No dia 28 de setembro de 2025, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMASP, sediou um dos eventos mais aguardados pela população paulistana: o Domingo Aéreo. Também conhecido como Portões Abertos, é um evento da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem como propósito aproximar a Instituição da população, dando oportunidade aos visitantes de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Em São Paulo, o Domingo Aéreo é um evento tradicional desde 1988, que atrai uma multidão de apaixonados pela aviação. Nesta edição de 2025, o evento alcançou um marco inédito em sua história: superou todas as edições anteriores e registrou recorde de público, com a impressionante presença de aproximadamente 232 mil visitantes.
O diretor do PAMASP, coronel-aviador Wagner Takemi Motoyama, declarou: “O Domingo Aéreo é muito mais do que um evento. Ele é um verdadeiro espetáculo de cidadania e integração. Com uma programação ampla e diversificada, oferece atividades para toda a família, contemplando atrações culturais, infantis, gastronômicas, além, é claro, das demonstrações aéreas que encantam o público e emocionam os admiradores da aviação e os entusiastas das atividades militares. É uma celebração que atinge todas as idades, despertando o fascínio pelo universo aeronáutico e fortalecendo os laços entre a Força Aérea Brasileira e a sociedade. É uma imensa satisfação fazer parte desta grande festa, deste notável evento que exalta o profissionalismo, a disciplina e a dedicação de cada um dos nossos militares. Estar lado a lado com a população, mostrando de perto o trabalho da nossa tropa e os valores que norteiam a nossa Força Aérea — como patriotismo, integridade, comprometimento e excelência — é motivo de grande orgulho e realização. Ao efetivo do PAMASP, rendo meu mais profundo reconhecimento. Cada detalhe desta grandiosa estrutura foi pensado com zelo, eficiência e carinho, refletindo o alto padrão de profissionalismo da nossa equipe. A dedicação incansável, o entusiasmo contagiante e o comprometimento de todos foram determinantes para que o evento ocorresse da melhor e mais perfeita forma possível, proporcionando ao público uma experiência segura, acolhedora e inesquecível. Parabéns a todos os envolvidos! Que este espírito de união, entrega e excelência continue nos impulsionando a voar cada vez mais alto. Este evento é, sem dúvida, um reflexo da Força Aérea Brasileira em sua essência: forte, preparada e próxima da sociedade que serve com tanto orgulho.”
A abertura dos portões, às nove horas da manhã, foi realizada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do diretor do PAMASP, coronel-aviador Wagner Takemi Motoyama, que deram as boas-vindas ao público presente. O início do evento foi abrilhantado pela apresentação da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP), proporcionando um momento de celebração e patriotismo, em seguida, as atividades aéreas se iniciaram com a Aviação de Caça, representada pela aeronave F-5EM Tiger II, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos e realizou passagens no Campo de Marte. Durante a apresentação, o público presente se emocionou ao ver, ouvir e sentir o caça se aproximando pelas cabeceiras 30 e 12 do aeródromo realizando sobrevoo em alta velocidade. Foram momentos de tirar o fôlego e de acelerar o coração com o estrondo dos motores turbo jato GE J85-21A equipados com pós-combustão. Dando continuidade às apresentações aéreas, o público assistiu a passagem do Airbus A320 da LATAM, , o voo das aeronaves Decathlon da Acro Brasil, apresentações da Esquadrilha CEU, apresentações do T-25 Neiva e do T-27M Tucano, ambos da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), passagem do F-39 Gripen da FAB, voo do H-36 Caracal da FAB e Rapel no Helicóptero Águia da Polícia Militar do Estado de São Paulo. As passagens da Esquadrilha da Fumaça, fizeram um verdadeiro espetáculo para o público, um show no período da manhã e outro no período da tarde, uma atração que é esperada pelo público com muito entusiasmo, contou com a participação de quatro aeronaves A-29 Super Tucano, presenteando o público com voos em ala e passagens eletrizantes. Logo após o pouso da apresentação da manhã, as aeronaves estacionaram alinhadas no pátio e na sequência os pilotos interagiram com o público, tiraram fotos e distribuíram alguns materiais institucionais da Esquadrilha.
A exposição de aeronaves foi um grande destaque, contamos com a participação de um Helicóptero EC-135 da Receita Federal, Helicóptero H-35 da Polícia Militar de São Paulo, C-130 Hércules, HM-1 Pantera do Exército Brasileiro, C-115 Bufalo, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, H-34 Super Puma, entre outras. O público contemplou, ainda, as aeronaves F-5EM no processo de inspeção na Linha de Revisão do F-5. Na oportunidade, foram realizadas demonstrações do sistema de trem de pouso e visitação da cabine de pilotagem. O evento contou, ainda, com a exposição de motores ativos e inativos das diversas aeronaves da frota do COMAER e com a exposição de aeronaves do futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), como o MIG-17F, o MIG-15UTI, F4U CORSAIR, RWD-13, Supermarine Spitfire, Rutan Varieze, BF 109 Messerchmitt, EAY-201 Ypiranga e o American Flea Ship TC-1.
No solo, tivemos exibições de manobras automobilísticas emocionantes de Drift, foi realizado um espetáculo que trouxe muita emoção e adrenalina aos visitantes. Além das exposições de viaturas históricas, carros antigos, viaturas dos Bombeiros, da Receita Federal, da Polícia Militar – ROTA, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e batedores e blindados do Exército Brasileiro, tiveram apresentações do Canil da GCM e apresentações do Canil da Receita Federal. O evento contou também com o apoio de uma unidade do Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP Rio de Janeiro), que esteve presente, com militares proporcionando suporte médico e estrutura de atendimento em saúde a todos os visitantes.
Dando continuidade ao sucesso de 2023 e 2024, este ano foi preparado novamente com muito carinho e de forma muito especial, o Espaço Azul. Destinado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Pessoas com Deficiência (PCD), o Espaço Azul foi cuidadosamente preparado com carinho e atenção. Com um ambiente lúdico e interativo, o espaço contou com a presença de pedagogas do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) e de militares da área da saúde do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP). Ao longo do evento, aproximadamente 200 pessoas foram atendidas, proporcionando acolhimento, respeito e acessibilidade. É a nossa Força Aérea reafirmando seu compromisso de mãos dadas com a inclusão!
O Domingo Aéreo na Capital de São Paulo é um evento de grande magnitude que conta com o apoio de diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Depois de diversas atrações e apresentações, ficou o agradecimento à população paulistana que mais uma vez abrilhantou com sua presença um dos eventos mais esperados do ano, bem como a todos os envolvidos que fizeram parte da organização.
Fonte: 1T Tatiana Quadros
Chefe da Assessoria de Comunicação Social do PAMASP