SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Dengue

Editorial

Dengue

Em meio à pandemia de coronavírus no Brasil, as autoridades de saúde pública alertam para o aumento de casos de dengue no país

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em meio à pandemia de coronavírus no Brasil, as autoridades de saúde pública alertam para o aumento de casos de dengue no país.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, entre os dias 1º de janeiro e 20 de fevereiro de 2021, foram registrados 54.049 casos e oito mortes por dengue no país.  Um número assustador que merece atenção das autoridades públicas e também da população brasileira.

A questão é que não podemos ignorar os cuidados necessários e os riscos causados pela doença. A forma mais eficaz de controlar a dengue é a prevenção. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A principal forma de transmissão da doença é através do controle absoluto sobre os criadouros para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A maioria das pessoas não acredita na relação direta entre os criadouros e as doenças. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais idosas, têm maior probabilidade de desenvolver  a dengue grave.  A gravidade do caso aumenta quando a pessoa é portadora de alguma doença crônica tais como diabetes e hipertensão.

É importante que a sociedade colabore  eliminando e tampando qualquer recipiente que contenha ou que possa conter água.

Apesar da falta de conscientização da sociedade, os especialistas em saúde alertam para  que as pessoas não confundam os sintomas da dengue e da Covid, pois ambas possuem sintomas em comum tais como:   dor ao redor dos olhos, dor muscular, articular e de cabeça, enjoo e vômito. Apear dos sintomas serem parecidos, os profissionais da saúde afirmam que  a dengue

não costuma causar sinais respiratórios.

Então, nesta pandemia  não se descuide! Evite o acúmulo de água  Previna-se contra a dengue. Além disso, seja consciente com seu lixo deixando as latas sempre bem tampadas.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!