Museólogo é o profissional que trabalha com a ciência da museologia, que é a área do conhecimento dedicada à administração, manutenção, organização e acondicionamento das peças em museus e exposições. Seu trabalho é pesquisar, identificar, organizar, conservar e classificar peças de valor histórico e cultural. Esse profissional trabalha no planejamento e organização das exposições, é responsável por organizar intercâmbios de peças e acervos e parcerias com outras instituições e organizações internacionais culturais, sempre visando atrair a maior quantidade de visitantes.
Características necessárias
Para ser um museólogo é necessário que o profissional se interesse por artes, cultura e história. Outras características interessantes são: capacidade de organização, capacidade de observação, meticulosidade, facilidade de lidar com objetos frágeis, metodologia, raciocínio rápido, ccapacidade de análise e capacidade de concentração.
Qual a formação necessária para ser um museólogo?
Para ser um museólogo é necessário diploma de curso superior em Museologia, que tem a duração mínima de quatro anos. O curso ainda é novo no Brasil, e a maioria da grade curricular é composta de matérias de temas gerais, como história geral e do Brasil, história da arte, arqueologia, elementos da antropologia, estética, técnicas básicas de conservação e restauração, etc., além das matérias elementares de museologia.
Principais atividades
Suas principais atividades são: analisar objetos de arte e de valor histórico, avaliar as condições das peças, acondicionar e garantir sua conservação, organizar os objetos segundo o tema do museu ou exposição, ou segundo algum critério pré-estabelecido, administrar um museu ou centro cultural, garantir a manutenção das peças e a adequação do ambiente às necessidades dos diferentes tipos de peças, organizar o intercâmbio de peças e acervos culturais com outras instituições ou organizações e organizar as exposições de modo a atrair a maior quantidade de visitantes
Áreas de atuação e especialidades
Pode trabalhar em diversos ambientes, entre eles: museus, instituições e centros culturais, galerias de arte, centros de pesquisa, etc. Existem também alguns campos da museologia, entre eles: aquisição: pode trabalhar com a aquisição de obras culturais, histórica e de arte para alguma instituição ou organização. Pode também coordenar o intercâmbio de peças, ou construir um acervo arrecadando peças por meio de doações; administração de exposição: trabalha com a administração e organização de exposições, podendo trabalhar em conjunto com artistas, historiadores e pesquisadores; conservação: trabalha com a manutenção do ambiente e com a conservação e restauração das peças; educação: pode trabalhar com a apresentação das exposições ao público, valorizando os aspectos culturais e utilizando um método de trabalho mais didático.
Mercado de trabalho
A museologia é uma ciência recente, e no passado os museus eram ligados a coisas antigas e ultrapassadas. Atualmente, com a museologia, essa ideia foi desvinculada das exposições, pois hoje, há uma tendência de exposições mais contemporâneas, que representem minorias, ou que remontem o passado de uma forma mais moderna. O profissional da museologia usa, no seu dia a dia, a informática e as novas tecnologias para auxiliá-lo em quase todas as suas funções. A organização do acervo, com a ajuda da tecnologia digital, é muito mais eficiente. Além disso, a evolução das técnicas de conservação e restauração faz com que esse campo seja muito procurado.
Curiosidades
A palavra museu vem do latim “museum”, que por sua vez vem do grego “mouseion”, que se refere a um templo dedicado às Musas, que eram divindades da cultura grega que inspiravam as artes. A museologia é uma ciência nova, que chega para remontar a imagem exposições históricas e culturais. A profissão é regulamentada pela Lei n° 7.728/1984 e pelo Decreto n° 91.775/1985.