SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Chuvas de Verão

Editorial

Chuvas de Verão
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O verão inicia-se no próximo dia 21 de dezembro e com ele a preocupação com as tempestades. Este período é marcado por desastres naturais em decorrência das intensas chuvas  e pelas quedas de raios.  Embora comuns, esses fenômenos atmosféricos despertam medo e apreensão na população. 
Então, nesta época é preciso redobrar os cuidados. Um raio pode cair várias vezes no mesmo lugar, atingindo frequentemente o objeto mais alto de uma mesma localidade, além de causar grandes riscos à saúde como queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).
Mas não é só a questão das chuvas que preocupa as autoridades e a sociedade, mas também os danos causados por elas, como as enchentes. 
Existem várias causas para as enchentes como o desmatamento de encostas e assoreamento dos rios, acúmulo de lixo nos bueiros e rios que prejudicam o escoamento da água, insuficiência da rede de galerias pluviais e pavimentação de ruas e construção de calçadas, reduzindo a superfície de infiltração.
Para prevenir acidentes, a Defesa Civil recomenda desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos, evitar ficar em casa e voltar apenas quando as águas baixarem, retirar os animais de estimação de casa, fechar as portas, janelas e o registro de entrada de água, e procurar um lugar seguro. 
É importante também que a comunidade colabore evitando o acúmulo irregular de lixo. 
Neste verão não se descuide!  

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!