Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 11 de Setembro 2026
Notícias Colunistas

A procura se si mesmo.

Colunista Marco Antonio Garcia

A procura se si mesmo.
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O animal humano vive em constante conflito, desde o seu surgimento, pois somos os únicos animais com consciência da existência, no entanto não temos certeza de onde viemos, o que fazemos aqui e para onde vamos.
A maioria vive em conflito devido ao vazio existencial e a solidão, causando infelicidade, indecisão, conflitos profissionais, familiares, dificuldades econômicas, inseguranças, medos, falta de objetividade, complexos, necessitando muito da opinião alheia, com medo da solidão e abandono, causando muita ansiedade, angústia e depressão que é o grande mal da nossa sociedade atual e futura, causando mais violência. 
 Bertrand Russell filosofo disse. A coisa mais penosa do nosso tempo é que são tolos os que tem convicções, e os que possuem imaginação e raciocínio vivem cheios de dúvidas e indecisão.
Vivemos numa sociedade consumista, imediatista, individualista e vejo pessoas que precisam estar na moda, em contato constante com as redes sociais, para não se sentirem sós. Observo pessoas que mesmo tendo muitos bens materiais com poder político e financeiro, que estão infelizes, deprimidos, com um vazio que não se preenche. Claro que existe uma pré-disposição para a solidão interior, que esta no DNA e no ambiente que vivemos desde a infância, que afasta a pessoa de si mesma, fazendo com que ela se enfrente, como se fosse um inimigo, mas sabemos que o nosso psiquismo busca o equilíbrio através da compensação, como acontece nos sonhos, tentando nos ajudar dando avisos que muitas vezes não percebemos ou não queremos ver, nos auto enganando.
 A psicoterapia é muito importante, pois nos faz pensar melhor, nos conhecermos mais e assim nos ajudando a enfrentar as dificuldades com maior lucidez.
A solitude que nos ajuda a refletir sobre a nossa existência conscientemente é positiva, desde que não neguemos a realidade e estejamos em equilíbrio, mas a solidão patológica, que afasta a pessoa do mundo fazendo com que ela se isole sem pedir ajuda externa, pode levá-la a surtar e cometer até suicídio, ou fazendo a pessoa morrer aos poucos através de uma doença, ingestão de drogas, se matando lentamente.
 O ser humano vive em constante conflito pela consciência existencial, e quando não consegue elaborar seus medos, fica agressivo se agredindo ou agredindo o mundo.
As pessoas estão solitárias e individualistas cada vez mais isoladas do mundo com seus celulares no ouvido ou enviando mensagens para a pessoa ao lado.
Faltam afeto, empatia e convívio em família ou com outros grupos, somos seres sociais e precisamos uns dos outros.
O ser humano está solitário como nunca e precisa ser mais solidário, mas infelizmente estamos nos afastando cada vez mais, como o universo em expansão.
Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra...
A vida é um processo entre o nascimento e a morte, por isso devemos vive-la da melhor forma, equilibrando nossos mundos e medos interiores e exteriores.

Marco Antonio Garcia
Psicólogo e Psicoterapeuta 

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR