Entre as inúmeras situações causadas pela pandemia de coronavírus no mundo uma das mais impactantes e que chama a atenção das autoridades de saúde é o aumento no número de casos de Aids.
De acordo com o Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, houve uma redução das ações de combate e prevenção da doença. Isso aconteceu devido à sobrecarga dos serviços em função à Covid-19.
Neste contexto, também houve diminuição de pacientes em tratamento, em especial aquelas que necessitam de terapia antirretroviral (TARV), tratamento este responsável por retardar a
progressão da imunodeficiência e restaurar, tanto quanto possível, a imunidade, aumentando o tempo e a qualidade de vida da pessoa que vive com HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a maio deste ano, houve uma redução de 17% no número de pacientes que iniciaram este tipo de tratamento. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o fechamento de 54% das clínicas responsáveis pelo atendimento e serviços de saúde sexual.
Por isso que neste 1º de dezembro, Dia Internacional da Luta contra a Aids, é importante nos conscientizarmos sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários para evitar que a doença evolua. É fundamental também alertar sobre o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for detectado o vírus, menor será o impacto da infecção na saúde do paciente.
O primeiro portador da patologia surgiu em 1981, nos Estados Unidos. Já no Brasil, o primeiro caso foi registrado em 1982.
Outro impacto negativo causado pela pandemia de coronavirus é o descaso e a falta de oportunidade no ambiente de trabalho para as pessoas portadoras de deficiência. Essas pessoas com necessidades especiais estão sentindo muito dificuldade, o quadro se agravou com a crise sanitária e econômica.
Outra dificuldade é o trabalho remoto. Devido ao isolamento social, muitas pessoas foram obrigadas a trabalhar no formato home office. Isso causou desconforto, pois a maioria das residências não estão adaptadas para este tipo de serviço. Muitos ainda foram demitidos dos seus cargos.
Em meio à crise sanitária, a recomendação é de as pessoas com deficiência procurem seus direitos trabalhistas e previdenciários.
Em julho, foi criada a Lei nº 14.020/2020 que proíbe a demissão sem justa causa de trabalhadores com deficiência durante a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. A lei diz que caso a empresa descumpra, ela poderá ser alvo de medida judicial.
O Dia Internacional do Portador de Deficiência é celebrado no dia 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, a data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.