SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Colunistas

F.O.M.O.

Colunista Marco Antonio Garcia

F.O.M.O.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Você sabe o que significa F.O.M.O.?
É uma sigla em inglês “Fear of missing out” que significa medo de estar perdendo algo, como oportunidades e de ficar fora dos acontecimentos presentes, sem resposta imediata nas mídias sociais sem receber o “curtir”, causando ansiedade e até crises de solidão e sensação de abandono. 
Atualmente as pessoas estão mais preocupadas com a vida alheia do que com a sua própria vida. 
O que será que os outros estão fazendo? 
Será que estão mais felizes do que eu? 
A insegurança emocional dos jovens principalmente, mas não só deles, está aumentando. Alguns influenciadores sociais ou famosos com muitos seguidores com quem muitos se identificam ou gostariam de estar no lugar deles, sofrem por não terem o mesmo sucesso e dinheiro. Nem sempre o que postam é o que realmente está acontecendo, gerando muita dependência afetiva.
Vamos refletir sobre o tempo.
O tempo cronológico é o mesmo para todos, no entanto precisamos saber utilizá-lo com sabedoria e foco, e não com situações que nada acrescentam.
Tempo é saúde e não seja escravo de si mesmo. Planeje seu dia  com metas e produtividade e não perdendo tempo com a  vida dos outros.
Esse medo de ficar de fora dos acontecimentos, de se sentir não visto pelas mídias sociais em tempo recorde, faz mal para a saúde mental. Fazendo aumentar o sofrimento e diminuindo o amor próprio. 
Ficar dependente do celular, se sentindo solitário, te torna frágil. 
Sei que precisamos do celular para receber notícias e mensagens importantes, mas não precisa olhar as mensagens a cada minuto. Aprenda a se equilibrar nas tarefas diárias mais importantes, caso contrário aumentara sua ansiedade depressiva, irritabilidade e frustração, sem falar das notícias falsas, não se deixe manipular ou ser enganado. 
Mude seus hábitos compulsivos, você deve ter o domínio do exterior e não deve ser dominado. Faça coisas que gosta e fazem bem, relaxe, respire profundamente, medite, faça exercícios, contemple a natureza.
Não nascemos com as redes sociais, elas devem nos relaxar e não tencionar, participe de grupos que trazem conhecimento e cultura, nesses tempos de pandemia não podemos estar juntos, mas podemos nos comunicar de forma saudável, ainda bem que temos a internet para ajudar, mas não se escravize, você tem o livre arbítrio, apesar das restrições que estamos passando e vai passar, valorize a natureza e a vida, pois ela é curta e não deve ser pequena, aproveite o máximo com amor e paz interior.
Estamos em evolução, sejamos mais humanos sábios e menos irracionais.
Psicólogo clinico

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!