Se, de um lado, a humanidade alcançou um grande progresso científico e tecnológico que lhe permite, por exemplo, erradicar a fome, democratizar o conhecimento e promover a fraternidade; de outro modo, em contrapartida, se vê envolta a antigos instintos de dominação e destruição.
A toda evidência, essa situação decorre do ego exacerbado que se transforma em egoísmo, ambição, vaidade, arrogância, ou seja, retrata que o ser humano, como disse Allan Kardec, ainda se deixa predominar por instintos primitivos sobre a razão esclarecida, com o transbordamento das paixões, e que está distante da plenitude espiritual, a qual deveria buscar.
Essa é uma constatação difícil e trágica, que evidencia a inferioridade moral daqueles poucos que causam discórdia, medo e sofrimento e, também, que a evolução moral e espiritual da humanidade é uma conquista que se inicia no indivíduo, mas que se concretiza coletivamente.
Como nenhum conflito nasce de corações pacificados e o progresso intelectual caminhou mais rápido que o progresso moral, quer parecer indiscutível que o desafio desta geração é equilibrar a evolução científica e tecnológica com o cultivo dos valores sociais e éticos, da solidariedade, em suma, do amor ao próximo.
Se buscamos uma humanidade regenerada, onde prevaleça a harmonia, tolerância e fraternidade, o contexto planetário atual exige serenidade, fé, coragem e ação, bem como convida para que cada qual assuma sua responsabilidade de agir com propósito impulsionando ideias de progresso moral, liberdade, paz e horizontes mais positivos para o futuro.
Assim, ajudar no avanço civilizatório é o chamado deste momento. Isso propiciará a transformação moral, ética e espiritual da humanidade e, consequentemente, deixará como legado para a atual e futuras gerações um planeta de paz e dignidade, uma sociedade mais justa onde a fraternidade seja mais que um mero ideal.
Esse propósito se tornará real se e quando as pessoas, individual e coletivamente, mudarem seu comportamento e trilharem com retidão moral e vivenciarem o amor incondicional.
Enfim, como é tempo de parar, refletir e recomeçar buscando a reforma íntima, lembremos de Chico Xavier ao dizer que: "embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".
*Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary International
Comentários: