Com a proximidade de mais um aniversário de vida me vi refletindo sobre o sentido histórico e místico dessa celebração. Fazendo algumas pesquisas apurei que os costumes da celebração de aniversários são muito antigos e ligados com a magia e a religião. Celebrar com velas acessas, por exemplo, tinha por objetivo proteger o aniversariante dos demônios e trazer sorte para o novo ciclo. Enquanto um costume pagão, até o século IV o cristianismo rejeitava a celebração, incorporando-o posteriormente.
Foram os gregos que iniciaram a tradição de acender velas nos bolos. Eles preparavam bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas para serem colocados nos altares do templo de Ártemis. Acreditavam que cada pessoa tinha um gênio inspirador que assistia o nascimento e esse espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário o indivíduo nascia.
As festas de aniversário como conhecemos começaram há muitos anos na Europa. As pessoas acreditavam em espíritos bons e maus, às vezes chamados de fadas boas e más, bem como que na respectiva data o aniversariante estaria mais próximo do mundo espiritual, de modo que era importante cercá-lo de amigos e parentes, cujos votos de felicidade e suas próprias presenças o protegeriam contra os perigos desconhecidos que o aniversário apresentava. Já os presentes simbolizavam a proteção máxima e, também, traziam alegria em quem os recebia. As refeições em conjunto, por sua vez, fortaleciam os laços de harmonia e criavam uma proteção adicional, ajudando a trazer as bênçãos dos espíritos bons.
Enfim, desde sempre, a celebração do aniversário guardou referências com o caráter cíclico da vida material – encerra-se um ciclo e se inicia uma nova fase - e sua ligação com o divino, enfatizando a existência de uma troca energética, sobretudo, com o mundo cósmico. Sob esse aspecto e considerando que, inegavelmente, a vida é feita de ciclos, aliás, muito bem definidos, a celebração do aniversário se apresenta como mais uma oportunidade de seguir na evolução e no autoaperfeiçoamento baseado no aprendizado, nas experiências vividas, e nas reflexões que devem ser feitas na busca do bem viver.
Nessa oportunidade, carregada de uma grande vibração energética, é como que se abrisse um grande portal que oportuniza um olhar para o passado e viabiliza uma projeção para o futuro. É a celebração da continuidade da pessoa na Terra, algo que deveria ser comemorado em grande estilo, porque se inicia um novo começo no ciclo da vida. Se é assim, fazer aniversário é celebrar a vida como uma dádiva divina e, como diz um texto de um autor desconhecido, é ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.
Que este aniversário seja um momento especial de renovação para a alma e o espírito!
*Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary International.*