SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Novembro Azul

Editorial

Novembro Azul
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil, atrás apenas do melanoma, com estimativa de 65.840 novos casos podendo chegar a 6 milhões até 2025.  
O tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença. A melhor forma de evitá-la a é se prevenir.  Quanto mais cedo o câncer de próstata for descoberto, maiores serão as chances de cura da doença.
Para tanto, é preciso consultar um urologista frequentemente, além de realizar exames anuais a partir dos 40 anos de idade. A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença. Os exames mais comuns são: sangue do PSA e o de toque retal. Porém, apesar de simples o exame de toque retal ainda gera muito preconceito entre os homens. Atualmente, um terço dos pacientes se recusa a fazer o exame de toque por conta do preconceito.
E a Campanha Novembro Azul tem justamente o objetivo de conscientizar  sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, vários prédios e monumentos históricos se iluminam de azul para  chamar a atenção da população, além da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
Você sabe quando surgiu a Campanha Novembro Azul?
A Campanha #NovembroAzul surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.
Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha.
No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!