SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Ela disse para levar o guarda-chuva? Não discuta: Leve-o!

Colunistas

Ela disse para levar o guarda-chuva? Não discuta: Leve-o!

Não foi por acaso que, há anos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Não foi por acaso que, há anos, o “homem do tempo” foi substituído pela “moça do tempo”!

Mesmo não sendo meteorologista, nem tendo à mão higrotermômetro, microbarógrafo, teodolito e outros tantos aparelhos da complexa área da meteorologia, o seu “sétimo sentido” (o sexto e para outras finalidades...) acerta sempre!

Não gaste seu tempo e energia em argumentar: “Imagine! Não há a mínima possibilidade de chover! Ouvi no rádio a previsão para hoje: tempo firme! “Céu de brigadeiro”!

Se você for teimoso – como já foi mais de uma vez – vai chegar em casa molhado... e humilhado, porque vai ter de ouvir o indefectível: “Eu não avisei?”

E então, ao assistir à TV, ouvirá o apresentador reprochar o erro da previsão meteorológica e, em resposta, a desculpa de quem tomou por base apenas a informação da parafernália eletrônica, justificando-se: “É que trabalhamos com previsão e não com precisão!”

Isso é fato. A previsão meteorológica é feita a partir de informações que são transmitidas, de hora em hora – nas horas cheias – pelas estações de observação do tempo, dispostas em pontos estratégicos. Por exemplo, uma frente fria foi registrada em Buenos Aires, vindo em direção ao Brasil. A estação de lá passa essa informação para todas as demais.  Como a informação traz dados sobre a direção e velocidade do deslocamento da frente, aqui em São Paulo pode-se calcular quando ela chegará, e com que características climáticas.

Ela passa pela estação de Montevideo, de Porto Alegre, de Florianópolis... e vai sendo observada e monitorada. Mas aí, por hipótese, uma corrente de ar ascendente, descendente ou o que quer que seja, sopra em direção ao mar, e lá se vai a frente fria... e, com ela, a previsão! Sem dar a mínima para todos os cálculos baseados nos códigos Synop, Metar e que tais...

Já a previsão dela, puramente empírica, não falha. Lastreia-se em algo etéreo, impalpável, imponderável, que dispensa equipamentos, informações técnicas, cálculos e métodos. É da mesma sensível natureza da telepatia, que possibilita à mãe registrar o que se passa com seu filho, que –  perto ou longe – está passando por problemas físicos ou, mais das vezes, emocionais!

A mulher, e só ela, tem essa capacidade de percepção ultra sensorial!

Por isso, não discuta. Leve o guarda-chuva!

* Consultor, comunicador, jornalista, palestrante

e-mail: jboliveira@jbo.com.br

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!