Neste ano, no dia 22 de setembro será oficialmente declarado o início da Primavera, uma das quatro estações do ano. Muitas flores desabrocham neste período. Isso se deve a um conjunto de fatores, como o aumento gradativo das temperaturas (visto que a primavera representa uma transição entre o inverno e o verão), e ao regime de chuvas, que se intensifica nesse período.
Porém, com a chegada da Primavera surge uma grande preocupação da população quanto à preservação do ambiente. É muito comum observarmos o descaso de muitas pessoas diante dos parques e praças. Cultivar e preservar a natureza é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele, pois a humanidade depende dela e não o contrário.
O grande problema do mundo atual é a degradação ambiental, pois a destruição do meio ambiente resulta em vários problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais, entre outros fenômenos.
Vamos nos atentar para os focos de queimadas no Brasil. De acordo com levantamento do Monitor de Fogo, monitoramento pelo MapBiomas, o mês de agosto registrou sozinho quase a metade dos incêndios florestais do ano, a vegetação nativa representou 65% da área queimada.
Atualmente, cerca de 1.468 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam no combater ao fogo na Amazônia.
A melhor forma de preservar a natureza é através da educação, esse processo visa a conscientização e preocupação da população.
É por isso que devemos cultivar nossas florestas e praças para que tenhamos uma vida melhor.
Vamos celebrar a Primavera com alegria e otimismo, pois é nesta época que a natureza se torna mais bela, vestindo-se de flores das mais variadas cores e intensos e diversos perfumes. Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da Primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria.
Comentários: