SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Proclamação da República do Brasil

Editorial

Proclamação da República do Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mês de novembro  marca uma data muito importante para o nosso país.  A Proclamação da República, proferida por Marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro 1889.
O evento  aconteceu no Rio de Janeiro, a então Capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal que deu um golpe de estado no Império.
Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e, posteriormente, se consagrou o primeiro presidente do Brasil.
O Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador. A independência do país havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através da assinatura do decreto por dona Leopoldina e da ação de Pedro I.
Esses momentos históricos apesar de serem importantes, muitos brasileiros não sabem mencionar tamanha riqueza que eles proporcionam ao nosso país. Eles simbolizam a pátria e a união entre as pessoas. Antigamente, a população se preocupava mais com o patriotismo e o civismo. Hoje, infelizmente, a maioria dos cidadãos está preocupada com outras atividades. É preciso mais patriotismo e amor à nossa Nação. Precisamos de pessoas e políticos capazes de pensar e superar os desafios que o país lhes apresenta.
Aproveitamos o feriado da Proclamação da República para fazermos uma reflexão sobre o atual momento político e social brasileiro. Certamente, esta é uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que as pessoas se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. O civismo e o patriotismo são atitudes que se aprendem dentro de casa.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!