SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Dia Mundial da Imunização

Editorial

Dia Mundial da Imunização
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A prevenção é o melhor remédio para combater a enfermidade que atinge milhares de crianças e também adultos. Porém, nem todas as pessoas sabem da importância da vacinação.

Ela protege quem recebe a vacina, além de ajudar a comunidade como um todo. Quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor é a chance de qualquer pessoa ficar doente.

A primeira vacina de imunização, foi criada em 1796, pelo médico britânico Edward Jenner, para imunizar pessoas  expostas ao vírus da varíola. A doença foi erradicada em 1977.

Por isso, reforçamos neste  Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho,  a importância da vacinação. 

As vacinas representam um grande avanço da medicina, que além de conter a disseminação de enfermidades graves, reduzem a taxa de mortalidade.  

Apesar da sua importância, muitos pais não aderem às campanhas de vacinação. Um dos principais fatores que levam os pais a privarem seus filhos da imunização está no medo dos efeitos colaterais, pois muitas vacinas, assim como medicamentos, apresentam reações adversas. Outro fator é a falta de informação, muitos pais acreditam que a maioria das doenças estão erradicadas como a poliomielite, o sarampo,  a rubéola e a caxumba.  

Recentemente, o Brasil passou por um surto de sarampo. Foram registrados  no início deste ano, 1.069 casos de sarampo segundo levantamento do Ministério da Saúde. Desde 1999, o país não registrava número tão alto de casos confirmados em um único ano. Na época, foram 908 casos de sarampo no Brasil.

Chamada de Tríplice Viral, a vacina contém vírus atenuados do sarampo, da rubéola e da caxumba – e deve ser tomada pelas crianças aos 12 meses. Mas, em geral, a vacina está sempre disponível nos postos de saúde para crianças e adultos (em uma ou duas doses, com intervalo que depende da idade).

Por isso,  lembramos da  importância de se vacinar contra qualquer tipo de doença.

Não deixe de se vacinar! Procure um posto de saúde próximo de sua residência  para se proteger e proteger a quem você ama.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!