A doação de sangue está sendo esquecida pela população. Dados recentes mostram a situação caótica que vivem alguns hospitais em São Paulo, onde muitos estão sendo obrigados a cancelar cirurgias, a fim de manter seu estoque de sangue para situações de urgência.
De acordo com dados da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), os estoques de bolsas caíram cerca de 30% durante o período de pandemia.
Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de doar sangue neste momento em que o país registra casos e óbitos de coronavírus: “Não deixe que o coronavírus quebre essa corrente do bem. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo”. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo, e acima de tudo, um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e também o bem estar coletivo. Uma única doação é suficiente para salvar diversas vidas.
Sempre que uma pessoa necessitar de uma transfusão, seja devido ao um acidente, procedimento cirúrgico ou doença, o doador estará praticando um ato de solidariedade humana e uma boa ação.
Lembrando que o sangue é um recurso importante tanto para tratamentos planejados como intervenções cirúrgicas. Ele ajuda pessoas com doenças crônicas graves, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para tratar ferimentos em emergências.
A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, os cerca de 32 hemocentros no país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia - onde também são feitas coletas e uso do sangue -, estão preparados. Todas esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.
Doe sangue e ajude a salvar vidas!