SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024
Aniversário de Albert Sabin

Editorial

Aniversário de Albert Sabin

Editorial

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Toda grande história tem um começo. Neste editorial falaremos sobre Albert Sabin, um dos grandes nomes da ciência e da medicina mundial.  

Albert Sabin foi um cientista e médico polonês-americano, nascido em 26 de agosto de 1906 em Białystok, Polônia.  

Ele faleceu em 3 de março de 1993, aos 87 anos, vítima de problemas cardíacos. No entanto, sua vida foi repleta de conquistas e ele foi, direta e indiretamente, responsável por salvar milhões de vidas. Albert Sabin desenvolveu a vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. 

Ele tinha plena consciência da importância da descoberta e uma visão quase missionária de seu trabalho. Para mostrar que a vacina era segura foi o primeiro a experimentá-la e, mais tarde, abriu mão dos seus direitos de patente, em favor da humanidade. 

Atualmente, a poliomielite é considerada, pelas autoridades sanitárias, como doença erradicada no país. A vacina de Sabin eliminou a pólio em quase todo o mundo exceto em alguns países da África e da Ásia. 

Neste dia 26 de agosto, vamos homenagear este grande cientista contando um pouco sobre sua trajetória de vida e profissional. 

Sabin estudou na Escola de Medicina da New York University. Formou-se em 1931, sua verdadeira vocação  era a ciência. E as aulas de medicina o ajudaram a descobrir sua verdadeira paixão.  

após a sua formatura, o Dr. Sabin começou um estágio no Hospital Bellevue. Em 1933, o Dr. Sabin publicou seu primeiro artigo relacionado à poliomielite que lançou sua longa e ilustre carreira na erradicação da doença. 

Enfrentou muitos obstáculos até descobrir a vacina contra a poliomielite. Ele, juntamente com o  Dr. Peter Olitsky, descobriu que a poliomielite em humanos não entra pelo nariz como postulado anteriormente e refutaram a eficácia dos sprays nasais para inoculação, dando aos pesquisadores informações importantes sobre a fonte de infecção humana. 

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. 

Os sintomas da poliomielite variam conforme as formas clínicas, desde ausência de sintomas até manifestações neurológicas mais graves. A poliomielite pode causar paralisia e até mesmo a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida. 

No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus ocorreu em 1989, na cidade de Souza/PB. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP). Essa vacina propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população em geral, com a disseminação do poliovírus vacinal no meio ambiente, em um curto espaço de tempo. 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!