Desde o final de 2020, o Brasil vem registrando aumento nos casos de coronavírus. Filas de espera e vagas em hospitais voltaram a se formar em todo o país.
De acordo com levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no último dia 7 de janeiro, o país ultrapassou oficialmente a marca de 200 mil mortes por coronavírus.
Para os especialistas, o aumento se deve ao relaxamento de medidas protetivas impostas pelos órgãos de saúde e o isolamento social. Infelizmente, a população ainda não acredita na grave situação pelo qual estamos vivendo.
Os principais veículos de comunicação vêm mostrando nas últimas semanas o descaso da população no enfrentamento à doença. Aglomerações e festas clandestinas vêm acontecendo em meio ao caos na Saúde, além de praias e aeroportos lotados. E a previsão é de que mais pessoas serão infectadas e mortas pela doença nos primeiros meses do ano dizem os especialistas.
A maioria das pessoas tem conseguido driblar a fiscalização das autoridades em saúde e de segurança pública. Cada vez mais, a população ignora as recomendações, e como se nada tivesse acontecendo, reúnem-se em grandes grupos para festejar.
E a forma de como as festas são organizadas é a mesma. Ou seja, através das redes sociais.
O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde colocou à disposição um número para denúncias. Para denunciar festas clandestinas a população deve entrar em contato com o número de telefone 11 3065-4666 ou pelo e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br.
É importante ressaltar que devemos tomar os mesmos cuidados em 2021 para combater o coronavírus: Lavar as mãos com frequência, usar sabão e água ou álcool em gel, manter uma distância segura de pessoas, utilizar máscaras, cobrir o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar, ficar em casa se você se sentir indisposto e procurar atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Quanto antes a população tiver consciência da gravidade da situação e colaborar com as autoridades e os profissionais da Saúde, mais cedo sairemos desta calamidade. E acreditem, sairemos mais fortalecidos!
Feliz 2021 com muita saúde, paz e harmonia.