SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Dia do Salva-Vidas 28 de dezembro

Datas

Dia do Salva-Vidas 28 de dezembro

Salva-vidas ou guarda-vidas é o profissional apto a realizar medidas preventivas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Salva-vidas ou guarda-vidas é o profissional apto a realizar medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. Em muitas cidades litorâneas, há guarda-vidas em praias mais frequentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como águas-vivas ou tubarões. Praticamente todos os países litorâneos do mundo possuem algum tipo de operação salva-vidas ou guarda costeira.

Características necessárias

Para ser um guarda-vidas é necessário ter preparo físico de atleta, saber nadar muito bem, ter o conhecimento de técnicas de resgate dentro e fora d’água e primeiro socorros. Além disso, devem conhecer também os riscos do trabalho em que atuam. Outras características interessantes são: resistência aeróbia, anaeróbia e muscular localizada, garra, força física, boa capacidade pulmonar, paciência, determinação, habilidade com esportes, capacidade de concentração, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de transpor barreiras, disciplina, velocidade e responsabilidade.

Formação necessária

Para exercer essa atividade o profissional deve ser maior de 18 anos, gozar de plena saúde física e mental, possuir conclusão de curso de primeiro grau, ou equivalente e em alguns Estados segundo grau completo. O guarda-vidas mantém a resistência aeróbia correndo ou nadando cerca de uma hora ao dia. O treino é complementado com três a quatro sessões de musculação por semana - sempre com trabalho de resistência - e simulações de resgate.

Principais atividades

Suas principais atividades são: treinar constantemente e fazer exercícios como alongamentos e musculação; zelar pela segurança de banhistas em piscinas e praias; desenvolvimento de trabalhos preventivos e de educação à comunidade, a fim de orientar sobre possíveis riscos de afogamentos e acidentes aquáticos; colocar bandeiras em postos que funcionam como indicadoras das condições de banho no dia; realizar salvamento em ambientes aquáticos e agir de maneira correta, realizando primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar com oxigenoterapia e salvamento; incentivar e apoiar o estudo e pesquisa de trabalhos na área de salvamento aquático; estar sempre atento para todo e qualquer movimento estranho e diferente entre os banhistas;

Esse profissional pode atuar em três áreas distintas: guarda-vidas de praias: oceanos e praias; guarda-vidas de rios ou corredeiras: lagos, rios e represas; guarda-vidas de piscinas: piscinas de clubes, parques aquáticos, navios turísticos

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para este profissional é amplo, mas depende principalmente de sua dedicação. Muitas oportunidades estão surgindo na área de turismo, para trabalharem nos cruzeiros. O mercado ainda oferece vagas para trabalhar em outros países. Nesse caso os profissionais são contratados por empresas terceirizadas.

Curiosidades

Praticamente todos os países litorâneos do mundo possuem algum tipo de operação salva-vidas ou guarda costeira. Muitas dessas organizações foram fundadas no século 20, quando os serviços de emergência do mundo foram oficializados, e atualmente trabalham em parceria com as equipes da polícia, bombeiros e serviços de ambulância para salvar vidas. A Inglaterra foi um dos primeiros países a desenvolver um serviço salva-vidas amplo e organizado no século 19. O Instituto Nacional pela Preservação da Vida contra Naufrágios foi fundado em 1824 e era composto por voluntários. Hoje, é conhecido como Royal National Lifeboat Institution (RNLI). Os botes salva-vidas dos navios modernos foram projetados para transportar cerca de vinte pessoas e o equivalente a três dias de comida e água, assim como equipamentos básicos de navegação. Padrões de segurança no mar são regidos normalmente por dois códigos internacionais de conduta, em uma tentativa de prevenir um número maior de vítimas caso um navio de passageiros tenha problemas no mar.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!