O cenário comercial passou por diversas mudanças ao longo dos anos, e com ele as estratégias de vendas e marketing das marcas, além do comportamento do consumidor que está cada vez mais exigente.
E neste momento tão complicado pelo qual estamos vivendo com a pandemia de coronavírus, a presença virtual passa a ser uma das prioridades. Vender na internet agora é uma necessidade, e atrair o consumidor é tarefa ainda mais difícil. São inúmeros os canais de comunicação, e a concorrência é grande entre as empresas. O bom atendimento, a qualidade na prestação de serviços e o pós-venda são primordiais para o consumidor.
O cliente quer atendimento rápido e eficiente. Com tantas opções disponíveis, o consumidor procura aquela empresa que mais lhe agrada em termos de atendimento e produto. Não adianta a empresa oferecer um produto/serviço altamente qualificado se ela não atende bem o consumidor.
O Procon-SP registrou um aumento de 285% nas reclamações contra compras online entre 2019 e 2020. De acordo com a entidade, a pandemia impulsionou o comércio eletrônico e as empresas não se mostraram prontas para atender o aumento da demanda.
No total foram 301.672 reclamações no ano passado contra 78.419 em 2019. As principais reclamações foram: atraso ou não entrega do item adquirido seguido por cobrança indevida.
Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor em 15 de março, as instituições, em especial, o Procon-SP recomenda que os consumidores fiquem atentos a pegadinhas e golpes.
Uma dica importante é não fornecer dados, senhas ou código, não acreditar em ofertas milagrosas, baixar aplicativos apenas das lojas oficiais. Na dúvida consulte o site do Procon-SP https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/. Lá o consumidor encontra a lista de sites e lojas não recomendáveis.
Vale destacar que as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.
Data
Você sabe qual a origem do Dia Mundial do Consumidor
A data foi criada em 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos John Kennedy. O principal objetivo era proteger e lembrar os direitos do consumidor. Na ocasião, ele destacou 4 princípios relacionados ao consumo: segurança, informação, ser ouvido e escolha.
Já no Brasil, o Dia do Cliente foi criado em 2003, no Estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego.