SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Dia do Guarda Civil

Tratada como uma das instituições de segurança mais antigas no País, a Guarda Civil do Estado de São Paulo exerce importante papel na sociedade.

Dia do Guarda Civil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Tratada como uma das instituições de segurança mais antigas no País, a Guarda Civil do Estado de São Paulo exerce  importante papel na sociedade.  Esses profissionais se destacam principalmente pelo esforço e pela dedicação, além de agregarem valor à comunidade uma vez que as pessoas os veem como parceiros no combate ao crime.  
Outro mérito adquirido pelos guardas civis é marcar presença em locais públicos para garantir que tudo esteja em ordem. Os guardas trabalham para fazer a proteção dos bens, serviços e instalações  das cidades. Eles têm o comprometimento de proteger os patrimônios do município, sejam eles históricos, culturais, ecológicos, ambientais ou arquitetônicos.
A Guarda Civil do Estado de São Paulo foi fundada em 22 de outubro de 1926 por Carlos de Campos, então governador do Estado para realizar o policiamento ostensivo das áreas urbanas, zelando pela segurança pública e pela incolumidade pessoal e patrimonial dos cidadãos seguindo o padrão da Guarda Municipal criada na mesma data. 
Hoje é  considerada o embrião da Guarda Civil Metropolitana da Capital do Estado e de todas as Guardas Municipais das cidades do interior.
É fácil encontrar em várias fontes datas que celebram a Guarda Civil brasileira. E o dia 3 de setembro é uma delas, quando se comemora do Dia do Guarda Civil. Essa data tem a função de homenagear os profissionais dessa área, que colabora com a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal.
A data começou a ser celebrada em 1966, depois que o primeiro presidente do regime militar, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, instituiu o Dia do Guarda Civil pela lei Nº 5. 088, de 30 de agosto de 1966. Na Constituição de 1988, os municípios brasileiros tiveram a organização da guarda civil legitimada e assegurada pelo Artigo 144, cujo texto dá poder de constituição das guardas municipais para a proteção de bens e serviços.
O Semanário da  Zona Norte deseja a todos os profissionais Feliz Dia do Guarda Civil!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!