SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 16 de Março 2026

Notícias Editorial

Aniversário Vila Guilherme

Editorial

Aniversário Vila Guilherme
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em 12 de setembro de 1912 nascia a Vila Guilherme. Nas últimas décadas, a região demonstrou crescimento e um grande progresso em decorrência da chegada do comércio local, das universidades e também dos  shoppings centers, em especial da Cidade Center Norte que concentra o espaço de eventos Expo Center Norte, os shoppings  Lar Center e Center e o Novotel. 

A Vila Guilherme ainda possui uma das maiores concentrações de empresas transportadoras da América Latina, sendo considerado um dos centros mais importantes neste setor na cidade de São Paulo. Um bairro com muitas histórias e conquistas. 

Agora, voltamos ao passado para relembrar a história de um dos principais bairros da Zona Norte de São Paulo. 

O bairro nasceu de um sítio pertencente ao Barão de Ramalho. Com sua morte, as terras passaram para a sua filha, Joaquina Ramalho, que vendeu os terrenos exatamente no dia 12 de setembro de 1912 para Guilherme Praun da Silva. 

Já a pista do hipódromo de Vila Guilherme foi a primeira e única destinada exclusivamente à prática do trote no Brasil. Criada em 1937 por Guilherme Praun, ali foram construídas cocheiras, arquibancada, bilheterias, pista para saltos, um salão para conferências e um picadeiro fechado. O local perdeu parte de sua área devido ao asfaltamento da Avenida Nadir Dias de Figueiredo e à canalização do Córrego da Divisa. 

Os primeiros habitantes da região foram: Guilherme Praun da Silva, Chico Pontes, Oscar da Silva, Amazonas da Silva, Alfredo da Silva e Ida da Silva. 

Boas lembranças também marcam a história do bairro. Por muitos anos, a Vila Guilherme abrigou  as instalações da extinta TV Excelsior e depois do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), situado na Rua Santa Veloso, 575. Lá era gravada boa parte dos programas da emissora até o final dos anos 1990, quando as gravações foram transferidas para a região da Rodovia Anhanguera. 

O jornal Semanário da Zona Norte parabeniza todos os munícipes que residem e trabalham na Vila Guilherme pelo seu aniversário. 

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR