Eubiose é um conceito filosófico e espiritual, que significa viver bem em equilíbrio e harmonia com as leis da natureza e com o universo. Eubiose também é utilizado no contexto de algumas tradições esotéricas e escolas de pensamento que buscam a harmonia entre o ser humano microcósmico e o universo macrocósmico, na busca da evolução e autoconhecimento com o desenvolvimento biopsicossocial da consciência e estilo de vida de cada um.
Sabemos que esse equilíbrio é muito difícil e efêmero, devido à própria evolução do ser humano com o progresso da ciência que de um lado é benéfico, mas de outro destrutivo.
Como somos animais humanos em evolução, muitos ainda não estão preparados para esse equilíbrio e harmonia.
Outros conceitos da Eubiose ocorrem na transformação de energia e conscientização, construindo as dimensões do sagrado, profano e divino.
Fisicamente nosso corpo também precisa estar em equilíbrio principalmente na microbiota intestinal, por exemplo, sabedores que nosso intestino é considerado um segundo cérebro emocional, onde neurotransmissores são produzidos alterando nosso metabolismo.
O contrário de Eubiose é Disbiose, que é o desequilíbrio da homeostase de vários órgãos, mas vou citar o da microbiota intestinal, causando alterações da imunidade e doenças inflamatórias e desordens do sistema nervoso, como a depressão e a ansiedade, bem como outros transtornos devido ao eixo intestino cérebro ligados ao nervo vago, que em desequilíbrio, desenvolve doenças neurodegenerativas.
Nosso intestino abriga bilhões de bactérias do bem e do mal. Para ajudar nesse equilibrio vários medicamentos e o estilo de vida, exercícios físicos, boa alimentação, bom sono, bom humor, fazem com que tenhamos qualidade de vida com prazeres e mais longevidade.
Recomenda-se também para manter esse equilibrio físico e emocional, tomar probióticos e prebióticos naturais e do bem.
Enfim vivemos no mundo entre o 8 e o 80, em todas as idades, mas na terceira idade, que ao contrario não é a melhor idade e sim a possível, desde que nos cuidemos devido a maior fragilidade.
Todos devemos viver com mais simplicidade e minimalismo, sem tantos consumismos, negativismos, imediatismos, compulsividades e exageros, protegendo mais a natureza e o planeta terra, pois ele esta vivo e também tem seu instinto de sobrevivência e nós seres humanos somos hospedes e não donos do dele.
Desejo a todos muita saúde, paz e felicidades ainda que efêmera a todas as gerações, que se beneficiam do nosso desenvolvimento com progresso e ordem, é o que esperamos...
* Psicólogo e psicoterapeuta Junguiano
Comentários: