SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Cuidar do idoso de hoje, preparar o idoso de amanhã

Colunistas

Cuidar do idoso de hoje, preparar o idoso de amanhã

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data relembra a aprovação do Estatuto

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data relembra a aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003, que entre seus artigos diz que é “obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária”.

A população brasileira está envelhecendo graças ao aumento na expectativa de vida e diminuição do número de nascimentos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo em 2030, com o número de pessoas acima dos 60 anos superando os menores de 15 anos.

Porém, ao contrário dos países desenvolvidos, o Brasil se tornará um país idoso antes de oferecer infraestrutura e qualidade de vida para essa população. Basta ver a situação das calçadas nas nossas cidades, falta de áreas de lazer nos bairros, preconceito no mercado de trabalho, perda do poder de compra das aposentadorias, entre outros, para constatar que temos muito a avançar para sermos um país mais acolhedor para as pessoas idosas. Não por acaso a faixa etária que tem o maior número de casos de depressão é entre 60 e 64 anos, segundo o IBGE.

É muito importante que o Poder Público ofereça opções para os idosos se manterem em atividade, promovendo socialização e autoestima, fatores fundamentais para um envelhecimento saudável.

Nesse sentido, apresentei na Câmara Municipal dois projetos que criam políticas públicas voltadas aos idosos. O PL 217/18 cria o programa Ativa Idade, que vai fazer a intermediação entre idosos que buscam trabalho e vagas de emprego destinadas a essa população. Iniciativas semelhantes já existem em lugares como Japão e Espanha, com grande sucesso tanto entre os idosos que precisam complementar a renda quanto entre aqueles que simplesmente desejam se manter ativos no mercado de trabalho e têm dificuldade de encontrar oportunidades.

Já o PL 355/18 cria os Jogos Municipais do Idoso, o JOMI, inspirados nos Jogos Regionais do Idoso (JORI) realizados desde 1995 pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em diversas regiões do Estado. Com modalidades que permitem a participação de todos, como buraco, dominó, dança, atletismo e bocha, entre outros, os Jogos promovem a atividade física, a socialização e autoestima dos idosos. E as famílias presentes na torcida também relatam que o evento é um momento de proximidade e valorização do idoso dentro do seio familiar.

Promover maior qualidade de vida aos idosos é um ato de respeito por aqueles que deram sua contribuição e abriram os caminhos que percorremos hoje, e é também a construção de um futuro melhor para todos nós que seremos os idosos de amanhã.

* Vereadora da cidade de São Paulo e presidente da Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo. E-mail: adrianaramalho@adrianaramalho.com.br

 

Adriana Ramalho

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!