que receberão o cata-bagulho neste sábado das 7h às 13h ficam no perímetro das seguintes vias:
Av. Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Luis Dumont Villares, Av. Nova Cantareira, Av. Ver. Angelo Bortolo, Rua Carapajó, Rua Caranguejo, Rua Domingos Calheiros, Rua Gaurama, Rua Vaz MunizAv. Gustavo Adolfo, Av. Basiléia, Av. Guapira, Rabelo da Cruz, Rua Tanque Velho.
O entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, têm gerado sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação.
Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (SES), está aumentando a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.
Ecopontos: São locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
A região de Santana/Tucuruvi/Mandaqui conta com 2 (dois) Ecopontos: Santana-Av. Zaki Narchi, Altura do nº 360 = em frente ao Deic – Carandiru/Santana.
Tucuruvi-Rua Eduardo Vicente Nasser, 519 – Jardim Leonor Mendes de Barros/Tucuruvi