SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 22 de Abril 2026

Notícias Colunistas

No mundo da lua

Colunistas *Percival de Souza

No mundo da lua
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na mitologia grega, Artemis era filha de Zeus, deusa da lua e irmã gêmea de Apolo. Agora, é o nome da espaçonave que voou até 400 mil quilômetros da terra e deu volta ao outro lado na lua, corpo celeste até aqui invisível.

As lições fornecidas pelo chefe da tripulação, o cristão Victor Glover, fornecem imagens da Nasa e depoimentos de amor e fraternidade. estimulando-nos a “amar a Deus com tudo o que você é”. O amor ao próximo. Examinar as lições sobre o que aconteceu no cosmos exuberante, cabe a cada um de nós.

O sucesso da Artemis II aponta para muitas direções. A lua é sempre fonte para inspiração de poetas e canções, também usada para definições desonrosas, como “viver no mundo da lua”, isto é, desconectado da vida real, e “lunático”, sugerindo desiquilíbrio mental. Sem contar aquele que, se você indicar a lua, prefere ficar olhando para a ponta do seu dedo.

A lua possui crateras, porque sua gravidade é diferente, funcionando como blindagem para neutralizar vários objetos que poderiam colidir contra a terra. Victor Gover disse, contemplando nosso ponto minúsculo do universo, que é onde estamos, que o planeta se parece com uma nave espacial. Somos navegantes no espaço e ainda temos muitos mistérios a descobrir e aprender, entre eles viver sem conflitos. Exatamente ao contrário do que acontecia por aqui enquanto a Artemis II voava: guerra, conflitos, bombas, mísseis, morticínio, genocídios, explosões, destruições. Mortes, fracassos humanos. Nos espaços urbanizados, assassinatos, agressões, latrocínios, mutilações, desrespeito, ódio e desigualdades vergonhosas. A lua está cheia de crateras e nós de buracos. Ela é bela, sua face oculta exibe tons azulados, mostrando que o Criador, grande arquiteto do universo e pintor de fantástica policromia, nos oferece com a natureza, que nós fazemos de tudo para destruir em vez de cuidar.

As crateras são buracos terrestres, desumanizados e corruptos. Disputa-se como feras sem escrúpulos a conquista de espaços sociais. Não precisamos viajar 400 mil quilômetros para descobrir o que acontece entre nós. Hienas vorazes trancam-se dentro de cápsulas, como se estivéssemos na caverna real do filósofo grego Platão, onde somente sombras de imagens são projetadas e nunca a realidade do mundo.

É grande, por aqui mesmo, a distância entre terra e lua. Nada agradável aos olhos do Criador. Ainda bem que fazemos a nossa parte.

*Jornalista e escritor

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR