SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Luto

Colunistas

Luto

O luto é um processo que envolve sentimentos de perda importantes e com forte carga emocional para as pessoas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O luto é um processo que envolve sentimentos de perda importantes e com forte carga emocional para as pessoas, podendo ser individual ou coletivo, mas cada um sentirá de forma diferente, dependendo da proximidade, intensidade e causa da perda.

O luto não deve ser reprimido e sim vivenciado e elaborado aos poucos, para que não se desestruture psicologicamente, podendo passar por fortes crises de fuga ou negação da realidade.

O luto pode ser pré-morte com cuidados paliativos, ou pós-morte, dependendo do sofrimento do doente e da família.

Tem também o luto por perdas ou mudanças como emprego, relacionamentos, amigos, separações, entre outros.

O luto depende da época e cultura, existem culturas atuais que reverenciam a morte, festejando-a.

A morte é a única certeza da vida, só não sabemos quando, como e onde. Por mais conscientes que sejamos ainda não estamos preparados para a morte e a perda de um ente ou situação querida, independente da idade ou importância social.

Por isso que as mudanças e as perdas são inevitáveis, o que fica é a saudade.

Para se lidar com o luto, que é pessoal, é preciso ter respeito com a dor do outro, uns choram outros não, sendo preciso dar tempo ao tempo, assim aos poucos perdemos os medos e aceitamos se adaptando à nova situação. Deve-se falar sobre a perda com pessoas próximas diluindo aos poucos os sentimentos, percebendo que ate nos sonhos a pessoa aparece , sendo uma compensação do psiquismo para nos ajudar na superação.

Durante o luto pode-se ter crises de ansiedade, choro, depressão insônia, raiva, ou desanimo, mas é preciso enfrentar, pois a vida continua para quem fica.

Estudos mostram que o luto passa por etapas que são:

1- Negação, quando se evita falar do fato, fugindo e não aceitando a perda.

2- Raiva, ficando irritado, revoltado e questionando religiosamente, a partir daí, percebendo que não adianta negar o acontecido, e não vai mudar o que passou.

3- Fazer a barganha, negociando consigo ou com Deus, ou outra crença se tiver ou não, querendo compreender, ou encontrar culpados, mas aos poucos vai aceitando a realidade.

4- Depressão, de tanto sofrer, ficar triste, chorar, fica fragilizado por lutar contra os medos interiores, aos poucos aceita a perda, se recuperando.

5- Aceitação, aos poucos supera, aceitando que a vida continua, ficando a saudade, voltando à realidade, sabendo que cada caso é um caso e cada um tem seu tempo.

Se não conseguir superar sozinho ou com ajuda de pessoas do seu meio, procure ajuda profissional, porque viver em luto e sofrendo não vale a pena.

O seu dia também chegará...

Sabe de uma coisa.

TUDO PASSA, TUDO PASSARÁ

* Psicólogo e Psicoterapeuta

E-mail marco.garcia357@gmail.com

Marco Antonio Garcia

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!