SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sabado, 18 de Maio de 2024
AFSU forma 500 novos Guardas Civis Metropolitanos

Geral

AFSU forma 500 novos Guardas Civis Metropolitanos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Foi realizada no Vale do Anhangabaú na manhã do sábado, 16, a solenidade de formatura de 500 novos guardas civis metropolitanos. A partir de agora, a cidade de São Paulo passa contar com um número de GCMs que já passa de 7 mil agentes. Eles irão atuar na proteção de pessoas, bens, serviços e instalações municipais, além da atuação efetiva na prevenção e redução da violência e da criminalidade. Todos os 500 novos GCMs irão atuar na região central da cidade, que passa a contar com um efetivo total de 2.100 guardas civis metropolitanos, além de quase 100 viaturas. 

O prefeito Ricardo Nunes, destacou a importância da corporação para São Paulo: “Nós compramos carros novos, armamentos, investimos em treinamento e essa formatura representa o compromisso da cidade de São Paulo em defesa do seu povo. Confiamos muito na Guarda Civil Metropolitana e nós temos o compromisso de defender nossa cidade. E agora temos mais 500 valorosos guardas civis metropolitanos para fazer frente na defesa da cidade”, afirmou o prefeito. 

O concurso para ingresso da Guarda Civil Metropolitana foi realizado em 2022 e contou com quatro etapas: redação, prova objetiva, avaliação psicológica e prova de aptidão física. Foram oferecidas mil vagas. O número de contratações já superou o número de vagas previstas inicialmente. Cerca de 1.500 GCMs já foram contratados e o concurso tem validade até novembro de 2024. 

O curso de formação para os novos agentes totalizou 640 horas-aula. Na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), foram ministradas aulas teóricas e práticas, seguindo a Matriz Curricular da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), com estudos focados no policiamento preventivo e comunitário dos espaços públicos da cidade de São Paulo, sempre pautadas nos princípios e garantias dos Direitos Humanos, pilar institucional da GCM. 

Para serem aprovados, os agentes precisaram atingir nota 7 em todas as disciplinas, além de apresentarem assiduidade, pontualidade, equilíbrio emocional e capacidade técnico-profissional para o exercício da função. 

Também presente no evento, o comandante-geral da GCM, inspetor superintendente Agapito Marques, destacou a importância dos investimentos da Prefeitura em Segurança Pública, “quando o senhor faz uma entrega dessa para a cidade de São Paulo, de mais 500 GCMs, o senhor não está entregando apenas segurança, o senhor está fazendo um investimento para a cidade que faz com que comerciantes e empresários venham investir na cidade porque se sentem mais seguros, entrega mais turismo, entrega mais paz para a população”, afirmou o comandante. 

Já secretária municipal de Segurança Urbana, inspetora superintendente Elza Paulina de Souza, destacou a importância dos investimentos, “dobramos o número de viaturas, hoje temos o melhor armamento, os melhores equipamentos. Todos os dias o prefeito Ricardo Nunes pergunta o que nós vamos fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Agora esse é o lema de vida de cada um de vocês: levantar todos os dias de manhã e pensar como eu vou melhorar a qualidade de vida e a segurança das pessoas na cidade de São Paulo. Honra, lealdade, ética, justiça e acima de tudo compromisso e amor naquilo que a gente faz”, concluiu a secretária. 

O evento contou com a presença de diversas autoridades e personalidades, dentre elas: o general de brigada Rodrigo Ferraz Silva, chefe do Estado-Maior do comando Militar do Sudeste – representando o comandante do CMSE, general de exército Guido Amin Naves; o capitão de mar e guerra Roque Cerqueira Pires Junior – representando o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; o tenente-coronel Lon Lopes, representando o comandante do IV Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos; o capitão M. Henrique – representando o comandante da Base Aérea de São Paulo, coronel aviador Leonar Tiago Barbosa; o major PM Vital, representando o comandante do CPA/M1, coronel PM Paulo Sérgio de Melo; o delegado de Polícia Civil, dr. Roberto Monteiro – representando o delegado-geral da Polícia Civil, dr. Artur José Dian; o policial penal Bruno Naime, representando o comandante do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Saulo dos Santos Matos; o cônsul-geral do Paraguai, embaixador Luis Fernando Avalos; os deputados federais: Delegado Da Cunha e Coronel Telhada; o deputado estadual Capitão Telhada; os secretários municipais: dra. Eunice Prudente (Justiça), Aldo Rebelo (Relações Internacionais), Fernando Padula (Educação), Marcos Monteiro (Infraestrutura Urbana e Obras), Fabrício Cobra (Casa Civil) e Marcela Arruda (Gestão); os vereadores: Edir Sales, João Jorge e Sandra Tadeu; o vereador de Santa Bárbara d’Oeste, guarda municipal Eliel Miranda; presidentes de Consegs e entidades representantes de classe, Sindguardas-SP, Abraguardas e Ages-SP. Todos parabenizaram os novos guardas civis metropolitanos e desejaram a eles sucesso na carreira. 

Ao final da solenidade, os novos GCMs desfilaram pelo Vale do Anhangabaú, comandados pelo coordenador-geral da Academia de Formação em Segurança Urbana, inspetor superintendente Marcos Valério Pereira Ferreira. 

Investimentos e avanços 

A Prefeitura de São Paulo tem investido em ações como novos projetos, programas e, também, na aquisição e entrega de novos equipamentos para GCM como a renovação da frota de viaturas e motocicletas, além da modernização das unidades e novos armamentos. Tais iniciativas visam melhorar o atendimento ao cidadão e, também, a qualificação profissional dos guardas, que constantemente participam de cursos de aperfeiçoamento. 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!