SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 23 de Abril 2026

Notícias Segurança Pública

Associações de Delegados Nacional e de SP

Repudiam aprovação da “quarentena” eleitoral para policiais

Associações de Delegados Nacional e de SP
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e a Associação dos Delegados do Estado de São Paulo (ADPESP) vêm a público repudiar a aprovação, na noite da quarta-feira, 15, justamente no dia que se celebrou a democracia, de uma emenda que recoloca no Código Eleitoral a exigência de uma quarentena de cinco anos para policiais que quiserem se candidatar a cargos políticos. A votação ocorreu por meio de uma manobra ardilosa, na calada da noite.

Tal previsão anula por completo qualquer possibilidade de representação política dos servidores policiais de natureza civil, retirando-lhes o direito político passivo desses servidores públicos de forma claramente inconstitucional. O direito político passivo é assegurado a todo cidadão brasileiro de forma que não pode ser simplesmente subtraído daqueles servidores públicos ocupantes de cargos de natureza policial. 

De se ressaltar que os direitos políticos – em breve síntese, o direito de votar e ser votado – são considerados Direitos Humanos de primeira dimensão, já que representam a possibilidade do cidadão participar e atuar na vida pública de seu país. Neste aspecto, o dispositivo em comento não apenas representa violação a direito previsto em nossa Constituição, como fere de morte normas e tratados de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário.

Além de atingir tal prerrogativa individual, a redação do dispositivo suprime outros direitos igualmente fundamentais, como o direito ao trabalho e ao exercício de cargo público para o qual o policial foi legitimamente aprovado por concurso público.

A ADPJ e a ADPESP esperam e confiam que o Senado Federal, em respeito a todas as suas atribuições, corrija tal ameaça à democracia, reprovando a medida. As Entidades seguirão lutando por todas as vias cabíveis para que tal previsão autoritária seja derrubada, preservando o direito de cidadania dos policiais civis.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!